TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio nos anos inicias - Alfabetização

Por:   •  23/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.515 Palavras (15 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PEDAGOGIA

Estágio Curricular Supervisionado: docência e intervenção na classe de alfabetização

 

Bênnett Miranda Da Silva Alves

Sabrine Costa da Silva

Professora Orientadora: Veridiana Antônia Alves

BELO HORIZONTE

2019/1

1. INTRODUÇÃO

Apresentação do estágio na docência e intervenção na alfabetização na modalidade de ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos.

           Este relatório foi elaborado por Bênnett Miranda Da Silva Alves e Sabrine Costa da Silva, graduandos do módulo 3A, 7° Período do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário UNA.

       Este trabalho foi realizado na Escola Municipal Dora de Mattos, localizada à Rua: Rio Sanhorá, n°206/ Bairro: Eldoradinho, Município de Contagem, seguindo o horário de 13:00 às 17:00, no turno da tarde na modalidade de 1°Ano do Ensino Fundamental.

        O objetivo deste estágio foi perceber de maneira crítica a realidade da área de formação, e compreender as teorias que regem o exercício profissional. Aproximação entre universidade e comunidade; que possibilita uma integração a realidade social e participação no desenvolvimento. Afirmação da aprendizagem como processo pedagógico de construção de conhecimento, desenvolvimento de competências e habilidades sob processo de supervisão.

     Diante do cenário observado foi possível refletir sobre o papel do pedagogo frente às situações adversas da educação, pois o estágio é o primeiro contato construtivo para o acadêmico.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Apresentação e breve contextualização da escola e da sala de aula em que foi realizado o Estágio Curricular Supervisionado: Docência e intervenção na alfabetização (da escola regular do ensino fundamental ou da modalidade de ensino de jovens e adultos).

        A escola Municipal Dora de Mattos foi construída no ano de 1.982. A partir dessa data, o edifício passou por algumas reformas, tais como construção de quadra coberta de esporte, reforma de refeitório e cozinha, instalação de elevador, adaptação de banheiros e rampas atendendo a lei de acessibilidade.

           Possui dependências amplas, arejadas, bem iluminadas e devidamente equipadas, ainda com espaço exclusivo para atendimento à educação infantil e outros compartilhados, com as devidas adaptações para atender às crianças.

         Possui ampla área livre com casinhas de bonecas, tanque de areia, e ducha contemplando, também área verde com plantas ornamentais e frutíferas.

         Possui 02 reservatórios de água. Possui também 01 almoxarifado,02 banheiros adequados a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, 02 banheiros adequados a alunos da educação infantil, 01 banheiro administrativo ,02 banheiros com chuveiros, 01 banheiro para professores, 01 biblioteca, 01 cozinha ,01 cantina, 01 dependência e via adequada a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida(elevador), 01 depósito de gênero alimentício, 01 depósito de vasilhame, 02 salas de uso exclusivo da Educação Infantil, 01 pátio aberto, 01 pátio coberto, 01 quadra de esportes coberta, 01 refeitório, 01 sala de apoio  à cantina, 01 sala de diretoria, 01 sala de intervenção pedagógica, 01 sala de mecanografia, 01 sala de professores, 01 sala de secretaria, 01 sala de serviços pedagógicos, 14 salas de aulas existentes na escola.

       No total são 75 funcionários, dentre eles: 41 professores, 03 monitores, 04 pedagogos, 02 auxiliares de biblioteca, 02 auxiliares de secretaria, 10 auxiliares de serviços, 02 assistentes escolares, 02 cantineiras, 02 cuidadoras, 01 vice-diretor, 01 diretora, 05 estagiários.

       Os espaços de aprendizagem não se restringem à sala de aula e à escola, pois o estudante é um ser social que interage com diferentes contextos. Sendo assim, o coletivo de educadores deverá estar atento à organização da sala de aula e dos espaços exteriores ao ambiente formal.

2.1 Dados de identificação da escola

Escola Municipal Dora de Mattos, situada à Rua: Sanhorá, n°206/ Eldoradinho, Contagem.

      A fundadora Dora De Mattos Camargos, nasceu em 21/06/1912, na fazenda ''Retiro dos Cedros'', Contagem. Filha do senhor José de Augusto de Mattos, e D. Josina A. Diniz Moreira. Fez o curso primário na Escola registrada pela Secretaria de Educação, na mesma fazenda.

        Aos 14 anos entrou para o Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte, como aluna interna, onde fez o curso normal, que naquela época era de 05 anos, destacando-se sempre nos primeiros lugares da classe em notas e aplicação.

       Terminou o curso em 1.929 com ótimas notas. Foi logo nomeada professora para a Escola Rural, do Estado, em Retiro de Contagem onde trabalhou durante 02 anos lecionando ao mesmo tempo para o 1°,2°,3° e 4° ano primário, com grande eficiência. Transferida para o grupo escolar 'Silviano Brandão'', substituindo por várias vezes o Diretor. Aposentou-se em 1.957 e passou a lecionar durante algum tempo, Geografia, História, no seminário de Contagem.

        Era casada com o Sr. Lourival Costa Camargos, Secretário da Prefeitura local, proprietário do único posto de gasolina, naquela época. Ficou viúva em 1.963, assumindo a direção do posto. Não teve filhos. Quase 03 anos viúva, foi vítima de grave doença, aceitando-a com muita resignação a vontade de Deus. Era católica fervorosa e muito caridosa. Faleceu em 17 de fevereiro de 1.966 aos 54 anos de idade.

Início das atividades à Rua: Rio Congo, Bairro Riacho das Pedras em 1.967.

1967-1969 funcionava em um barracão de 03 cômodos em 03 turnos com 05 salas de aula.

1970 alugou-se mais cômodos e passou a possuir 10 salas de aula em 03 turnos, sob coordenação da Sra. Maria Eliana Santos de Lima, escolhida entre as professoras.

1.974 com a entrada do prefeito Dr. Newton Cardoso, foi construído novo prédio de madeira, e de agosto à dezembro funcionou como Escola Experimental, tendo uma equipe de coordenação constituída por um psicólogo, um foniatra e duas supervisoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com