TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Pedagogia

Por:   •  4/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 6

1. Dados do(a) aluno(a)

Nome: Suzilaine Aparecida Gimenez Garcia

RGM: 17804698

Curso: Pedagogia ( Licenciatura )

Instituição: Cruzeiro do Sul – Unicid

Disciplina: Estágio Curricular supervisionado em Ensino Infantil

Ano/semestre: 2017/ 2

2. Introdução

Meu Estágio Curricular supervisionado em Ensino Infantil foi realizado na escola EMEIA Bairo do Tevó, onde tive como objetivo observar de que maneira a professora conduz a aprendizagem e como ela interagem com os alunos em sala de aula. Pude também observar como é o dialogo entre direção, professores, alunos e familiares.

O estágio supervisionado é de suma importância na formação de um educado, pois nos proporciona sairmos da teoria e nos familiarizarmos com a prática em sala de aula, ampliar nossos conhecimentos além de adquirirmos a experiência que para nossa formação será de extrema importâcia.

3. Caracterização da Escola

1) Este estágio foi realizado integralmente na escola Cidade EMEI Bairro do Tevó, localizada na Rod. Ver. Albino Rodrigues Neves, S/N – Bairo do Tevó – Santa Isabel – SP – CEP:07500-000 , Telefone: (11) 4656-3819, pertencente à rede Municipal de Santa Isabel, no estado de São Paulo.

.

4. Perfil dos professores

No Estágio Curricular supervisionado em Ensino Infantil foram realizadas 100 horas com a professora Ana Paula que atua no Jardim, formada em pedagogia, com 20 anos de docência, trabalha nesta escola há 10 anos.

5. A prática pedagógica do(s) professor (es)

A partir da observação das aulas da professora Ana Paula no jardim , é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos como a Música; • A contação de histórias; Iniciação à Alfabetização e Letramento; Iniciação ao numeramento e ao pensamento geométrico, Jogos e Brincadeiras

6. Reflexões sobre o estágio de observação e participação

Neste item você deve refletir sobre a prática pedagógica realizada pelo professor em sala de aula, nas situações de ensino e aprendizagem, baseando-se nos estudos e nas discussões realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, nas disciplinas de seu curso.

É o momento de refletir e registrar de que forma a teoria se articula com a prática

Lembrando que seus comentários devem ser críticos e reflexivos, trazendo contribuições teóricas para o que foi observado durante a realização do estágio.

Para cada segmento, são sugeridos alguns focos de análise. Você deverá escolher no mínimo DOIS focos para a realização de observações em cada um dos estágios, devendo o Relatório de Estágio Supervisionado conter reflexões sobre os elementos presentes nesses focos.

Exemplo:

Toda prática pedagógica realizada pelo professor em sala de aula, nas situações de ensino e aprendizagem, deve ser orientada por uma reflexão teórica, que para ele é significativa e direciona sua ação docente.

Considerando este aspecto, abaixo é apresentada a descrição de uma prática relacionando-a com uma reflexão crítica que se baseia nos estudos e nas discussões realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.

Considerando a carga horária do estágio, é possível destacar e refletir sobre mais de uma atividade.

Por este motivo foram destacados dois focos, temas ou atividades mais relevantes para análise, que estão descritas a seguir:

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

FOCO 1 – Tema: O Pato ( Vinícius de Moraes )

O tema ou atividade que mais chamou atenção nas observações realizadas foi:O Pato ( Vinicius de Moraes )

Escolhi este tema porque me chamou a atenção o modo que a professora trabalhou esta música em sala de aula.

A atividade foi desenvolvida pela professora da seguinte forma: primeiramente ela apresentou a música as crianças, foi feito uma roda de conversa, atividades de desenho e pintura, contagem dos animais, letras iniciais de cada animal

Observando esta atividade, é possível identificar que alguns conteúdos trabalhados e discussões realizadas nas disciplinas do curso, no ambiente virtual de aprendizagem, justificam e fundamentam a atividade descrita. Posso citar entre as fundamentações teóricas observadas nas atividades ligadas aos meus estudos no ambiente virtual a importância da musica no ambiente escola,r pois o professor que trabalha com música, utilizando-a como recurso pedagógico, contribui para o desenvolvimento integral da criança em suas dimensões afetiva, cognitiva, motora e social.

As observações e reflexões realizadas nesta atividade, contribuíram para minha formação docente da seguinte forma:

FOCO 2 – Tema:

O tema ou atividade que mais chamou atenção nas observações realizadas foi: Projeto “ Alimentação saudável”

Escolhi este tema porque achei curioso o modo que foi trabalhado o tema

A atividade foi desenvolvida pela professora da seguinte forma: o professor levou as crianças até a cozinha apresentou as crianças os legumes e verduras na cor verde ( em um primeiro momento), depois todos fizeram uma receita com os ingredientes e depois provaram os alimentos.

Observando esta atividade, é possível identificar que alguns conteúdos trabalhados e discussões realizadas nas disciplinas do curso, no ambiente virtual de aprendizagem, ajustificam e fundamentam a atividade descrita. Posso citar entre as fundamentações teóricas observadas nas atividades ligadas aos meus estudos no ambiente virtual Para Piaget (apud FERRARI, 2006), o trabalho com as crianças deve enfatizar seu desenvolvimento na construção do próprio conhecimento, por meio de uma maturidade biológica gradativa, partindo do individual e chegando ao social, sem se esquecer do cognitivo.

As observações e reflexões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com