TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Gestão Escolar

Por:   •  3/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 9
  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório para todos os alunos do curso de Pedagogia, observando as disposições curriculares. Para cada aluno é obrigatória a integralização de carga horária total do estágio e nelas estão incluídas as horas destinadas ao planejamento, orientação, vídeo aula, rádio web, leitura de materiais pedagógicos, estudo em grupo, elaboração do plano de aula, elaboração e postagem do relatório, juntamente com a ficha de frequência e a ficha de avaliação de desempenho devidamente preenchidas e assinadas pelos responsáveis, tanto da escola estagiada, quanto pelo tutor do polo. A carga horária foi dividida da seguinte forma: 30 horas em campo e 20 horas demais atividades, totalizando 50 horas de estágio supervisionado obrigatório. Todo estágio supervisionado é a complementação do ensino e da aprendizagem, vinculando a teoria com a prática pedagógica, nos dando a oportunidade de uma aproximação do ambiente acadêmico com as práticas escolares, garantindo um aperfeiçoamento profissional e de relacionamento humano.  

Esse estágio supervisionado  foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil – Mirim, localizado na rua: Carlos Maciel da Silva, s/n, bairro Mirim, na cidade de Guaratuba/PR, no período do dia 13/05/2019 a 22/05/2009, sendo o objeto de estudo  a gestão escolar. De acordo com a especialista em educação Heloísa Lück: “A gestão escolar aborda questões concretas da rotina educacional e busca garantir que as instituições de ensino tenham as condições necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para sua vida pessoal e profissional.” A Gestão escolar é responsável pela organização interna da instituição de ensino e a elaboração de um plano de gestão escolar com base nas diretrizes da educação vigentes.

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
  1. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL – MIRIM

A instituição está localizada no município de Guaratuba/PR na rua Carlos Maciel da Silva s/n, no bairro Mirim, o prédio possuí 5 salas, 1 sala de secretária, 1 sala de equipe pedagógica, 1 depósito de produtos de limpeza, 1 sala dispensa, 1 refeitório, 1 cozinha, 1 pátio coberto, 1 lavanderia, 2 sanitários para os funcionários e 2 sanitários para os alunos. A instituição de ensino funciona das 7:00 horas ás 17:30. O atendimento ás crianças acontece de, no mínimo 4 horas diárias para o turno parcial, e 07 horas para o turno integral, atendendo alunos da faixa etária de 0 a 4 anos de idade e são atendidas 130 crianças.        A instituição está sob direção de Ana Paula Jabour Lopes Dias, a entidade mantenedora é a Prefeitura Municipal de Guaratuba, com ato de autorização: 4670/2002, resolução 4676/02, ato administrativo aprovação do regimento escolar n° 188/11.

2.2 CONCEPÇÃO  PEDAGÓGICA E FILOSÓFICA DO CMEI

        O CMEI desenvolve o seu trabalho com embasamento na Teoria Historico-Crítica, no método histórico-critico, Gasparin caracteriza o primeiro passo como a preparação para a construção do conhecimento. É preciso valorizar os saberes do senso comum, direcionando ao saber elaborado, onde o professor favorece a analise critica e conduz a novos saberes. A Pedagogia Histórica-Crítica tem como pressuposto que o conhecimento é uma construção histórica e coletiva e,  deve ser socializado, cabendo à escola esta socialização

        O professor precisa organizar suas praticas, de forma que sejam atrativos a seus alunos e que contribua para a transformação do senso comum já estabelecido pelo aluno e o conhecimento cientifico e cultural elaborado. O professor a princípio anuncia aos alunos o conteúdo a ser trabalhado, promove o diálogo com eles sobre esse tema, buscando verificar qual o domínio que já possuem e que uso fazem na prática social diária, desafiando os alunos a mostrarem o que já sabem sobre cada um dos itens que serão estudados. Dessa forma, a prática social inicial é sempre uma contextualização do conteúdo. Após está fase, o professor faz indagações sobre o conteúdo trabalhado relacionando-o com a prática social, com o intuito de levantar questões que irão orientar o desenvolvimento da prática pedagógica por meio da utilização de diversos instrumentos que favoreçam a aquisição do conhecimento.

        Gasparin (2005, p. 53) cita que “a Instrumentalização é o caminho através do qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo, transformem-no em instrumento de construção pessoal e profissional”.

        A catarse acontece quando o aluno sintetiza suas praticas sociais iniciais com o conhecimento cientifico estudado, relacionando o teórico e o pratico, demonstrando a aquisição dos conhecimentos através da linguagem oral ou escrita.

        Na prática social final acontece a nova maneira de compreender a realidade e seu posicionamento nela, suas relações e praticas na sociedade. Neste processo tanto o professor como o alunos adquirem novas formas de agir, colocando em pratica no seu meio os conhecimentos assimilados.

        O resultado final deste processo também deve estar relacionado com a realidade do aluno, pois este deve se ver como indivíduo modificador e, principalmente, desenvolver uma visão mais elaborada, sistematizada e crítica de sua realidade para transformá-la.

        No CMEI- Mirim os trabalhos desenvolvidos pelos professores para as crianças acontecem através de projetos elaborados pelas coordenadoras dos centros municipais de educações infantis e coordenadoras da secretaria municipal de educação da cidade, onde são organizados por eixos com o objetivo de proporcionar as crianças experiências para que desta forma construa seu conhecimento de mundo. O CMEI está situado em um bairro de famílias de classe média a baixa, onde as principais fontes de renda das famílias é a pesca e o comercio da cidade. A escolaridade dos pais é, predominantemente, o ensino fundamental incompleto. Suas profissões, geralmente, são as de autônomos, como: mecânicos, pescadores, as mães trabalham em salgas, outras de domésticas, e outras funções afins. As crianças, na sua maioria, moram com os pais, mas uma porcentagem considerável mora só com a mãe e a maioria das famílias são aparadas por programas do governo como por exemplo bolso família e leite pras crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com