TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio da Ensino Fundamental

Por:   •  25/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.683 Palavras (15 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        13

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        15

6        PLANOS DE AULA        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

INTRODUÇÃO

O relatório dos anos iniciais ensino fundamental do curso de pedagogia, em modelo adaptado covid do 4º semestre, é direcionado para leituras obrigatórias, que por meio de pesquisa será abordado temas relevantes para a formação do pedagogo frente a aprendizagens significativas. Essas leituras obrigatórias se inicia pelo o artigo de Thiesem sobre Interdisciplinaridade, que traz a relevância de como o professor deve ser sensível em sua prática, fazendo uso de uma didática que o aproxime dos alunos e os possibilite modificar, enriquecer e construir novos métodos de interpretação do conhecimento, pois o aluno será sempre o agente da aprendizagem.

Assim em continuação analisar textos como Temas Contemporâneos transversais da BNCC; Metodologias Ativas; documento oficiais que são: projeto Político Pedagógico (PPP) e em seguida através de vídeos abordaremos relatos de um equipe escolar que vivenciam na pratica o trabalho na Educação Infantil, que irá embasar questionamentos levantados neste relatório e por fim, a elaboração de planos de aula. A construção desse relatório nos traz a relevância das dimensões que englobam o meio educacional na atualidade.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O artigo “A Interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem” de autoria de Juares da Silva Thiesen aponta contextualmente uma das temáticas de suma importância nos dias atuais dentro do contexto escolar no âmbito do ensino e aprendizagem: a interdisciplinaridade, que vise entregar diferentes disciplinas nos currículos escolares, sempre numa perspectiva de aproximação, assimilação e uma possibilidade maior de integração entre ambas as disciplinas para que educador e educando desenvolvam suas potencialidades educacionais de uma forma ainda mais ampla e eficaz. Para o autor:

Na sala de aula, ou em qualquer outro ambiente de aprendizagem, são inúmeras as relações que intervêm no processo de construção e organização do conhecimento. As múltiplas relações entre professores, alunos e objetos de estudo constroem o contexto de trabalho dentro do qual as relações de sentido são construídas.  Nesse complexo trabalho, o enfoque interdisciplinar aproxima o sujeito de sua realidade mais ampla, auxilia os aprendizes na compreensão das complexas redes conceituais, possibilita maior significado e sentido aos conteúdo da aprendizagem, permitindo uma formação mais consistente e responsável. (THIESEM,2008, p.06).

Podemos perceber, que é fundamental trabalhar com a interdisciplinaridade no mundo atual em que se vive. Que imerge novas formas de se ensina e aprender de uma forma significativa para o aluno. Alterando a forma enrijecida/fragmentada de se ensinar, que existia (que infelizmente em alguns casos ainda existe) no ensino tradicional. Portanto, a Pedagogia tradicional por muito tempo oportunizava um saber fragmentado/cristalizado. Se percebia que, nesse tipo de ensino quanto mais fosse engessado o conhecimento, mais aquele conhecimento vai ser chamado de especializado. Um exemplo disso é a Matemática, em que ela se separava das outras disciplinas, para que se houvesse a pureza, a neutralidade da disciplina de matemática e assim, ela ser especializada. Mas por que isso acontecia?

Era devido que na pedagogia Tradicional se priorizava a memorização/reprodução. Para isso, era importante a separação das disciplinas, mas esse fazer pedagógico nos mostra que ele não produz um aluno consciente como cidadão. Para tanto, o ensino na contemporaneidade busca o contrário, que isso de fato possa acontecer, em um aluno com pensamento crítico/reflexivo, de atitude em sua aprendizagem significativa cm possibilidades de inclusão diante nas demandas sociais. O estudo e contribuições de muitos autores contribuiu para que de fato, isso possa acontecer.

Mas para que isso ser inserido nas escolas o docente tem que manifestar comprometimento profissional para romper com as fronteiras existente nas disciplinas. Pra isso, o educador tem que buscar um embasamento teórico e trabalhar com projetos que possa articular/integrar as disciplinas e também, as metodologias ativas é uma forma excelente para se trabalhar essa temática. Assim como Thiesem salienta:  

De todo modo, o professor precisa tornar-se um profissional com visão integrada da realidade, com preender que um entendimento mais profundo de sua área de formação não é suficiente para dar conta de todo o processo de ensino. Ele precisa apropriar-se também das múltiplas relações conceituais que sua área de formação estabelece com as outras ciências. (THIESEM,2008, p.07).

Contudo podemos perceber a importância da interdisciplinaridade fazer parte da proposta pedagógica nesse contexto atual e na formação continuada para que, na proposta didática venha ser bem estruturada e sistematizado os conteúdos a ser ensinado trazendo a integração das disciplinas e possiblidades de um ensino inclusivo. Que a escola venha ser um ambiente de muitas possibilidades e pensamento positivo na educação e que venha entender o indivíduo como sujeito de atitudes e crítico.

Por fim, sempre trazendo a relevância a articulação no aprender e ensinar. Por fim, sempre trazendo a relevância a articulação no aprender e ensinar. Na proposta interdisciplinar o professor deve ser sensível em sua prática, fazendo uso de uma didática que o aproxime dos alunos e os possibilite modificar, enriquecer e construir novos métodos de interpretação do conhecimento, pois o aluno será sempre o agente da aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (182.2 Kb)   docx (173.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com