TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio na Escola San Lucas

Relatório de pesquisa: Relatório de estágio na Escola San Lucas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  4.120 Palavras (17 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

ALBERTO JOANES DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II -EDUCAÇÃO INFANTIL

Caruaru

2012

ALBERTO JOANES DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II.

Caruaru

2012

INTRODUÇÃO.

O Relatório de Estágio é um trabalho que tem por finalidade colocar a teoria vista em sala de aula em prática, pois podemos vivenciar a realidade do aluno, podendo sanar suas dificuldades, e conhecendo suas habilidades, vivendo e aprendendo com eles a várias experiências. Durante o estágio fiz várias observações que se faz necessário para o nosso currículo no curso de pedagogia, sendo documentado, ou seja, registrando todas as ações docentes.

A carga horária exigida foi distribuída e cumprida de acordo com as orientações passadas pelos responsáveis do curso. O estágio feito em séries iniciais do ensino fundamental teve como intuito envolver a relação que envolver o conceito de educação através das séries iniciais ou da educação infantil dentro de uma aprendizagem concreta na construção das crianças.

Sendo assim, este relatório vem envolver a implantação da brincadeira como forma de construir a aprendizagem a seu favor, onde teremos o prazer de observar melhor o meu trabalho junto à docência da Escola São Lucas. Onde desenvolvemos o conceito de aprendizagem nos anos iniciais, uma escola comprometida com a educação e bem estardos seus alunos. O trabalho será dividido em várias partes, com início a caracterização da escola, plano pedagógico seu plano de interversão e as fichas de apresentações.

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.

Espaço Educativo da Intituição.

A Escola São Lucas, localizada na Rua Rodopiano Florêncio, 76, no bairro do Salgado no Município de Caruaru. Foi dia 24 de Setembro do ano corrente, ás 14h00min, fui apresentado ao espaço educativocom a finalidade de desenvolver meus estágio mediante a necessidade de compreender todo seu processo de aprendizagem a favor da construção das ciranças junto ao procesos de ensinamento.

Com o conhecimento do espaço educacional entre conhecer sua área de construção do saber e todos os funcionarios que atua dentro da instituição, onde foi de uma relevância enorme o conhecimento deste espaçom onde o mesmo atua com salas climatizadas e uma ampla área do espaço trabalhado a instituição atua com oito salas de aula dividida em dois turno, atuando com a construção do brincar em seu espaço educacional as salas são amplas, quadra poli esportiva, banheiros adequadamente, cantina e refeitório, brinquedoteca, biblioteca, laboratório de informática, fraudário,bersário e piscina, como também uma área adimistrativa que envolver uma secretária e sala de direção com total conforto para seus funcionários gerando assim um maior conforto para os pais dos alunos. No quesito salas de aulas as mesma atua com recursos para o professor poder desempenhar seu trabalho de total conforto, entre suas mobilhas encontrasse quadro negro, TV, Dvd e Sons, comotambém laboratório de informática, biblioteca com diversos material de auxílio para professor e aluno e sem conta com uma brinquedoteca que facilita a brincadeira junto das crianças.

Por ser tratar de uma escolar de ensini infantil a mesma atua com uma rotina é bem diferente, em todos os aspectos, atuamos com oito salas de aulas e um laboratórios de informática, onde atuamos com dois turnos regular dividido entre manhã e tarde, atuamos no período da manhã com turmas regula da educação infantil I,II e III, como também bersário e hotelzinho.

No espaço Educação Infantil, a sala de aula é adequadamente estruturada para sua faixa etária com mesas pequenas onde disponibilizar de quatro cadeiras, interagindo cada vez mais entre todas as crianças, ficando dispostas de forma que todos se interagem entre sir, como também, aparelho de Tv e de DVD, que facilitar o aprendizado como também uma fitros de água e um estante com diversos materias que ajuda a colabora no aprendizador da crianças, dispomos de diversas coletánia de livros, filmes e brinquedos infantis educativos que ajuda o aprendizagem das crianças.

O ambiente que envolver a escola como todo, é bastante colorida, mediante a uma decoração atrativa, que envolver a crianças a seu mundo imaginário, as salas de aulas são pre decorada conformo as quatro estações do anos associando cada uma a um periodo de ensinamento entre eles, com uma grande divesificação de cartazes e enfeites confeccionados pela professora e e outros pelos próprios alunos, no quesito piso a sala é pré-decorada seguindo uma tendência entre ceu e margerando uma grande relação com o imaginário de cada criança. Sendo assim, podemos perceber que em todo o espaço da sala de aula a mesma trabalha a criatividade a favor da sua imaginação.

Nas paredes a mesma é decorada com quadros infantil e cartazes com alfabeto fixado na parede com a ajuda de materiais que facilitar seu manuceio, como também uma seguência de números em forma crescente, e um quadro de apresentação de todos os alunos envolvido nesta sala, onde estas as informações básica entre nome, idade, cor, brinquedo preferido e foto de cada criança.

No quesito brinquedos pedagógicos os mesmo encontrasse inserido na Brinquedoteca, que é usada por todas as turmas de Educação Infantil da Instituição de Ensino visando sempre a relação entre brincar e educar. No Berçario e fraudário, as crianças disponibiliza da mesma decoração de conforto para sua permanencia dentro da instituição por muito tempo.

Neste espaço brinquedoteca as crianças tem a liberdade a seu favor onde o brincar usa sua naturalidade sem que deixe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com