TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado II

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.171 Palavras (21 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

REGINA GIDZINSKI SOARES – RA 6397237365

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 ENSINO FUNDAMENTAL II

OSASCO - SP

2015

[pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL II  

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental II sob   orientação da  Professora Fabiana Kaladjian

OSASCO - SP

2015

[pic 3]

 

Ficha de Identificação do Aluno ..........................................................................  04

I - Introdução ..........................................................................................................  05

II - Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado- Ensino Fundamental  II

1 – Observação e Interação na Escola ..................................................................   06

2 – Plano de Aula ....................................................................................................  16

3 – Regência ...........................................................................................................  18

III – Considerações Finais ....................................................................................  20

IV - Referências Bibliográficas .............................................................................  21

V – Anexos  ............................................................................................................  22

IDENTIFICAÇÃO  DO ALUNO

Nome do Estagiário: Regina Gidzinski Soares

RA:  6397237365

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º

Ano  2015

Início do estágio:          24/08/15

Término do Estágio: 30/09/15

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Escola Estadual Antonio de Almeida Jr.    

Endereço: Rua Cesar Ladeira, s/nº - Jd.Veloso – Osasco/SP

Telefone: (11) 3609-2611 / 3692-0918
E-mail: Denise.Moreti@outlook.com

Responsável:  Diretora Denise Aparecida Moreti Dias

INTRODUÇÃO

         O Trabalho de Conclusão do Estágio Supervisionado  no Ensino Fundamental II, aqui   apresentado foi realizado na Escola Estadual Antonio de Almeida Jr.,  situada na  Rua Cesar Ladeira s/nº– Jd. Veloso – Osasco,   no período de 24/08/15 a 30/09/15 com o objetivo de colocar em prática, a teoria vista ao longo dos seis   semestres do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – Uniderp – Centro de Educação à Distância.

        O  Ensino Fundamental II  tem como principal objetivo assegurar ao aluno o desenvolvimento da capacidade de aprender significativamente, priorizando as habilidades sociais, cognitivas, operativas e pessoais, fortalecendo os vínculos familiares, o crescimento da autonomia, a responsabilidade social e os laços de solidariedade.        

 Nas observações em sala de aula foram registrados a prática docente nos  6º anos  do turno vespertino, como se dá  o relacionamento entre professor-aluno e as  diversas atividades que fazem parte da rotina diária escolar tais como: atividades em classe , quadra, recreio, extra-curriculares e acompanhamento do conteúdo programático e planejamento anual .

É um grande desafio para o estagiário em Pedagogia colocar em pratica a teoria aplicada em sala de aula, já que a educação conta com futuros professores bem atualizados e  prontos para transmitirem conhecimentos,  em um mundo globalizado, que desperte o interesse e a vontade da criança apropriar-se de novos conhecimentos ,  experiências  e saberes.

“A educação é onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo.”

 Hannah Arendt

II – DESENVOLVIMENTO:

1 – OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA

         Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), cabe à escola possibilitar a educação continuada, oriunda de um planejamento sistemático, para os alunos  do Ensino Fundamental II (6º ao 9º). Além disso, não se pode visualizar a educação como algo simplista, mas sim como algo que envolva os alunos no meio social, político e histórico do país. Tudo isso, sempre buscando a cidadania, o entendimento dos direitos e deveres de cada um.

          Os (PCN) se iniciam com a exposição da concepção da área, para o ensino fundamental II. Em seguida, define os objetivos gerais da área, que expressam capacidades que os alunos devem desenvolver ao longo da escolaridade obrigatória, explicitando a contribuição específica dos diferentes âmbitos do conhecimento.

          Seus objetivos e conteúdos estão organizados em quatro ciclos (6º,7º,8º e 9º ano), o que evita a excessiva fragmentação de objetivos e conteúdos e torna possível uma abordagem menos parcelada dos conhecimentos, permitindo as aproximações sucessivas necessárias para que os alunos se apropriem deles. Cabe aos professores ministrarem esses conteúdos de forma ampla e flexível.

          Tendo como característica principal a abrangência nacional, os PCN passam a garantir a toda a criança do 6º ao 9º ano o acesso ao conhecimento elaborado para que ela possa usufruir do exercício da cidadania , como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com