TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio Ensino Fundamental

Por:   •  1/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este é um relatório desenvolvido com base na experiência de observação na sala de aula, com o objetivo de relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia e referenciar os estudos através de observação e acompanhamento direto, no cotidiano escolar descritos.

De acordo com a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), o estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim, o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

As informações obtidas para a elaboração do presente relatório, foram realizadas na escola da rede municipal: E.M.E.B Professora Solange de Jesus Martins, situada no bairro Vila Varela na cidade de Poá/SP. Para a realização do mesmo contei com a colaboração da direção, coordenação, das professoras e de toda a equipe escolar.

O estágio de observação foi realizado nas sala de aula do 1° ao 5º ano do ensino fundamental l, foram 100 horas de estágio divididas em 20 horas em cada ano, onde tive a oportunidade de conhecer na pratica um pouco da realidade de uma escola, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, analisar como é a interação dos alunos com a professora, dela com eles, e dos alunos entre si e com o ambiente escolar.

Portanto estagiar em uma área no qual pretendo seguir uma carreira me permite o aprimoramento do conteúdo, a vontade de fazer a diferença, de ir além do que já conheço, realizar algo melhor, a partir do que já vivenciei na prática da sala de aula e querer ainda mais vivenciar novos saberes.  

RELATÓRIO

(Ensino fundamental l)

O Estágio de observação iniciou-se no dia 18 de Setembro de 2018 e finalizado no dia 25 de Outubro de 2018, na E.M.E.B Professora Solange de Jesus Martins, localizada na cidade de Poá, no bairro Vila Varela. Com carga horaria de 100 horas, voltado para o ensino fundamental o estágio desenvolveu-se nos anos iniciais do ensino fundamental.

A instituição de ensino oferece atendimento no nível de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, para crianças de 6 a 12 anos de idade, o atendimento é feito no período da manhã atendendo aos alunos do 3º ao 5º ano, no período da tarde atende aos alunos do 1º e 2º ano, o horário de atendimento é da 07:00 da  manhã as 17:30 da tarde, atendendo cerca de 450 alunos matriculados até o momento, tendo 5 alunos inclusões, com laudo médico, dois desses alunos tem paralisia cerebral, duas com autismo, um portador de síndrome de DOWN, e outras com  dificuldades de  aprendizado elas não possuem laudo médico, estão sendo atendidas por especialistas.

A escola de maneira geral, se apresenta bem. O ambiente da sala de aula é iluminado, possui boa ventilação, é um ambiente limpo, e bastante interativo, quanto ao ambiente escolar o prédio possui 6 salas de aula por período sendo os 3º ao 5º ano de manhã, e 1º e 2º ano no período da tarde, uma sala de secretaria, uma sala do diretor, uma sala dos professores, dez salas de aula, uma sala onde são realizadas as aulas de artes, cozinha, pátio coberto onde as crianças fazem as refeições e no pátio possui um palco onde são realizadas apresentações em datas comemorativas, biblioteca, dois banheiros para os alunos, dois banheiros para os funcionários, uma quadra esportiva com dois vestiários, almoxarifado, elevador que dá acesso as salas do segundo andar, e um estacionamento para os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com