TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio em Ensino Fundamental

Por:   •  28/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 8

Relatório Estágio Curricular Supervisionado nos Iniciais do

Ensino Fundamental

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

“A educação sozinha não transforma

a sociedade,  sem ela tão pouco a

sociedade muda”(Paulo Freire)

1. Dados do aluno

Curso: PEDAGOGIA

Instituição: UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Nome: RODRIGO HENRIQUE DA SILVA

RGM: 18781730

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais Ensino Fundamental

Nível Observado: 5 Ano

Ano /semestre de realização do estágio: 2019 / 1

2. Caracterização da Escola

Este estágio foi realizado integralmente na Escola Estadual Amilcar Savassi, localizada na Rua Rodrigo silva, 340, bairro do Campo, pertencente a rede de Escola Pública do estado de Minas Gerais.

De suma importância destacar as formas de elaboração e elucidação dos planos de aula dos profissionais da escola, que sempre dedicam o seu melhor em ensinar com arte. Não sendo menos importante a estrutural predial que permite uma boa interação com os diferentes grupos, assim como a limpeza e higienização constante realizada pela equipe de limpeza.

        Mesmo diante do atual cenário financeiro do estado de Minas Gerais, a escola em tela não deixou que tal crise repercutisse nos trabalhos desenvolvidos ou em sua área de ambientação, mantendo em funcionamento os laboratórios de informática e Química/Ciências, bem como projetos integradores internos, demonstrando de fato que o primeiro ato do docente ainda é o amor pela profissão.

3. Introdução

Neste estágio foram realizadas 100 horas no 5° ano do ensino fundamental, sendo distribuído em varias matérias que compõe o currículo escolar, realizando 4 horas por dia, em dias alternados, dos quais tive a oportunidade de visualizar e participar direta e indiretamente em todas as disciplinas.

O estágio curricular é uma disciplina obrigatória em nosso curso de pedagogia, sendo de extrema importância para a formação docente, pois nos proporciona na prática, todos os componentes curriculares que vem sendo discutidos e apresentados pelos docentes em nossa plataforma de estudos.

Além de ser um grande ensaio para ter certeza dessa escolha profissional, nos aperfeiçoando as habilidades e a criatividade a serem abordados em sala de aula frete as teorias estudadas, sendo demonstrados pela professora regente métodos eficazes de ensino não deixando de cumprir a linha pedagógica do estado.

O que me propiciou um imenso prazer em estagiar na escola que um dia fiz parte do quadro de alunos, visualizando as inúmeras modificações que ocorreram no decorrer do tempo.

4. Reflexões sobre o estagio de observação e participação

        Toda pratica pedagógica realizada pela professora baseava-se em um plano de aula bem elaborado, assim como visualizado no ambiente virtual, sendo o plano de aula bem detalhado, contendo as informações das atividades a serem aplicadas, a forma da aplicação e o objetivo a ser alcançado. Algumas das atividades que se destacaram descreverei nos focos, não deixando de ressaltar que o trabalho realizado em salas de aula, não era apenas monótono com leitura de livros e atividades, todo conteúdo tinha uma abordagem especifica voltada para a interação de todos, buscando não restar duvidas, bem como trabalhar o lado social.

        Como visualizado na disciplina escola, currículo e sociedade diante os diversos temas abordados, fica um destaque pela aplicação metodológica da professora em que a pratica resultava na interação de todos, não tendo fatores desafiantes como opiniões pré-concebidas por familiares ou mundo externo, todos se respeitavam, promovendo o respeito as diferenças étnico-raciais, a diversidade religiosa e a opção sexual de todos, independente da disciplina que era abordada no plano de aula.

5. Perfil dos professores

A professora regente muito dedicada e super atenciosas, desde os cuidados básicos com as crianças até a aplicação do plano de aulas a ser executado.

O método utilizado pela professora na aplicação dos planos de aula, em que buscava trazer as crianças e voltar a atenção delas para o assunto abordado, seja ele pelo meio da prática ou metodologia dinamizada de aprendizado, surte efeito de imediato com as crianças, que adoram e respondem a todas as expectativas do referido plano.

Na ocasião em tela acompanhei somente o trabalho da professora Michelle no turno de 4 horas por dias alternados, podendo trabalhar desde a oralidade aos teatros lúdicos como forma de enriquecer o conhecimento.

6. A prática pedagógica dos professores

        Observado os métodos de aplicação da professora, procurava sempre realizar uma aula mais dinâmica, utilizando-se de materiais que ilustrassem a aula, sempre preocupada com todos, para que nenhuma criança se sentisse perdida no plano de ensino diário. Neste sentido a boa aplicação e diferentes formas de ensinar garantem a todos uma aula rica em conhecimentos, fazendo do ato de ensinar uma arte.

        

7. Foco 1 - Tema: Matemática

        Falar de dificuldade em Matemática é simples quando dizem que se trata de uma disciplina complexa e que muitos não se identificam com ela. Mas essas dificuldades podem ocorrer não pelo nível de complexidade ou pelo fato de não gostar, mas por fatores mentais, psicológicos e pedagógicos que envolvem uma série de conceitos e trabalhos que precisam ser desenvolvidos ao se tratar de dificuldades em qualquer âmbito, como também em Matemática.

        E para facilitar a comunicação, o entendimento, alem de despertar o interesse mutuo, não só de um aluno, mas de uma classe toda. Acompanhando a professora regente e o método dela aplicado durante a disciplina de matemática, ela passou uma folha avulsa com operações de multiplicação e um caça produtos para eles resolverem, como forma de demonstrar a diferença entre o método de aplicação da matéria, neste primeiro momento, não se houve euforia ou grande entusiasmos dos alunos, contudo no fim a maioria ainda resolveram as questões sem grandes empolgações ou atrativos que instigassem a busca novamente pela disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com