TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio ecae 1

Por:   •  10/11/2015  •  Artigo  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

DIRETORIA DA EDUCAÇÃO

RELATÓRIO DE ESTAGIO

CURRICULAR I

EDUCAÇÃO INFANTIL

PAMELLA ALVES MARQUES

SÃO PAULO, SP

2015

PAMELLA ALVES MARQUES – 914124477 – MEMORIAL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR I

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado

ao Curso de Pedagogia da

Universidade Nove de Julho, como

Requisito parcial para conclusão da

disciplina Estudos  dos Contextos

e       Ações            Escolares       I

Professora Andrea dos Santos Oliveira .  

SÃO PAULO, SP

2015

SUMÁRIO

Introdução....................................................................................................4

Dsenvolvimento...........................................................................................5

  1. Caracterização da escola..................................................................5
  2. Professor de educação infantil..........................................................6
  3. Relação professor/aluno....................................................................7
  4. Relação aluno/aluno..........................................................................8
  5. Construção da autonomia da criança................................................9
  6. Uso da ludicidade.............................................................................10
  7. Atividades e avaliações....................................................................11
  8. Relação família e escola..................................................................12
  9. Considerações finais........................................................................13

Referencias bibriograficas...........................................................................14

INTRODUÇÃO

O trabalho se baseia na experiência em sala de aula vivenciada na educação infantil com crianças de três a cinco anos e onze meses pelo período de setenta e cinco horas.

         O objetivo é relatar as experiências em sala de aula aprendidas com um profissional mais experiente na área e observar na pratica como lidar com certas situações impostas no dia a dia do profissional na área da educação.

        As expectativas relacionadas ao tema foram interagir com crianças e aprender sobre como lidar com dificuldade no aprendizado, indisciplina, inclusão, deficiências e carência de algumas crianças.

        O conteúdo do relatório se baseia no aprendizado de colocar um pouco em pratica o aprendizado do curso de Pedagogia em salas de aula na educação infantil e relatar as expectativas e experiências vivenciadas.

DESENVOLVIMENTO

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A escola onde foi realizado o estágio era situada na Avenida Ferreira de Menezes n º280 no Bairro Parque Residencial Marengo em Itaquaquecetuba, SP localizada numa comunidade humilde com ruas asfaltadas.

        A escola atendia somente a educação infantil de crianças de três anos a cinco anos e onze meses na pré-escola nos períodos da manha das sete horas ás onze horas, no intermediário das onze horas ás quinze horas e de tarde das quinze horas ás dezenove horas. O numero estimado de alunos seria de trezentas e cinquenta crianças com vinte professores e dez funcionários aproximadamente.

        A estrutura da escola estava em reforma no momento o que ocasionava muitas vezes dias inteiros sem agua porem estava tudo organizado e limpo nas salas de aula. A escola contava com refeitório, sete salas de aula, parquinho, horta e pátio. Alguns espaços se caracterizavam com uma carência em matérias didáticas e brinquedos para crianças, pois o que era fornecido para as atividades muitas vezes vinha do salario do professor.

        

  1. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

        O professor que foi passado mais tempo em sala de aula era formado em química e decidiu se formar em pedagogia pela universidade de Brás cubas em ead e decidiu mudar de área pela indicação de uma amiga.

Outra professora estava há bastante tempo na escola, formou-se pela universidade nove de julho a bastante tempo, porem essa professora era muito reservada e não deu para ser coletada mais informações.

Havia uma que lecionava a mais de vinte, em duas escolas. Ela não informou onde cursou pedagogia, mas disse que fez o magistério há muito tempo atrás e cursou pedagogia há alguns anos atrás.

  A prefeitura não fornecia continuação na pós para professores se eles quisessem dar continuidade teria que ser do seu próprio bolso. A vestimenta geralmente eram roupas casuais não existia uniformes específicos.

 Os professores eram educados e gentis com os demais funcionários da instituição. Porem alguns criticavam as atitudes de certas inspetoras que ao invés de cuidar das crianças ficavam muitas vezes desatentas mexendo no celular ou conversando com os rapazes que estavam efetuando as reformas na escola. Mas existia uma relação harmoniosa entre os professores e a direção.

        

  1. RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO

O professor promovia atividades para adaptar as crianças, as salas onde foi realizado o estágio havia uma criança deficiente onde o professor daria atenção individualizava para ensinar a criança com atividades propostas para a sua capacidade cognitiva.

Ouvia se pouco a opinião do aluno em sala de aula e seus sentimentos ou vivencias era mais os alunos que interagiam entre si, em sala de aula os importantes era aplicar o conteúdo e seguir o semanário. Em todas as salas não foi presenciado a roda de conversa ou algo parecido. Era aplicada a atividade e depois as crianças brincavam com o que queriam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com