TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio ensino funndamental

Por:   •  12/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.830 Palavras (16 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 16

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Público Alvo: Alunos de 1º ano do Ensino Fundamental

TEMA:

ENRIQUECENDO A APRENDIZAGEM: TRABALHANDO VALORES ATRAVÉS DAS FÁBULAS

JUSTIFICATIVA

As fábulas são expressões culturais transmitidas oralmente de geração em geração e posteriormente de forma impressa. Tem como características ser um texto curto, com personagens tais como animais ou seres inanimados com atitudes de seres humanos, geralmente essas atitudes são expressas de forma negativa ou positiva, dependendo de que mensagem a fábula quer expressar. Dessa forma, procura transmitir valores positivos por concluir com uma “lição de moral”.

Os mais famosos autores de fábulas são Esopo (Grécia, 600 a.C) e La Fontaine (França, século 18). No Brasil, temos Monteiro Lobato (século 20), o qual reescreveu muitas delas e também nos dias atuais o mesmo foi realizado por Millor Fernandes.

 Este trabalho didático surge diante da necessidade de situações pedagógicas que favoreçam o avanço do aluno sobre um objeto do conhecimento, no caso, em sua aprendizagem no que se refere à leitura e a escrita. Somando a estes fatores, surge à proposta de utilizar como mecanismo deste trabalho pedagógico, o gênero textual, fábula, para trabalhar as problemáticas existentes, assim como desenvolver atitudes de respeito e fraternidade no ambiente escolar.  

 Diante deste contexto, é possível neste processo de aprendizagem ampliar as possibilidades dos alunos quanto à leitura e a escrita, avançar na apropriação da língua culta e das características próprias deste gênero textual, e bem como a reflexão de valores éticos a serem aplicados em seu meio.

A proposta tem como objetivo oportunizar o contato do aluno com diferentes fábulas, ampliando o repertório de atividades que fez despertar neles o interesse pela leitura, reescrita e reflexão sobre as fabulas e a modernização do mundo, um processo indispensável à aprendizagem dos mesmos.

Buscando alcançar os objetivos do trabalho foram traçadas algumas estratégias de ensino, como a descoberta do que é o gênero fabula, qual é a proposta de conhecimento que o texto fábula dá ao aluno, conduzi-los a dialogar coletivamente sobre as prováveis interpretações.

Com essa metodologia é possível ampliar os conhecimentos acerca  do gênero textual  em questão, utilizando-o como critérios para a leitura das fábulas feita pelos alunos  e assim, por meio dos debates enriquecem  as possibilidades de conhecimentos e interpretações das mesmas.

OBJETIVO GERAL

  • Possibilitar o desenvolvimento cognitivo quanto à apropriação da leitura e da escrita e dos valores éticos esperados para a convivência em sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Enriquecer o repertório vocabular.
  • Apropriar-se da linguagem quanto à leitura e escrita.
  • Refletir sobre os benefícios ou malefícios das atitudes morais tomadas sobre si mesmo ou sobre outros.
  • Perceber as características próprias de um texto narrativo.
  • Localizar o início, problematização, desenvolvimento e desfecho da fábula.
  • Perceber quais os elementos textuais necessários para produzir uma fábula.
  • Produzir e ilustrar  Fábulas.
  • Demonstrar atitudes de respeito e tolerância no convívio social.
  • Aguçar o fazer artístico.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O ensino vem passando por transformações significativas, hoje, o professor não pode mais manter seu caderno de campo por anos a fio, é preciso mudar suas estratégias de ensino constantemente, ou seja, buscar estratégias que faz o aluno  descobrir suas próprias respostas e assim construir seu conhecimento.

A prática da didatização de gêneros discursivos na escola brasileira passou a ser recorrentemente discutida no Brasil, a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Desde, então, percebemos o interesse no sentido de trabalhar a conceituação e a didatização de gêneros para fins de: (re) discutir a formação inicial e continuada de professores da educação básica, o encaminhamento didático a ser realizado no âmbito da produção, avaliação e distribuição de material didático, e, em especial, as práticas efetivas de ensino nos diferentes contextos institucionais da multifacetada cultura escolar brasileira.

No mundo moderno, as informações caracterizam-se pela rapidez que circula e pelas mudanças que as mesmas sofrem, tais informações são veiculadas por meio de textos orais e escritos que circulam nas diferentes esferas da sociedade. Após refletir, o/a professor(a) deve buscar desenvolver no aluno as habilidades de expressão e compreensão de mensagens, isto é,  a prática da sócio-interação para fazer do aluno um cidadão pensante e questionador.

Para alcançar a proposta do ensino que transforma e constrói ideologias do aluno foi que busquei desenvolver o trabalho com as fábulas, pautados na concepção empregada por Geraldi (2003:119) que afirma:

 

A fábula é um gênero que, apesar de muito antigo, continua a revelar-se de grande importância na literatura infantil contemporânea. As fábulas são histórias breves onde intervêm animais para ilustrar experiências e vivências próprias dos seres humanos. Originalmente, tanto podiam ser composições em prosa como em verso cuja particularidade consistia também numa dupla funcionalidade, a de divertir e instruir ao mesmo tempo.

Assim, a fábula é  um tipo de texto específico pertencente ao domínio da literatura tradicional, a par de outros, como o mito ou a lenda.  Porém, ela não particulariza o ensino de determinado país ou região específica, podendo ser ensinada na sala de aula sem a preocupação de ferir o meio em que o aluno vive. É um texto que faz surgir alusões entre as obras literárias mais antigas do mundo, o que revela bem a sua persistência em termos culturais e literários (GERALDI, 2003:119).

Por isso e muitos outros fatores que é importante trabalhar com o gênero textual fábulas, ele dá prazer tanto para o professor quanto para os educandos, pois além de trabalhar com o lúdico (animais, natureza), ele ensina valores importantíssimos que o alunado levará para o resto da vida.

É um texto em que dá a criança autonomia na escrita, isso acontece porque a produção deixa de ser uma proposta esmagadora e passa ser  prazerosa, além de  desenvolver valores fundamentais na vida social dos discentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com