TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  26/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  3.036 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Nome: Roberta Costa Martins

RGM: 19065566

Disciplina: Estágio curricular supervisionado do ensino fundamental  

Ano/semestre de realização do estágio: 2018/1

 

 

 

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

 

Estágio realizado no colégio Sena de Miranda II, localizado na Rua Maria Jovita Conceição, 151, Ermelino Matarazzo na cidade de São Paulo. Pertencente à rede privada de ensino, situada na diretoria leste 1. A escola possui ensino infantil, fundamental e médio. O nível observado foram os alunos do 4° ano. A escola foi desenvolvida para atender desde educação infantil até o ensino médio.

O colégio contém a  infra-estrutura bem preparada, com salas amplas; Quadra poliesportiva; Vestiários; Biblioteca; Sala Multimídia; Rede Wireless nas dependências do Colégio; Laboratório de Ciências; Laboratório de Informática; Cantina; boa iluminação.

 

INTRODUÇÃO

 

 

O estágio supervisionado tem a importância de práxis dos docentes, bem como, o contato do aluno com o  professor, para se verificar o campo de atuação futura.  Com estas observações e participações em sala de aula, podemos ter  uma experiência prazerosa e significativa.

O estágio foi desenvolvido de segunda às sexta-feiras no horário das 13h00min às 18h30min, foram compridas 100 horas nas datas de 10 de abril à 16 de maio de 2018,  realizando as atividades de desenvolvimento da leitura, auxiliando nas avaliações, no projeto de alimentação saudável, observando os desenvolvimentos dos alunos na oralidade, escrita, numeração e geometria. Na sala de aula pude orientar aos alunos com aprendizagem e no desenvolvimento de cada um.

O colégio disponibiliza cursos de aperfeiçoamento aos professores, dando toda a infra-estrutura para desenvolver um bom trabalho, com ótimo preparo  para atender aos professores, alunos e pais. Juntos, coordenadores e professores se preocupam com o desenvolvimento no estágio, ajudando a preparar  sua entrada na sala de aula, dando a autonomia de opinar o melhor jeito de desenvolver algum projeto.

O colégio também conta com uma equipe de inspetores, auxiliares de limpeza, cantina que se preocupam com alimentação das crianças. Todos prontos para te ajudar da melhor forma possível.

 

 

Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação

 

O estágio foi muito importante em minha carreira profissional, pois nele adquiri a experiência em lidar com alunos, de montar um projeto, de como trazer o conhecimento e a aprendizagem em todo processo escolar. Observei na escola a prática pedagógica da professora regente, como ela incentiva aos alunos com leitura e com numeramento, trazendo histórias e contos, músicas e jogos. Em toda a aula os alunos leem trechos dos livros treinando a oralidade, cantam músicas, fazem jogos para treinar o numeramento, aprendem ciências no seu cotidiano, fazem experiências no laboratório. A professora procura buscar vários modos de facilitar o ensino e a aprendizagem dos alunos.

A escola possui laboratório de informática, este espaço é bem amplo e confortável. Os alunos sempre fazem atividades no laboratório. Na escola de estágio existe uma sala para os professores utilizarem o audiovisual a passar vídeos para suas aulas, tornando uma aprendizagem mais prazerosa.

A prática educativa é bastante complexa e são inúmeras questões que se apresentam no cotidiano e que transcende o planejamento didático e o própria proposto curricular.

Os conceitos de numeramento, medidas e geometria são trabalhados pelo professor e estão previstos no planejamento escolar, para ensinar conceitos de medidas são utilizado a geometria ou problemas matemáticos sempre focados em trazer o cotidiano para sala de aula. A professora utiliza materiais concretos para ajudar aos alunos a resolver operações matemáticas, uns do material  utilizado é o sistema dourado.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) destacam que a utilização de materiais concretos pelos professores como um recurso alternativo que podem tornar bastante significativo o processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

Na sala de aula é sempre citado situações do cotidiano para transmitir conhecimentos aos alunos, em todas as matérias, tendo também uma conversa  para identificar o grau de conhecimento atingido. Utiliza-se de situações, dando exemplos e exercícios para se trabalhar melhor determinado assunto em sala de aula.  Por exemplo, alimentação saudável a professora utilizou deste tema para trabalhar o cotidiano do aluno em sala de aula e proporcionando uma alimentação saudável  aos alunos.

A escola sempre desenvolve projetos de conscientização ao meio ambiente como reciclagem, reutilização dos materiais, conscientização e prevenção contra a febre amarela, sobre o mosquito da dengue. Estes temas estão sendo trabalhados em sala de aula, os alunos expõem suas idéias e conhecimentos para cada grupo montar e expor seu trabalho na escola, isto através de cartazes, seminários.

A arte e o lúdico sempre estão presentes nos anos iniciais do ensino fundamental. Uma nova forma de reconhecer a relação das crianças nos anos iniciais deste ensino,  com a arte e o lúdico tem tornado possível um novo conceito e aprendizagem e uma nova forma de ação pedagógica. A escola é repleta de recursos materiais, onde o professor pode utilizar de recursos por meio do desenho, da modelagem, da construção, despertando o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação como forma de conversação e expressão.

 

PERFIL DOS PROFESSORES

           

Neste estágio foram realizadas 100 Horas no 4º ano do ensino fundamental, o estágio foi acompanhado pela professora gestora Simone, trabalha no colégio há 4 anos, formada em pedagogia, não possui pós gração e dá aula a mais de 10 anos.

 PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

 

 

Professor (a): Simone

                      Ano: 4° ano

 

A partir da observação nas aulas do professor, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas em aulas e vivências com os alunos.  Ao observar a prática pedagógica da professora, a mesma utiliza como prática em sua aula. O professor carrega experiências e conhecimentos que se aprimora a cada dia. No que diz respeito às observações, às aulas e ao professor, de um modo geral, podemos destacar que: o educador tem um papel muito importante, pois é uma mediação entre o aluno e o conhecimento para ser trabalhado, o importante é orientar aos alunos a pensarem de forma crítica, a troca de experiência entre o educador e educando são muito importante, pois cria um espaço de formação mútua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com