TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Gestão e Espaços Não Escolares

Por:   •  18/11/2022  •  Exam  •  3.557 Palavras (15 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DA LEITURA OBRIGATÓRIA        7

2        RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR        8

3        RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA        10

4        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO        12

5        ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA        14

6        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR        15

7        PLANO DE AÇÃO        16

8        RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR        19

9        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        20

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22

INTRODUÇÃO

Este texto apresenta considerações sobre o estágio de Gestão e Espaços não Escolares na escola CELP – Centro Lauro Pinheiro, que se volta para alunos das Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, onde fiz diversas leituras dos documentos relacionados no estágio, conheci também a equipe pedagógica e administrativa, onde realizei entrevistas e adquiri experiências e vivências.

Foi observado o quanto é importante que a escola tenha um Projeto Político Pedagógico e um Regimento Escolar para dar base ao trabalho no ano letivo, especificando conteúdos, projetos a serem trabalhados e também a função de cada um no ambiente escolar.

O estágio tem como finalidade aproximar o contato da realidade escolar, com objetivo de observar o trabalho da gestão, pedagogos, coordenadores e secretários, tendo assim uma ampla visão da parte organizacional e estrutural do ambiente escolar.

  1. RELATO DA LEITURA OBRIGATÓRIA

Este apresenta uma reflexão sobre a leitura obrigatória: Pedagogia em Ação: o papel do pedagogo e suas diversas atuações.

O texto aborda a educação formal, não formal e informal, bem como suas definições e o papel social da prática pedagógica presente para além da docência e do ambiente escolar, refletindo sobre a atuação desse profissional em museus, hospitais, presídios, empresas, meios de comunicação e outros ambientes em que há projetos com foco educativo, embora um  curso de Pedagogia apresente diversas possibilidades que o pedagogo pode desenvolver, a função do pedagogo escolar é atividade que apresenta o maior campo de estudo e de trabalho ao egresso da Pedagogia.

O artigo apresenta que a Pedagogia Empresarial mostrou que o pedagogo tem o objetivo de motivar a equipe de maneira a contribuir com o crescimento da empresa. Já o pedagogo hospitalar não desempenha apenas a função de auxiliar o paciente cognitivamente, mas existe um trabalho de ajuda à reabilitação do mesmo, e cada atividade elaborada deve respeitar o estado físico e emocional do paciente. Isto tudo está regulamentado no Paraná pelo Sareh. Da mesma forma, a prisão é outro espaço onde o pedagogo ganha destaque, pois a educação tem como objetivo a readaptação e a reinserção do indivíduo na sociedade. O educador nesses ambientes tem a função de integrar as práticas educativas ao conceito histórico e cultural, às mídias e tecnologias, e promover a qualificação profissional. Campos como a Pedagogia nos meios de comunicação; no museu; no turismo e no sindicato são ramificações com ainda escassa bibliografia para a formação do
pedagogo, os referenciais teóricos encontrados na maior parte visam à formação
do pedagogo para atuar como professor.

A pesquisa constatou que formação dos cursos de Pedagogia, de forma geral, não aborda as diversas possibilidades de atuação. Para tanto, são necessárias pesquisas que investiguem as grades curriculares dos cursos de graduação em Pedagogia, a fim de propor a reflexão do pedagogo para multidimensionalidade da profissão.

  1. RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR

Situada na rua Mello Portinho, n° 07 do Bairro Independência o centro de ensino que até meados de 1999 era chamado de “Pingo de Gente” teve seu nome modificado para integrar as series do ensino fundamental, passando a se chamar CELP – Centro de Ensino Lauro Pinheiro, possui a missão de levar conhecimento e uma melhor condição de ensino para seus alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Atributos étnicos e visão do mundo que respeite as diversas manifestações do ser humano é umas das principais características que a instituição visa formar, utilizando de métodos pedagógicos atualizados e eficientes. Sua principal finalidade é inserir na sociedade o sujeito atuante questionador e transformador, e isso se dá através do trabalho que a instituição dispõe em parceria com a família e comunidade.

Com uma estrutura desenvolvida para receber 1200 alunos, sendo esses distribuídos em seus três prédios, dois deles reservados ao ensino fundamental e médio e o terceiro a educação infantil que conta com um ambiente interativo e com intuito de melhor otimizar o processo de ensino-aprendizagem. Horários flexíveis indo de 07:00 às 11:20 e 13:00 às 17:20 e salas equipadas com laboratórios, bibliotecas, sala de AEE para inclusão dentre outros.

Contato direto aos pais, contendo notificações quando assim for necessário, para uma comunicação mais favorável de como anda o rendimento escolar dos filhos e suas conquistas pessoais e sociais, possibilitando assim ser uma instituição mais humanizada e próxima da comunidade.

As Fundadoras Lucília Fatima Simões Hora e Beatriz Sardenberg Pinheiro juntamente com a equipe pedagógica promovem vários estímulos de integração desde reuniões, palestras, debates e gincanas, isso tudo para que aja um melhor vinculo da instituição com os alunos ali inseridos, atraindo assim a atenção da família com intuito de aproximar a escola e mostrar como essa junção afeta diretamente na aprendizagem do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (751.3 Kb)   docx (592.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com