TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio educação infantil

Por:   •  18/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

TAMARA TAGILA DA SILVA RU: 995027 TURMA: 2015/02

KARLA CRISTINA PIRES RU: 1171091 TURMA: 2015/02

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

CURITIBA - PR

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

TAMARA TAGILA DA SILVA RU: 995027 TURMA: 2015/02

CARLA CRISTINA PIRES RU: 1171091 TURMA: 2015/02

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio Supervisionado de Educação Infantil Apresentado á UTA de Educação Infantil Fase CII no curso de Pedagogia á Distância do Centro Universitário Internacional Uninter

Tutor Local: Adriana Machado

Centro Associado: polo catedral edusol - PR

CURITIBA – PR

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 CARACTERISTICA DO CMEI MONTEIRO LOBATO ......................................................................................................................................4

2.1 Identificação da Escola ..........................................................................................4

2.2 Características da turma estagiada........................................................................4

3 CONCEPÇÕES PEDAGOGICAS DA ESCOLA.......................................................4

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES....................................5

5 PLANO DE AÇÃO....................................................................................................6

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8


1 INTRODUÇÃO

                A educação infantil tem por finalidade de criar condições para o desenvolvimento integro das crianças. Com tudo faz-se necessária uma pratica educativa que propicie o desenvolvimento de cada capacidade: efetiva, cognitiva, física, estética, ética, de relação interpessoal e inserção social, considerando as diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender. Assim sendo uma filosofia sócio-construtivista baseada em Vygotisky, sendo os principais objetivos apontam para o desenvolvimento da imagem de si próprio, atuando de forma cada vez mais independente, e também descobrindo e conhecendo progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites.

                O estágio foi realizado no Centro de Educação Infantil Monteiro Lobato, entre os dias 26/10/16 até o dia 02/12/16. As atividades do estágio foram realizadas pelas alunas Tamara e Karla. Sendo a metodologia utilizada para o desenvolvimento do estágio e relatório foi a pesquisa, observação, experiência do professor docente e a interação com os alunos.

                O nosso principal objetivo do estágio foi desenvolver nossos conhecimentos na prática juntamente com a teoria, pois é assim que adquirimos experiências para um trabalho eficaz. No estágio será trabalhada a caracterização da instituição e da turma estagiada, foi feita a descrição das atividades realizadas no estágio de observação e a concepção pedagógica da instituição.

2 CARACTERISTICA DO CMEI MONTEIRO LOBATO

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

O estágio Supervisionado Na Educação Infantil foi realizado no CMEI Monteiro Lobato situada na, número , CEP , localizada na cidade de Campo Largo, no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (41) e do e-mail. Sendo seu horário de funcionamento das 07:30 ás 17:00.

A escola oferta atendimento no ensino de educação infantil. A instituição atende á um numero total de 170 alunos.

O estágio foi realizado no período de 28 de outubro de 2016 á 02 de dezembro de 2016, no turno diurno, sendo observada e aplicada atividade no CMEI.

2.2 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA

        Caraterização da turma estagiada: a professora educadora da sala tem o ensino médio concluído com formação do Magistério, começou Pedagogia mais parou no primeiro ano. Atua como docente apenas três anos na instituição sendo auxiliada por uma professora formada no Magistério atua como auxiliar apenas um ano. A turma estagiada foi de um maternal I, tendo na sala 23 alunos onde podemos perceber que o perfil sócio econômico dos discentes são de baixa renda, com muitas carências como: afetiva, estruturar e higiênica.

3 CONCEPÇÕES DA ESCOLA

        Por meio de pesquisa ao Projeto Político Pedagógico do CMEI, identificamos as concepções sendo que a de homem, diferentemente dos animais ele tem desejos, aspirações, sentimentos, necessidades e pensamentos. Dotado de uma personalidade exclusiva, necessita de afeto, compreensão, aceitação, auto-estima e auto-respeito, ao mesmo tempo em que nutre diferentes sentimentod pelos demais indivíduos e pelas coisa que fazem do seu mundo. Embora único não vive sozinho. O individuo não existe como ser humano fora do convívio social e para possibilitar uma convivência harmoniosa o homem estabelece normas e padrões de conduta que regulam a vida em sociedade. A convivência social permite compartilhar experiências e vivencias passadas e presentes, bem como projetar realizações futuras pelo uso continuo que faz da linguagem nas suas mais variadas formas.

        Considerando a concepção de educação, como todas as ações formativas estão em integração social, acontece em todos os espaços de convívio social. A educação é o processo pelo qual a sociedade forma membros. É um processo histórico de criação e homem para a sociedade e simultaneamente de modificação da sociedade para o beneficio do homem. Na concepção de sociedade que temos hoje não é, se não uma construção cultural. Onde não se originaram de um processo natural de evolução, mas resultam de um processo de construção social que dependem e partem de vários domínios, mídia, escola, religião, leis e outros. Compreendendo-se assim que se tem é que ela é um ser histórico e culturalmente contextualizado, cuja diversidade precisa se respeitada e considerada, o papel do professor é educar, é formar e aprender. Sendo assim o professor deve considerar que o aluno é um ser total e integrado e não na forma fragmentada. Com a observação na pratica da professora, constatamos que ela tem um cuidado quando ao que ela aplica aos seus alunos, pois o ciclo da educação Infantil caracteriza-se por ser o momento de inserção da criança no universo escolar. Com tudo a função da escola é acolher as crianças em suas necessidades individuais e, ao mesmo tempo, inseri-las no coletivo. Sendo nessa etapa o favorecimento das interações sociais possibilitando o estabelecimento de laços afetivos, o que contribui para o reconhecimento de si próprio, do outro e estimula o convívio e o respeito com as diferenças. Com o intuito de propiciar ao aluno maior segurança, criamos condições para que esse processo de troca, de envolvimento social, aconteça de maneira progressiva. O brincar, o cuidar e o aprender é os pilares essenciais que embasam essa prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com