TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Ed Infantil (aprovado)

Por:   •  3/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.951 Palavras (12 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Curso: Pedagogia Para Licenciados (Licenciatura) - Ead

Universidade Cruzeiro Do Sul Virtual

Nome Do Aluno: Keilla Cristina Souza Dos Santos

RGM: 27672638

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado Em Educação Infantil

Ano/ Semestre: 2022/1º

Quantidade De Horas Realizadas: 100 Horas

APRESENTAÇÃO - CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA

A Escola Municipal de Educação Infantil União de Vila Nova I é uma escola pública de ensino. Está situada à Rua Rio Benedito, nº 40, União de Vila Nova, bairro periférico da zona leste de São Paulo e pertence à Diretoria Regional de Ensino de São Miguel (DRE - MP). Iniciou seu funcionamento em  04/02/2010 (decreto nº 51.061 de 30/11/09 - Diário Oficial) e oferece Educação Infantil Unificado (estágio 7 da Educação Infantil de São Paulo), atendendo crianças de 4 a 5 anos.

Ela  possui piso térreo com elevador, uma sala de aula com pia e balcão, uma ala destinada ao trabalho administrativo e de gestão, sala de docentes uma sala de coordenação pedagógica, almoxarifado, sanitários infantis separados por gênero, sanitário para deficiente físico, sanitário para adultos separados por gênero,  bebedouros infantis na parte interna e externa da escola, cozinha, refeitório e pátio juntos. No piso do 1º andar há oito salas de aula (todas com pia e balcão), sala de leitura. Na área externa há um espaço chamado de área de convivência e outro espaço bem grande que é destinado ao parque infantil com tanque de areia fechado e coberto e uma área destinada ao estacionamento de carros.

                 

   INTRODUÇÃO

Um dos processos fundamentais na formação e conclusão do curso de Pedagogia é o  Estágio Curricular Supervisionado. Nele podemos refletir sobre as teorias estudadas durante o curso, sendo possível observar  na prática os diversos contextos e realidades das instituições de ensino. Viviane Drumond, doutora em Educação (UNICAMP), diz em seu artigo que:

O estágio é compreendido como um contexto formador dialético entre teoria e prática, torna-se condição para promover o saber e o fazer sobre a educação das crianças pequenas nas creches e pré-escolas. Dessa forma, o estágio por um período de tempo contínuo e prolongado, que permite a imersão e reflexão sobre a prática, se torna imprescindível na formação inicial de professores(as)[1], na medida em que favorece a formação de profissionais conscientes de sua realidade, capaz de se posicionar criticamente diante das situações que envolve o seu contexto de atuação (DRUMOND, 2019, p.12).

É com esse ensejo que o estágio deu-se início na manhã de 08 de março/2022 até  20 de abril/2022, pelo período de 30 dias, cumprindo o total de 105 horas presenciais, em que boa parte delas foram realizadas em apenas uma turma e supervisionadas apenas por uma das duas professoras da mesma turma, e em outra turma (7D), porém, com menor frequência.

REFLEXÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

Busquei observar e adquirir, ao máximo dos meus esforços, conhecimentos sobre as práticas pedagógicas da educação infantil das crianças da turma Infantil 7I, da professora Juliana. Tive que acompanhar uma turma por conta do chamado protocolo de segurança e prevenção ao COVID-19, adotado pela escola. A professora que acompanhou meu estágio esteve ausente em três dias - por esse motivo, estive em outra turma por 10 horas e 30 minutos.

A turma multietária Infantil 7I, composta por trinta crianças de 4 a 6 anos, localiza-se na sala térrea da escola (sala 9) e inicia suas atividades às 7h da manhã. A sala contém seis conjuntos de mesas com seis cadeiras em cada uma, porém, a média de presença é de quinze a vinte crianças. Possui uma área externa chamada de “solarium” para as crianças, painél de informes para responsáveis,  O balcão com pia, caixas com brinquedos do tipo monta-monta, peças de madeira, outra com bonecas e carrinhos, outra com panelinhas, pratinhos e outros itens de  cozinha de brinquedos. Também há uma prateleira de metal com cadernos de desenhos das crianças, potes de massinha de diversas cores, lápis de cor, tesouras e colas e folhas de sulfite coloridas. Essa turma recebe duas professoras: uma que as acompanha das 7h às 11h (profª Juliana) e outra professoras que entra das 11h às 13h (profª Irana, porém não a acompanhei pois fiz o estágio das 7h às 10h30).

A rotina de atividades da turma varia entre atividades em sala como modelagem, pinturas desenhos e atividades em outro espaço, fora da sala. A turma 7D (sala 4), em que fiquei apenas três dias do estágio, seguiu suas atividades diárias de forma muito semelhante à turma da professora Juliana.

As crianças da turma 7I gostam muito de atividades envolvendo artes visuais como pinturas com tinta guache, materiais riscantes, tesoura, cola , fazendo releituras em forma de desenho artístico de histórias contadas, etc. sendo que as brincadeiras eram o ponto de partida para todas as atividades.

Elas assistem filmes infantis e educativos em média uma vez por semana, em outra sala de aula com TV. Os filmes e programas infantis em DVD, em sua grande maioria, são conhecidos pelas crianças. Às vezes, os filmes seguiram com intervenção, questionamentos das professoras, noutras vezes, não.  No dia do filme, da turma 7D, profª Michelle, as crianças não se reúnem com outra turma e, também, posicionam suas cadeiras em direção à TV, a professora leva o dedo indicador na direção dos lábios, na tentativa de pedir silêncio para o momento do filme.

Na contação de história não há fantoches, não há almofadas no chão, apenas são lidas pela professora que mostra as imagens, conforme passam as páginas do livro e geram atividades de desenho livre, mas que tenham relação com a história contada. Muitas crianças acabam pedindo para ver as ilustrações do livro, da parte que cada uma mais gostou, para elaboração de suas atividades individuais.

Na parte externa da escola, chamada de “àrea de convivência”, há uma área com caracol de letras pintado no chão, seguido de uma amarelinha e uma pista. Ali, as crianças brincam com giz colorido de lousa, escorregador móvel, triciclos e patinetes. Em outro dia, elas brincam no parque. Geralmente, as professoras das turmas fazem orientações antes, durante e depois de irem na área externa e a maioria das crianças criam grupos entre elas para as brincadeiras. O tempo de estar no parque ou na área de convivência é de apenas 30 minutos, pois há 9 salas que precisam dos mesmos espaços, muitas no mesmo dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (211.3 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com