TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio - Gestão Escolar

Por:   •  13/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  1.701 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BÁRBARA DE LIMA CARVALHOSILVA

FRANCELLE DA CRUZ GOMES TEIXEIRA







ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO ESCOLAR









ITAÚNA/MG

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

BÁRBARA DE LIMA CARVALHO SILVA - 911437

FRANCELLE DA CRUZ GOMES TEIXEIRA - 917383











ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO ESCOLAR









Relatório de Estágio Supervisionado – Gestão Escolar,

apresentado á UTA- Organização Escolar – Fase II,

nocurso de Pedagogia, do Centro Universitário – UNINTER. Tutor(a): Leila de Fátima de Morais Amaral.

Centro associado: Itaúna/MG. 

ITAÚNA/MG
2016

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.......................................................................................04
2. A ESCOLA ESTAGIADA ......................................................................05
2.1Descrição e Análise Reflexiva das Atividades de Estágio Supervisionada ...................................................................................................................05
2.2 Características dos Profissionais da Escola .......................................07
3. PLANO DE AÇÃO..................................................................................07
4.CONSIDERAÇÕESFINAIS....................................................................09
5. REFERÊNCIAS......................................................................................10






INTRODUÇÃO

Este presente trabalho busca relatar a pesquisa de campo realizada pelas alunas do curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter, referente a UTA Gestão Escolar – Fase II, no Colégio Cenecista Educare de Itaúna, na cidade de Itaúna, em Minas Gerais.
Tem como objetivo orientar os acadêmicos do curso de licenciatura a perceber a importância da experiência vivida na sala de aula com alunos do ensino fundamental e médio, e nos mostrou claramente a realidade a respeito das diversidades dentro e fora da escola. Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão. Este Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental / Ensino Médio é importante, pois nos possibilita compreender os diferentes trabalhos que constituem a totalidade da ação pedagógica no Ensino Fundamental / Ensino Médio, refletir sobre ações indissociáveis entre teoria e prática, levando-nos a encontrar novos caminhos de aplicação da práxis em sala de aula. 
        Nesta perspectiva, será relatado no presente trabalho a experiência vivida em uma escola particular no município de Itaúna, o Colégio Cenecista Educare de Itaúna, onde foi desenvolvido o estágio supervisionado. A metodologia utilizada para a realização deste Estágio e do presente relatório foiobservação das turmas estagiadas, análise do Projeto Político Pedagógico da Escola e do Regimento Escolar, leitura dos livros base da UTA Gestão Escolar – Fase II, e pesquisas no AVA para elaborar o relatório de estágio que seria aplicado.
        Os itens que compõem este relatório são: identificação da instituição estagiada, concepção pedagógica da mesma, descrição e análise reflexiva das atividades de estágio, características dos professores e das turmas estagiadas e plano de aula.
        O presente relatório é uma exigência do Curso Licenciatura em Pedagogia, do Centro Universitário Internacional UNINTER. O estágio supervisionado compreende oitenta horas, sendo que quarenta e uma horas são realizadas na prática. 
        O estágio foi desenvolvido nos meses de abril e maio de 2016, perfazendo o total de quarenta horas. Às trinta e novehoras restantes do estágio foram direcionadas à elaboração do relatório final, tele aula, rádio web e reuniões. 
        Este relatório tem por objetivo relatar as atividades realizadas durante o estágio na escola e procura retratar a sua infraestrutura física, administrativa e pedagógica.

        A metodologia adotada pelos professores durante o estágio supervisionado fundamentam-se em aulas diversificadas sendo expositivas, além de haver debates e trocas de experiências e estabelecendo na sala de aula construção de pesquisa e oficinas temáticas, visando buscar valorizar os traços de aprendizagem e oralidade dos alunos.


A ESCOLA ESTAGIADA

        O Estágio Supervisionado foi realizado no Colégio Cenecista Educare de Itaúna, situada na rua Belo Horizonte, número 222, no Pio XII, CEP 35680-277, localizada na cidade de Itaúna, no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (37) 3241-1899 e do e-mailcolegioeducareitauna@yahoo.com.br.

        A escola oferta atendimento nos níveis educação infantil, anos iniciais, ensino fundamental e ensino médio, nos períodos matutino e vespertino.

        A instituição atende a um número total de 540 alunos, desse número, 52 são alunos em processo de inclusão.

        O estágio foi realizado no período de 04 de abril de 2016 a 09 de maio de 2016, no turno matutino, sendo observadas as turmas do oitavo e nono ano de ensino fundamental e primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.


DESCRIÇÀO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
           A escola estagiada é bem localizada e de fácil acesso. A escola conta com instalações que oferecem condições para o desenvolvimento do trabalho lúdico, desenvolvimento do aluno, ambiente de pesquisa e observação, sendo esta infra estrutura voltada para a formação integral do aluno.

Faz parte do prédio da instituição uma sala que é usada para diretoria onde encontra-se bem próxima a entrada dos alunos, ao lado uma sala que é usada para secretária, além da sala da coordenação, orientação, financeiro, recepção e sala dos professores.

        Há outros espaços como o laboratório de Ciências Físicas e Biológicas que tem o objetivo de atender as necessidades do educando, fornecendo elementos necessários para a realização de experiências e pesquisas cientificas em ambiente adequado, e ainda capacitando os alunos a utilizar tecnologias da informatização como ferramentas auxiliares na aprendizagem dos componentes curriculares para o seu desenvolvimento criativo. Uma biblioteca bem estruturada que serve de apoio aos docentes e discentes, além de sala de informática, sala de reunião, duas salas de apoio, lanchonete, playground, elaborado dentro dos estabelecidos padrões de segurança atendendo ao estágio de desenvolvimento do aluno que usufrui deste recurso, três sanitários masculinos e três femininos (dividido nos três andares da escola), duas quadras cobertas, uma quadra de areia, sendo a instituição toda adaptada para as pessoas com necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com