TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de observação

Por:   •  31/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 11

RELATÓRIO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO

1.INTRODUÇÃO

        O presente relatório vem descrever sobre as observações realizadas durante o estágio na escola Missionária “Padre Fábio” em Timon-Maranhão no ensino fundamental menor do primeiro ao quinto no período de 02/03 a 11/03 de 2015 no turno da tarde.

        O estágio no Ensino Fundamental tem como objetivo detectar as metodologias das professoras regentes em sala de aula, como também observar os aspectos físicos, pedagógicos e de gestão daquela instituição e as relações interpessoais presentes no seu dia a dia, aprimorando nossa formação e acrescendo novas experiências docentes, para que futuramente esses conhecimentos adquiridos venham somar no cotidiano da nossa sala de aula.

Portanto, abordaremos durante todo o decorrer desse relato os seguintes pontos como: primeiro a caracterização da escola; segundo os aspectos pedagógicos da escola; e em seguida as etapas da observação e considerações finais.

2.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

                     [pic 1]

        A escola Missionária “Padre Fábio” fica localizada no Município de Timon-Maranhão, na rua 08 S/N, no bairro Santo Antônio. Oferece os níveis  de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (do 1 ao 5º ano) nos turnos matutino e vespertino, os alunos atendidos tem entre 04 a 15 anos, sendo que deste número  459 são do Ensino Fundamental distribuídos em dois turnos, sendo 9 salas de aulas pela manhã e 8 salas no turno da tarde, somente de primeiro ao quinto ano. Porém a escola dispõe de uma sala de diretoria e secretaria conjugada, 5 salas de educação infantil, 17 salas de Ensino Fundamental, 1 cantina, 1 refeitório, 2 pátios de tamanho razoável e área coberta, 1 banheiro masculino e outro feminino, 1 banheiro adaptado para pessoas especiais, tem também rampas de acesso.

        A escola funciona no espaço (prédio) da igreja Santo Antônio, que tem convenio com a Secretaria de Educação do Município. O nome da escola foi dado a partir do então nome do Pároco “Padre Fábio”, que era combiano e dirigiu a igreja de Santo Antônio durante muitos anos. Ele tinha o sonho de fundar uma escola de alfabetização para adultos, morreu sem realizar esse desejo; porém alguns anos depois o clube de mães da igreja, resolveu realizar seu sonho e fundou dentro Centro Paroquial algumas turmas de alfabetização para alunos. Anos mais tarde foram formando turmas para crianças, a escola expandiu e a Secretaria de Educação se interessou por um convênio para criar outras turmas e hoje funciona a Educação Infantil, Ensino Fundamental Menor e a Educação de Jovens e Adultos não funciona mais nesse espaço. Foi fundada em 10 de Março de 2003.

A instituição conta com uma equipe composta por uma diretora titular, Maria de Jesus Monteiro, uma diretora adjunta, Francisca Alencar, uma supervisora, Raimunda Pessoa Cabral, uma secretária, Maria Elisabeth Alves, e os professores são no total 10, e os funcionários de serviços gerais como merendeira, vigia e outros são 23, totalizando 52 funcionários. 

Quanto à estrutura física da escola é boa, as salas de Educação Infantil são amplas, mas divididas em dois espaços, formando assim duas salas, já as salas de ensino fundamental são pequenas para o número de alunos e também não arejadas, porém cada sala só possui uma janela e uma porta de tamanho razoável. O total de salas de aulas são 22 nos turnos manhã e tarde, sendo 5 salas de Educação Infantil e 17 de Ensino Fundamental Menor. A situação socioeconômica da comunidade é composta por pessoas de baixa renda, baixa escolaridade em sua maioria e as famílias em grande parte com problemas conjugais e pouco acompanhamento nas atividades escolares das crianças.

3.ASPECTOS PEDAGOGICOS DA ESCOLA

        A escola tem como lema “Nossa missão é educar para a vida”, os setores da escola funcionam bem, onde direção e supervisão trabalham de forma integrada, a escola não possui biblioteca, sala de multimeios, nem grêmio, nem associação de pais, mas tem conselho escolar (PDDE). Os encontros e reuniões com os professores acontecem bimestralmente ou sempre que houver necessidade e os encontros com os pais são bimestrais em forma de reuniões ou plantões escolares, mas a participação nem sempre é o ideal, ao contrário dos pais, os professores participam de forma integrada aos encontros. O planejamento é feito bimestralmente de acordo com o andamento da situação durante o ano, é realizado com professores, supervisores e diretor. As atividades previstas em planejamento em sua maioria são realizadas, salvos alguns casos de professores que planejam e não realizam, mas a supervisora é informada e tenda dá suporte a este profissional. A secretaria de educação não disponibilizou até o momento livros suficientes para atender toda a demanda de alunos do ensino fundamental, por isso não foi repassado a todas as turmas até a chegada de nova remessa.  A pequena quantidade que existe os professores utiliza para trabalhar em grupo com os alunos. O livro escolhido pela equipe de professores não é normalmente o que chegam até a escola e os resultados alcançados pela escola são considerados regular ou bons.

        Seu projeto político pedagógico foi construído em 2005, passou por revisão em 2012 e no momento precisa ser revisado segundo relatos, foi construído com a participação de professores, supervisor, diretores, representantes de pais e alguns funcionários. O projeto visa a formação de cidadãos críticos e participantes da sociedade, visa, também, desenvolver o domínio da leitura e da escrita bem como as noções de cálculos e situações matemáticas, o conhecimento de mundo, da natureza e da sociedade em geral.  

A avaliação no Ensino Fundamental acontece periodicamente nas atividades realizadas pelos alunos em trabalhos em grupos ou individualmente de forma qualitativa e, principalmente, ao final de cada mês.

As atividades e projetos realizados na escola são feitos pelos professores e supervisor, elaborados e aplicados em sala de aula ou em momentos específicos, a escola desenvolve projetos de leitura para beneficiar alunos com dificuldades, também tem projeto do Governo Federal MEC como o Mais Educação para alunos do Ensino Fundamental, com oficina de jogos, xadrez, letramento, matemática, O PNAIC, SE LIGA, ACELERA e PIBID, e o projeto saúde na escola, que são realizados dentro da escola, mas com ajuda de recursos federais.

4.ETAPAS DA OBSERVAÇÃO        

        O primeiro contato com a escola foi no dia 02 de março de 2015, onde foi pedida a autorização aos gestores e professores para realizar o estágio. Fui atendida e recebida com carinho por todos. Após esse momento de boas-vindas foi realizado uma conversa com a gestora, depois supervisoras e dois professores do Ensino Fundamental. Nesta conversa foi relatada pelo grupo gestor e alguns professores que a indisciplina e o número de alunos por sala são alguns dos problemas enfrentados pela instituição ao longo desses anos. O espaço das salas de aula é pequeno, inadequado para o número de alunos e não é arejado. Precisa-se também de um espaço para biblioteca, para melhoria e qualidade no ensino aprendizagem dos alunos. Então, a escola nesse momento necessita de uma reforma no espaço físico como um todo. Porem neste dia observou-se que o horário de entrada dos alunos é a partir das 12:50min. A maioria chegam acompanhado pelo seus respectivos pais ou responsável e outros acompanhados de seus irmãos mais velho que também estuda naquela instituição. O horário de saída são as 17:30min, mas a partir das 17:20min, eles começam a chegar para buscá-los novamente, essa é a rotina de todos os dias, de segunda a sexta feira e sábados letivos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (895.2 Kb)   docx (774.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com