TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado á Faculdade Anhanguera

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  1.939 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1] 

TABOÃO DA SERRA

MARIA CRISTINA DE ARAUJO – RA 1711276030

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

TABOÃO DA SERRA/SP

MAIO/2017

MARIA CRISTINA DE ARAUJO – RA:1711276030

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado á Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra como requisito parcial do curso de Graduação em Pedagogia, desenvolvido no Ensino Fundamental no 1º e 2º anos, realizado na EMEMI AMILTON SUGA GALLEGO .

TABOÃO DA SERRA/SP

MAIO/2017


SUMÁRIO

1. IDENTIFICAÇÃO do ALUNO        3

2. INTRODUÇÃO        4

3. DESENVOLVIMENTO        5

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

5. REFERÊNCIAS        8

6. APÊNDICE A – Entrevista        9

7. APENDICE B – Planos de aula        11

8. APÊNDICE C – Roteiro de Observação da Escola.        17

8.1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO        17

8.2 ESTRUTURAS FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA        17


1. Identificação do aluno

Nome do Estagiário: Maria Cristina de Araújo

RA: 1711276030

Curso: Pedagogia

Semestre: 5°

Ano: 2017

Início do Estágio: 27/03/2017

Término do Estágio: 02/05/2017


2. Introdução

Este relatório foi desenvolvido com base na experiência de observação e regência na Escola Municipal Amilton Suga Gallego situado Na Rua São Caetano, n 1883 Jardim Valo Verde Embu das Artes- SP. Tem por objetivo geral relatar experiências vividas no contato com sala de aula, promover reflexões sobre ensino- aprendizagem, procurando aliar sempre teoria e pratica, buscando conhecer métodos que ajuda a motivar os alunos a uma aprendizagem significativa e não como mera decodificação do código escrito. Para a realização do mesmo contamos com a colaboração da escola, assim como dos professores e da direção.

É importante verificar com cuidados os dados obtidos durante a pesquisa de campo, para podermos compreender como é a realidade social e cultural, que cerca a escola citada, e

assim, compreender as suas dificuldades.

Durante o estagio na escola no período do mês de Marco e Abril de 2017 foi realizado e verificado, como é o ambiente escolar, sala de aula, como acontece o processo de interação entre o professor e aluno, possibilitando também a descoberta da realidade encontrada fora da escola conhecendo as principais fonte de renda da população e a qualidade de vida da mesma, a prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia na sala de aula como professor. Enquanto estamos estudando apenas a teoria, não temos ideias do que é está frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento, a responsabilidade é grande.         

A experiência vivida na Escola Municipal Amilton Suga Gallego mostrou claramente que significa ser professor. Sobre como trabalhar determinado conteúdo, para que se desenvolva e prenda com compreensão.

Assim, de modo geral o conteúdo deste relatório vem através de estudo, pesquisas e

experiência em sala de aula do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental 1, mostra um

pouco a realidade na escola publica municipal.


3. Desenvolvimento

Durante a realização das atividades fui recebida pelas professoras com muito carinho, cujo objetivo consiste em observar o desenvolvimento das aulas por parte da professora regente de sala de aula. A sala de aula observada foi uma sala de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental 1 na Escola Amilton Suga Gallego. A sala e formada por 30 (trinta) alunos. As crianças estavam organizadas uma atrás da outra com carteiras individuais.

A escola com relação aos recursos didáticos que foram utilizados durante a aula eram aparelhos, mapas gráficos, livros didáticos, lousa e giz, a rotina na sala de aula é dividida da seguinte maneira: A professora iniciou, os alunos fizeram uma dinâmica proposta pela professora onde os mesmos relatassem sobre seu final de semana. Após essa atividade em seguida o professor faz a chamada, às 15 h 20 min hora do lanche.

O conteúdo trabalhando em sala era: Alfabeto, números, cotação de história, confecção, descobertas e brincadeiras. De modo geral a aula baseou-se em reprodução de atividades do livro de didático, foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições propôs exercício como modelo para fixação em seguida fez correção, foi organizada, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionasse problemas.

Durante a aula foi observado que os alunos demonstram interesse, realizam com facilidade as atividades propostas, cooperaram entre si e respeitam muito a professora, porém algum tem mais dificuldade. A escola Amilton Suga Gallego, possuem atualmente 32 salas, 1 cozinha, 1 refeitório, 1 sala de professores, 1 sala de coordenação, 1 direção, 1 secretaria, 5 banheiros, ( sendo masculino e feminino , um para os professores). As 32 salas são de fundamental 1 de primeira ano ao quinto ano , dois turnos matutino e vespertino, 1080 estudantes 35 alunos por sala , faixa etária de 6 a 11 anos. O ambiente na sala de aula é iluminado, existe ventilador, paredes com cartazes com desenhos de objetos e palavras, números grandes e alfabeto.

O período foi muito importante para elaboração do plano de aula da estagiária para o período de regência. E importante que a presença de saberes dos professores deva ser constituída com competência e qualidade para garantir a construção de conhecimento por parte dos alunos.


4. Considerações finais

O Estágio Supervisionado foi uma oportunidade para participar da realidade escolar realizando uma observação participativa com procedimentos adequados, vivenciando uma prática técnica, ao mesmo tempo em que retoma a teoria para refletir, discutir e pesquisar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (210.8 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com