TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado III de Língua Portuguesa

Por:   •  14/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.120 Palavras (9 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA UNIVERSIDADE ABERTA VIDA - UNAVIDA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ANA PAULA DE FIGUEIREDO COSTA

MARIA JOSÉ DANIEL DOS SANTOS

RHARIAN JAIRI F. RODRIGUES DUARTE

Relatório do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa

JOÃO PESSOA – PB

2020

ANA PAULA DE FIGUEIREDO COSTA

MARIA JOSÉ DANIEL DOS SANTOS

RHARIAN JAIRI F. RODRIGUES DUARTE

Relatório do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa

Relatório do Estágio Supervisionado de

Língua Portuguesa apresentado à

Universidade Estadual vale do Acaraú- UVA

como requisito parcial para conclusão da disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.

JOÃO PESSOA – PB

2020

ANA PAULA DE FIGUEIREDO COSTA

MARIA JOSÉ DANIEL DOS SANTOS

RHARIAN JAIRI F. RODRIGUES DUARTE

Relatório do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa

Encerramento: João Pessoa, 09 de Maio de 2020.

Nota: ______________________________________

________________________________

Edith Carmem

Orientadora

João Pessoa- PB

2020

Esse relatório é dedicado a Deus, que nos deu sabedoria para escrever cada página e iluminou os caminhos para superar as adversidades. Sem ele, seria impossível. .

AGRADECIMENTOS

Agradecemos, maiormente á Deus, por ter nos dando a oportunidade, por nos dá força, saúde, sabedoria disposição para alcançar mais uma vitória

Com a finalização deste Relatório de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa l não podemos deixar de agradecer a algumas pessoas que, direta ou indiretamente, nos ajudaram nesta caminhada tão importante na nossa vida pessoal e profissional.

Queremos agradecer a orientação que a Professora Edith Carmem De Azevedo Bacalháo nós disponibilizou, sempre, durante a elaboração do presente Relatório.

 Obrigada pela pessoa e profissional que demonstrou ser. Foi um privilégio para nós ter a senhora nos orientando.

.

Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.”

Paulo Freire

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        8

2.        RELATO DE EXPERIÊNCIA        9

2.1.        Relato de Maria José        9

2.2.        Relato de Rharian        10

2.3.        Relato de Ana Paula        12

  1. INTRODUÇÃO

As ferramentas de tecnologia estão evoluindo ano a ano permitindo que a população de maneira geral tenha acesso a elas, particularmente pessoas que procuram a área de educação.

Um exemplo são as Universidades a Distancia (EAD), que ajudam aquelas pessoas que não podem fazer uma faculdade presencial a se formarem e terem uma graduação.

  1. RELATO DE EXPERIÊNCIA

  1. Relato de Maria José

Vídeo aula apresentado a professora Edith Carmem De Azevedo Bacalháo, no dia 28 de abril de 2020 para avaliação do estágio supervisionado, da disciplina de metodologia da língua portuguesa.

Onde relembrei sobre o que é substantivo, que é a palavra usada para dar nomes aos seres (coisas, pessoas, lugares.). E também sobre a definição de substantivo comum, que são palavras que nomeiam genericamente, sem especificar, seres da mesma espécie. São escritos com letra minúscula.

Da mesma maneira fiz com o substantivo próprio palavras que designam seres individuais e específicos, particularizando-os dentro de sua espécie e distinguindo-os dos restantes. São escritos com letra maiúscula. Em seguida exemplifiquei!

 Com o objetivo que a criança reconheça a função dos substantivos (dar nome a coisas, seres, sentimentos, lugares, etc.); e identificar a diferença entre os substantivos próprios e comuns.

 Para mim uma experiência nova, não tinha muitos recursos para realização da aula, e já estava habituada com as aulas presencias, mas serviu de grande aprendizado, pois tenho que está sempre apta a mudança e aberta a inovação.

Podendo perceber que o professor é o elemento central no processo de ensino/aprendizagem, ministrando sua aula como se estivesse presente.

As vídeos aulas para os alunos também sendo algo novo, porém são excelentes para facilitar a compreensão do conteúdo  ou para esclarecer pontos específicos com os quais o ouvinte tenha  dificuldades.

  1. Relato de Rharian

Relato sobre a vídeo aula ministrada pela aluna Rharian Jairi Feitosa Rodrigues Duarte, à professora Edith Carmem de Azevedo Bacalháo, no dia 28 de abril de 2020, referente ao lecionamento da aula para a turma do 5º ano do ensino fundamental, para atribuição da nota do estágio supervisionado da disciplina de língua portuguesa. A finalidade da aula foi abordar dois conteúdos, acróstico e adjetivo, com o propósito de transmiti-los com clareza e através de cartazes expositivos, proporcionar com facilidade o aprendizado dos alunos, mostrando e explicando o que é acróstico e qual a função do adjetivo.

No decorrer da aula, ensinei que o gênero textual acróstico é uma poesia que utiliza letras de uma palavra para formar outros nomes ou frases, em sentido vertical; esclareci que no acróstico, a letra utilizada pode ser a letra inicial da palavra, a do meio ou pode ser a última letra, não importando muito a posição. Também revelei que esta forma de expressão requer criatividade, pois, utiliza-se um nome, para fazer um acróstico com adjetivos que expressam suas qualidades. Em seguida, elucidei que adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe noções de qualidade, estado, modo de ser e aspecto. Logo após, expus os tipos de acróstico, distinguidos em acróstico propriamente dito, acróstico mesóstico e acróstico cruzado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (510.6 Kb)   docx (723.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com