TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estágio ensino dfundamentel

Por:   •  18/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.221 Palavras (13 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ANA PAULA DA ROZA ARAÚJO- RA/407292

SINDI EVELINE SANTOS SIMÕES-RA/405845

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL I

TAQUARA - RS

2015

[pic 2]

 ANA PAULA DA ROZA ARAÚJO- RA/407292

SINDI EVELINE SANTOS SIMÕES-RA/405845

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I.

TAQUARA - RS

2015

[pic 3]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno ................................................................

Introdução ...................................................................................................

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino

Fundamental...................................................................................................

1 – Observação e Interação na Escola .........................................................

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na

Escola ............................................................................................................

3 – Plano de Aula ..........................................................................................

4 – Regência .................................................................................................

Considerações Finais .................................................................................

Referências Bibliográficas .........................................................................

IDENTIFICAÇÃO 

Nome do Estagiário: ANA PAULA DA ROZA ARAUJO

 SINDI EVELINE SANTOS SIMÕES

RA: 407292 / 405845

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º

Ano: 2015

Início do estágio: 2015

Término do Estágio: 2015

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr Breno Oswaldo Ritter

Endereço: Rua: Dr : Luiz de carvalho, 1308   Taquara RS

Telefone: (51) 35422091

Responsável: Cristiane da Silva Simões

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo relatar o projeto desenvolvido na Escola municipal Dr. Breno Oswaldo Ritter, localizada na rua Dr. Luiz De Carvalho, nº 1308, Bairro Empresa-Taquara/ RS. O presente estágio no ensino fundamental tem como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho. No relatório de estágio serão abordadas as observações feitas na escola, caracterização da escola e da turma estagiada, a concepção pedagógica da instituição, a descrição e análise reflexiva das atividades de estágio do Ensino Fundamental, a prática educativa e por fim as considerações finais.

Através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional dos anos iniciais em sua ação pedagógica. Além de elaborar, executar, e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica, que contribui significativamente para formação do estudante de Pedagogia.

Estágio é onde possuímos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas escolherá futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças do ensino fundamental. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. Com o estágio, é possível também, que nós alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.

I – DESENVOLVIMENTO:

a) Observação e Interação.

1º ano

A turma 911 do primeiro ano do ensino fundamental da professora Carolina tem dezoito alunos sendo eles nove meninos e nove meninas. É uma turma muito tranquila e participativa, demostram afeição e respeito pela professora. Na sala de aula organizam se normalmente em duplas, todos voltados para a lousa . A sala tem armários com matérias didáticos, alguns cantinhos organizados como o da leitura, de jogos e brinquedos, que é disponibilizado conforme os alunos vão terminando as atividades proposta pela mesma. A Professora também utiliza alguns murais: o calendário que junto com os alunos faz a marcação do dia diariamente, assim como o mural do tempo, a soma de alunos presentes diariamente entre outros.

A professora realiza seu plano de aula através de projetos que partem tanto do interesse dos alunos como também da necessidade deles. Os alunos também  tem aulas de informática, educação física e pracinha e essas atividades são acompanhadas pela professora regente, sendo que essas atividades tem cronograma fixo pela escola, cada turma teu seu horário na semana.

2º ano

A turma do segundo ano da professora Camila é composta por 21 alunos, com faixa etária de sete á oito anos, a turma é bastante falante e certas vezes acabam deixando as atividades por fazerem, possuem certas dificuldades como: identificar as consoantes e as vogais, saber juntar as letras formando as sílabas, reconhecer os números e suas quantidades. Enquanto a atuação pedagógica da professora acontece de forma clara e objetiva, Ela utiliza vários recursos, por exemplo: Musica, rádio, livros, revistas, tampinhas de garrafa para auxiliar na contagem dos números, lousa, giz, dentre outros, e controla os alunos de forma segura sem agressão, avalia os estudantes de maneira coesa, atribuindo algumas palavras como lindo, querido, princesa, anjo e amor.  Com relação ao relacionamento aluno-professor e professor-aluno, percebe-se uma grande troca de afeto, carinho e respeito além do prazer de ensinar professoras os alunos participam e demostram bastante interesse e gosto pelas atividades proposta, são crianças muito curiosas e participativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (216.2 Kb)   docx (296 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com