TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Educação Especial

Por:   •  24/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.177 Palavras (13 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

ELIZABETE COSTA LOPES – RU 557639 - 01/2012

MILANY PAULA PEREIRA LOPES – RU 826876 - 08/2012

RAISSA LINS ALMEIDA DO NASCIMENTO – RU 674837 – 01/2012

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO ESPECIAL

RONDON DO PARÁ

2013


 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 2]

ELIZABETE COSTA LOPES – RU 557639 - 01/2012

MILANY PAULA PEREIRA LOPES – RU 826876 - 08/2012

RAISSA LINS ALMEIDA DO NASCIMENTO – RU 674837 – 01/2012

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO ESPECIAL

Relatório de Estágio Educação Especial apresentado a UTA – Corporeidade e Inclusão, no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Rosa Maria Peres Lima

Polo de apoio presencial: Rondon do Pará

RONDON DO PARÁ

2013


[pic 3]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO  .................................................................................................        04

2 A ESCOLA ESTAGIADA E ALUNOS EM PROCESSO DE INCLUSAO NOS DIAS ATUAIS............................................................................................................        05

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA..................................................        05

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA...................................................        06

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO........................................................................................        06

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS  .............................................................................        15

REFERÊNCIAS ....................................................................................................        17


1 INTRODUÇÃO

O presente relatório teve como objetivo analisar a importância da gestão no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema de ensino regular. Demonstrar a sociedade, a importância de acolher pessoas com necessidades especiais a conscientizá-las de que as mesmas têm os direitos iguais.

Neste estagio encontram-se descrito as observações não só do processo  em sala de aula , como também do ambiente escolar como um todo.

O nosso objetivo e reconhecermos, entendermos e analisamos a pratica da inclusão do ensino regular. Pois o ensino inclusivo respeita as deficiências e as diferenças, e que as escolas e os velhos paradigmas necessitam ser transformados para atender as necessidades individuais de todos tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial.

Sabemos que para que a inclusão aconteça, e necessário à implantação de equipe no trabalho da gestão escolar, estabelecendo uma parceria de trabalho entre os professores, pais e alunos. O trabalho em equipe contribui para um melhor desempenho, pois a tarefa não fica somente sob a responsabilidade da direção escolar. A contribuição de todos e caracterizada como a gestão democrática.

Através da construção do presente relatório e importante para nossa pratica como futuros professores de uma educação inclusiva.

Refletiremos sobre o processo educativo na perspectiva da inclusão, como também de identificar e reconhecer os procedimentos e recursos pedagógicos adaptados as necessidades educativas especiais no ensino regular.

2- A ESCOLA ESTAGIADA E ALUNOS EM PROCESSO DE INCLUSAO NOS DIAS ATUAIS

A inclusão escolar tem suscitado inúmeros debates, evidenciados posições e polemicas e controversas entre os educadores e os especialistas principalmente em relação com as necessidades especiais.

O processo inclusivo tem caminhado lentamente em nosso pais e apresenta muita variantes , de acordo com a cada região . O acesso aos alunos na escola regular é garantido por lei. A educação especial constitui-se, portanto, como uma proposta pedagógica que assegura recursos e serviços para apoiar, complementar os serviços educacionais.

A escola inclusiva apenas poderá ser concretizar a partir das condições muitos especiais de recursos pedagógicos. Inclusão escola significa um novo marco conceitual e ideológico, o qual precisa envolver políticas, serviços sociais e a comunidade.

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O estagio foi realizado na Escola Infantil e Ensino Fundamental situada a rua Camilo Viana numero 303, no bairro centro, CEP 68638000 localizada na cidade de Rondon do  Para, o contato pode ser realizado através do telefone (94)3326 2489 e pelo e-mail escolamodeloeducandoparaosucesso@hotmail.com.

A escola oferta atendimento a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, no período matutino.

A instituição atende um total de 100 alunos, desse total 3 alunos em processo de inclusão . O estagio foi realizado no período de 01 de abril de 2013 a 05 de abril de 2013 no período de 05 dias, sendo observada a turma do 3 ano.

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA        

Baseado no Projeto Político Pedagógico da escola. A escola estagiada procura formar pleno desenvolvimento do aluno preparando para o exercício da cidadania e capacitando em reconhecer e atuarem na estrutura organizacional da sociedade.

Os profissionais trabalham numa dimensão sócio integracionista, buscando sempre ampliar os conhecimentos, dos alunos numa forma de interação e integração com os conhecimentos sistematizados com os que trás consigo.

Acredita-se que todo esse envolvimento do aluno possa ajudar o mesmo a melhor expressar se. Na perspectiva da educação inclusiva e educação especial passa a interagir a proposta pedagógica da escola regular, promovendo a atendimento as necessidades educacionais especiais. A educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento as necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com