TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio sem 4

Por:   •  23/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ/ UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Aluno: Carlos                                   Matrícula: 13212080316

Polo: São Pedro da Aldeia

4º Seminário de Práticas Educativas

Projetos Pedagógicos

        Após a experiência no Seminário 4 com a temática sobre projetos pedagógicos, Coordenado pela professora Helena Rodrigues de Sá e organizado pela tutora Elaine Dantas De Sena, é que venho redigir este relatório com o intuito de expor tal experiência em registro.         

        Como atividades do seminário tiveram a apresentação inicial e comunicações de nós, seminaristas do curso de pedagogia, onde expomos um pouco de nós, nossos anseios, nossa escolha pela pedagogia, entre outros. Foi um momento de muita valia, pois conhecemos outras pessoas que, ainda que no mesmo curso, em períodos diferentes, não tínhamos um mínimo de contato, e podemos vivenciar experiências diferentes.

        Tivemos ainda, exposição da temática com comentários diversos sobre os textos que eram propostos na plataforma, nesta ocasião o assunto rendeu, e suas ramificações deram bons tons acerca do assunto. Nesta etapa podemos externar o que cada um tinha de conhecimento e de experiências com projetos pedagógicos.

        Vimos também a importância da utilização de projetos com maquetes que faz com que se prenda mais a atenção dos alunos por terem algo palpável e visível em mãos. Considerando que as maquetes se apresentam como uma boa alternativa, no momento em que nos encontramos diante de um dilema pela falta de inovação, dificuldades de aplicação de outros métodos didáticos, e constatação da necessidade de utilizar outros recursos para facilitar a aprendizagem, a maquete se torna uma ferramenta de grande utilidade dentro dos projetos em sala de aula.

        A interação entre os membros do grupo, de forma dinâmica e lúdica deram ao ambiente clima propício às apresentações diversas de vídeos com a temática em propósito, como o vídeo do João de barro, dos contos de fadas, do “paraíba”, e o vídeo do Gabriel, com todos seus porquês.

        Mais adiante, formamos subgrupos com o intuito de discutirmos mais especificamente, e, entre os subgrupos interagimos acerca de temas variados e escolhidos aleatoriamente pelos mesmos. A partir dessa temática discutimos ao final dos trabalhos os diversos pontos abordados, seus pontos fortes, suas características, etc.

        A partir daí, dentro de cada subgrupo, começamos e elaboração acerca de nosso próximo projeto, que era a confecção de um blog sobre o tema escolhido, no nosso caso uma temática sobre Grafite. A estruturação deste blog tem sido um projeto de grande utilidade para nós, estudantes do curso de pedagogia, pois a maioria sequer sabia para quê servia um blog ou como confeccionar um.

        Bem como na oficina, aprendemos que o uso das novas tecnologias dentro da escola pode se apresentar como uma via alternativa nas atividades diárias e cotidianas na lida com o lúdico em sala de aula. Nosso blog tem nos mostrado exatamente isso, pois tem sido uma ferramenta nova e útil na busca por novos conhecimentos e na interação com outras formas de pensamento e outras culturas. A manipulação deste artifício tecnológico tem sido uma experiência enriquecedora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com