TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  15/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  5.964 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Pedagogia – EAD

Relatório de Estágio Supervisionado em

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

EVA RODRIGUES SANTOS

RGM 15325741

2017

[pic 6]

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

        Este relatório traz as observações e situações vivenciadas na realização do Estágio Curricular Supervisionado.

  1. Dados do (a) aluno (a)

DADOS GERAIS

Nome

Eva Rodrigues Santos

RGM

15325741

Curso

Pedagogia

Instituição

UNIFRAN – Universidade de Franca

Disciplina

Estágio Curricular Super. Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ano/semestre de realização do estágio

1º Semestre 2017

  1. Introdução

          O relatório, ora apresentado é a soma de experiências vivenciadas durante o cumprimento da carga horária do estágio curricular supervisionado dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com descrição de atividades de Observação, Participação e Regência.

Alguns alunos consideram a realização do estágio como uma tarefa qualquer e que não deve ser tão importante para a formação do acadêmico.

No meu caso eu considero o estágio como o período em que eu obtive o maior número de conhecimentos, pois na prática pedagógica pude conciliar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula virtual na Universidade, com a prática de aplicá-lo em situação real de estagiário.

Por isso, realizar essa etapa do meu Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental me garantiu aquisição de conhecimentos até então distantes da minha realidade escolar.

  1. Caracterização da Escola

        Este estágio foi realizado na Escola Municipal Hipólito José da Cunha, localizada na Comunidade do Tatu s/n, na Zona Rural do município de Porteirinha/MG pertencente à rede pública de ensino da cidade de Porteirinha, no estado de Minas Gerais. Está vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

        A escola oferece os seguintes níveis de ensino: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, - EJA- Educação de Jovens e Adultos e Educação Infantil.

        A escola tem um prédio próprio, porém pequeno. Por ser uma escola que está localizada na zona rural, ela está dentro do esperado para atender a comunidade. Tem 03 salas de aula pequenas, porém arejadas e bem limpas. Tem uma sala que funciona como cantinho de leitura, ou seja, esse espaço é tido como biblioteca e tem uma sala que funciona como sala de professores e também diretoria.

  1. Perfil dos professores

O quadro docente da Escola Municipal  Hipólito José da Cunha é composto por professores Graduados e Pós-Graduados. Os educadores que acompanharam o meu estágio são pessoas muito competentes e responsáveis, me receberam com muita atenção e demonstração de carinho. Eles estavam sempre muito preocupados em me atender com muita precisão.  Os professores, em sua maioria ministram aulas muito dinâmicas e estão sempre preocupados em inovar suas práticas pedagógicas. Porém, percebi que alguns professores não têm muito interesse em elaborar aulas criativas e diferentes, eles preferem repetir os mesmos modelos da Escola Tradicional, explicar matéria, aplicar exercícios, corrigir exercícios, dar visto nos cadernos e as atividades lúdicas ficam num segundo plano.

Há muita interatividade entre aluno e professor e mesmo ministrando aulas à moda antiga, os educadores ainda mantém um diálogo bem interativo com os seus alunos.

        Neste estágio foram realizadas 103 horas e 58 minutos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foram acompanhados 04 professores.

Os dados sobre o perfil de cada professor estão no quadro abaixo:

Professor (a)

Ano que atua

Formação

Tempo de

Tempo de trabalho nesta escola

 Luiza Soares Gomes

2º Ano

Pedagogia

08 Anos

03 Anos e meio

 Iraci  Antunes

4º Ano

Pedagogia

14 Anos

02 Anos

 Maria Quitéria Brito

1º Ano

Pedagogia

09 Anos

06 Anos

Válter Cícero Dias

3º Ano

Pedagogia

04 Anos

01 ano e 04 meses

  1. A prática pedagógica do(s) professor (es)

        A partir da observação das aulas dos professores, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos.

        A seguir, cada professor acompanhado é identificado, e são descritas algumas destas práticas, que foram mais significativas ou frequentes nas observações realizadas.

Professor (a): Luiza Soares Gomes

Ano: 2º Ano

        Ao observar a prática pedagógica do professor acompanhado, pudemos perceber que o mesmo utiliza como prática aulas bem dinâmicas, muitas atividades com a participação dos alunos, atividades recreativas, pesquisas, avaliações diagnósticas, produções textuais escritas e orais, jogo de memória e aulas expositivas.

        No que diz respeito às observações, às aulas e ao professor, de um modo geral, podemos destacar os seguintes pontos:

  1. A aproximação do professor com os alunos contou como ponto bem positivo para a aprendizagem, pois com essa interatividade as crianças sentiam segurança em elaborar suas perguntas ao professor.
  2. A forma como os conteúdos eram trabalhados de forma dinâmica e lúdica, pois a professora sempre procurava introduzir a explicação de um conteúdo novo com um joguinho ou com uma brincadeira.
  3. Também contou bastante os grandes conhecimentos teóricos da professora, bem como os métodos e técnicas por ela utilizados para garantir a facilidade de aprendizagem dos alunos.  
  4. O apoio que a professora recebia da gestora e do serviço de supervisão da Secretaria Municipal de Educação, também, foi de extrema importância para o bom desenvolvimento da prática pedagógica da professora regente.

Professor (a) Iraci  Antunes

Ano: 4º Ano

        Ao observar a prática pedagógica do professor acompanhado, pudemos perceber que o mesmo utiliza como prática aulas expositivas, explicações dos conteúdos, exercícios, correção de exercícios, memorização e repetição,  avaliações e atividades com uso do livro didático,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (398 Kb)   docx (157.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com