TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  6/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.073 Palavras (9 Páginas)  •  1.125 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 4]

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

  1. Dados do(a) aluno(a)

DADOS DO ALUNO

Nome

Devailda Martins Siqueirar

RGM

16930240

Curso

 Artes Visuais

Instituição

Escola Estadual Juca Maria

Disciplina

 Estágio Curricular Supervisionado em ARTES VISUAIS

Ano/semestre de

realização do estágio

 2018/2

  1. Introdução

O Estágio Supervisionado é muito importante para a aquisição da prática profissional, pois durante esse período o aluno pode colocar em prática todo o conhecimento teórico que adquiriu durante a graduação. Além disso, o estudante aprende a resolver problemas e passa a entender a grande importância que tem o educador na formação pessoal e profissional de seus alunos.

O presente relatório tem por objetivo descrever as atividades de estágio curricular supervisionado na disciplina Artes Visuais do Ensino Médio realizado na Escola Estadual Juca Maria.

Deste modo, tanto o aprender a profissão docente quanto dar continuidade a mesma faz parte do cotidiano do professor. É dessa forma que o profissional conseguirá sempre fazer a ligação entre teoria e prática (FILHO, 2010). Com isso fica clara a importância desta atividade, que traz imensos benefícios para a aprendizagem, para a melhoria do ensino e principalmente para o estagiário. Sendo que os maiores beneficiados será a sociedade e, em especial, a comunidade a que se destinam os profissionais egressos da universidade (BIANCHI et al., 1998).

  1. Caracterização da Escola

Este estágio foi realizado na Escola Estadual Juca Maria, localizada na AV. Rita Ramalho, n° 29 – Centro, pertencente à rede pública de ensino da cidade de Josenópolis, no estado de Minas Gerais. Está vinculada à 22ª SRE Montes Claros (Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros). E também na Escola Estadual de Padre Carvalho, localizada no município de Padre Carvalho, no estado de Minas Gerais, também vinculada à 22ª SRE Montes Claros (Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros) onde atuo como professora da disciplina de Artes Visuais no ensino fundamental e médio.

  1. Perfil dos professores

Neste estágio foram realizadas 100 horas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Foi acompanhado a professora Carmenúccia Alves Ribeiro que atua na disciplina de Artes no Ensino Fundamental e Médio na Escola Estadual Juca Maria cerca de 13 anos.

Professor (a)

Ano que atua

Formação

Tempo de docência

Tempo de trabalho nesta escola

Carmenúccia Alves Ribeiro

8º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano ao 3º ano do Ensino Médio

Formada em História e Artes Visuais

 13 anos

 13 anos

  1. A prática pedagógica do(s) professor (es)

A partir da observação das aulas da professora, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos.

Professora Carmenúccia Alves Ribeiro – Professora de Artes do Ensino Médio

No que diz respeito à prática pedagógica desta professora, posso afirmar que a mesma utiliza como prática pedagógica aulas teóricas e práticas.

No que diz respeito às aulas e ao professor, de um modo geral, as observações que destaco são: A professora estimula a prática, o conhecimento teórico e a leitura da obra de arte, pois o ensino da arte necessita de abordagens que norteiem a criação, produção, ampliação de conhecimento e apreciação artística, refletindo assim na modificação de concepções errôneas sobre a educação artística, radicado nas mentes de muitos educandos no transcorrer da história

  1. Reflexões sobre o estágio de observação e participação

Toda prática pedagógica realizada pela professora em sala de aula, nas situações de ensino e aprendizagem, deve ser orientada por uma reflexão teórica, que para ele é significativa e direciona sua ação docente.

Considerando este aspecto, abaixo é apresentada a descrição de uma prática relacionando-a com uma reflexão crítica que se baseia nos estudos e nas discussões realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.

Considerando a carga horária do estágio, é possível destacar e refletir sobre mais de uma atividade.

Por este motivo foram destacados dois focos, temas ou atividades mais relevantes para análise, que estão descritas a seguir:

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

FOCO 1 – Tema:

O tema ou atividade que mais chamou atenção nas observações realizadas foi: Estabelecer relações entre dança, contextualização e identidade pessoal.

Escolhi este tema porque a professora, em suas aulas, realçou os aspectos de cultura que o aluno traz de sua vivência com as danças de sua comunidade, fazendo um levantamento prévio dos aspectos culturais de suas experiências individuais e coletivas. Ajuda seus alunos a distinguir aquilo que é particular daquilo que é produto da assimilação da cultura de massa, enquanto indivíduos inseridos nesse espaço cultural. Possibilita aos alunos conhecer/reconhecer a produção de dança disponível no seu meio social e ampliar esse acesso, aproximando-os de outros diferentes meios sociais, comparando e percebendo o que é comum e os aspectos distintivos. Isso foi feito colocando os alunos em contato com documentários, vídeos, filmes em que a dança, em diversas modalidades e origens, tenha destaque, Também a realização, juntamente com o professor de Educação Física, de festivais e apresentações de danças locais e clássicas favorecendo esse intercâmbio de valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (234.7 Kb)   docx (72.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com