TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de atividade cultural: Concerto Azul

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Disciplina Arte e Educação (EDD478)

Profa. Dra. Monique Andries Nogueira

        

RELATÓRIO DE APRECIAÇÃO A EVENTO ARTÍSTICO

[pic 2]

Nome do evento: Concerto Azul

Data: 04/04/2017

Hora: 19:00

Local: Teatro Miguel Falabella

Aluno (a): Julia Vital


Introdução:

O presente trabalho para a disciplina de Arte e Educação (EDD478), do 5º período do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lecionada pela professora e doutora Monique Andries Nogueira, tem por objetivo apresentar uma atividade cultural complementar apreciada e aqui registrada através de uma dissertação em síntese descritiva com impressões pessoais.

Para tanto, o evento escolhido foi o Concerto Azul, um projeto idealizado pela musicoterapeuta e mãe de um menino com autismo Michele Senra, inspirado no modelo DIR/Floortime e no projeto americano Sensory Friendly Concert, em parceria com o CORA e faciltado por musicoterapeutas credenciados na AMTRJ (Associacão de Musicoterapeutas do Rio de Janeiro), gerado pelo desejo de promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista nas áreas artísticas e musical, celebrando a Neurodiversidade.

Todos esses encontros musicais são abertos ao público de qualquer faixa etária, sendo que aqueles que apresentam o transtorno, por poderem apresentar limitações sensoriais, recebem um suporte de equipe especializada. Contam com apresentações solo, dueto junto com o Musicoterapeuta, grupal, ou, ainda, com artistas convidados.

“O Projeto Concerto azul tem como missão ofertar um ambiente musical flexível e respeitoso para pessoas com Autismo, sem restrições sociais, possibilitando que o usuário deste serviço possa se expressar da maneira que sentir melhor, ou seja, é permitido que eles possam andar e explorar o espaço do evento”.

Para mais informações, vale a pena visitar o site oficial do Concerto: http://concertoazul.com/, que, inclusive, contribuiu para o enriquecimento de informações apresentadas neste trabalho, incluindo as citações.



Dissertação em síntese descritiva do concerto com impressões pessoais:

O evento iniciou com um belíssimo e emocionante monólogo de abertura, sobre um relato contando a história de Pedro, um menino com autismo, e sua mãe, Márcia. Começava como uma história particular deles, mas se desenrolou de forma a incluir todos, especiais como Pedro e batalhadores como Márcia, o que permitiu a empatia com a situação.

Em seguida, o concerto se deu como listado nos tópicos a seguir:

  • Música 1: Trem-bala (voz + backing vocal + violão)

As crianças entram no palco durante a segunda estrofe

  • Fala da Michele Senra, idealizadora do Projeto, que é

Mestranda em Música pela UFRJ, Musicoterapeuta e Educadora Musical pelo CBM-CEU. Terapeuta DIR/Floortime em formação pelo ICDL/EUA, certificação internacional no IMCAP-ND pelo Rebecca Center. Michele Senra é empreendedora por natureza, principalmente por conta dos desafios que a vida lhe impôs. Dedicou boa parte de sua vida à música e, por conta das descobertas que fez ao longo do desenvolvimento de seu filho, também se apaixonou pela causa do autismo tornando-se militante ativa participando da fundação da Associação sem fins lucrativos CORA. Além disso, seu blog musicautista.wordpress.com tem sido uma ferramenta midiática para a disseminação de informações sobre autismo e música”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (389 Kb)   docx (464.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com