TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Unopar

Por:   •  22/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.536 Palavras (15 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PLANEJAMENTO ANUAL        3

3        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        5

4        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        6

5        PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        8

6        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        10

7        PLANOS DE AULA        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

Neste item, você deve apresentar, de forma clara, o objetivo do material, ou seja, a apresentação dos resultados do estágio realizado no semestre, conforme Plano de Trabalho.

Para a apresentação do texto, seguir esta formatação, preenchendo de 0,5 a 1 página.

A finalidade deste relatório é mostrar a experiência do Estágio Curricular Obrigatório II: Ensino Médio, realizado em um modelo adaptado devido ao momento da pandemia do Corona vírus em que o planeta enfrenta nesse momento, sendo necessário o estágio de licenciatura conforme a exigência da lei de diretrizes e bases da educação nacional (nº 9394/96). É necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação ao mercado de trabalho onde o profissional irá trabalhar, sendo o estágio, a oportunidade unir a teoria com a prática.

Aspirando o fortalecimento entre a teoria e a prática, baseado no método que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, fazendo assim, um “fio condutor” de conhecimento e integração do aluno na realidade em que vive e na área de atuação do professor.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O artigo “A Tecnologia como aliada no ensino de História e a sua adesão nas Escolas de Educação Básica”, indaga sobre o avanço da globalização ocorrido nas últimas décadas e o avanço tecnológico causado pela mesma, o texto aborda como o mundo cada vez mais tecnológico impacta no ensino da disciplina de História na rede estadual de ensino cidade de Franca no interior do Estado de São Paulo.

Normalmente o ensino da disciplina de História restringe-se apenas o uso de livros didáticos, ou cadernos de aprendizagem fornecidos pelo Estado, contudo com o planeta terra em constate evolução tecnológica e a utilização desses recursos cada vez mais presentes em grande parte da sociedade, faz com que no âmbito escolar esse recurso possa ser utilizado como mais uma ferramenta de aprendizagem, mas seria necessário antes investir na educação brasileira visando uma diminuição das desigualdades sociais, visto que na década de 1980 a taxa de analfabetismo alcançava 30% da população.

Contudo o uso de tecnologia na educação básica se tornou imprescindível e alguns especialistas declararam que há três categorias de conhecimento a oral, a escrita e a digital. A ausência de uma dessas categorias de conhecimento, restringe a inserção social do indivíduo e o seu acesso à cidadania.

Não se pode ignorar o avanço das Tic’s no âmbito escolar visto que esse tipo de ensino pode expandir um grande horizonte na didática do professor no conteúdo a ser ministrado, no entanto, é preciso que as escolas tenham recursos disponibilizados pelo Estado para que possam se adequar com uma infraestrutura que possa receber equipamentos tecnológicos como por exemplo um laboratório de informática.

O ensino de História construído principalmente em um diálogo entre o passado e o presente, faz com que essas mudanças advindas dessa “revolução tecnológica” acabem sendo inclusas como parte da historiografia, já que explicitam muito bem o uso da tecnologia em vários âmbitos da sociedade como um dos processos da globalização. Utilizar as Tic’s no ensino de História pode ser uma grande ferramenta já que o professor poderá trabalhar com a apresentação de imagens e documentos facilitando muito o aprendizado dos alunos, fazendo com que a didática se torne lúdica e mais atraente aos discentes.

Na rede de educação básica estadual da cidade de Franca no interior do Estado de São Paulo há 55 escolas, sendo que 40 delas atendem, alunos dos ciclos finais do Ensino fundamental e/ou Ensino Médio, esse levantamento contou com alunos do 4° ano do curso de História (ano de 2013) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp-Franca, esses alunos estiveram em algumas dessas escolas no total de 20, para colherem dados sobre a utilização da tecnologia em sala de aula por professores de História, esses dados apontaram que apenas 20% dos docentes utilizavam ferramentas didáticas  com os alunos como documentos, filmes, músicas e sistemas de rede. Também constataram que a maioria dos materiais utilizados nas aulas da disciplina de História são apostilas, livros e recursos como o Power Point, e recursos como a internet, filmes ou música tem o uso esporádico mesmo pelos 20% dos professores que utilizam ferramentas da tecnologia.

A utilização de recursos tecnológicos na aprendizagem parece ser inconversível dado ao grande avanço tecnológico como o advento da redes sociais, etc. Porém na cidade de Franca – SP , faz se entender que há ainda uma grande exclusão digital das classes menos abastadas, na cidade paulista diferentemente do que é mostrado no site da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, uma pequena parcela das escolas podem contar com os recursos das Tic’s, dado ao fato de que muitas dessas escola ainda têm muitos problemas com sua infraestrutura física e recursos materiais a desejar, a modernização dos processos de aprendizagem parecem estarem longe de acontecer no município paulista de Franca e ainda precisa ser muito debatida essa questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (270.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com