TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio educação infantil anos iniciais

Por:   •  21/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.909 Palavras (16 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1] [pic 2]

Yasmin Vitorino De Oliveira Freitas Alves

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

[pic 4]

Yasmin Vitorino De Oliveira Freitas Alves

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico:Natalia Rosseto Adrade

Tutor de Sala:Luzia Aparecida Breda

Linhares

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        7

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS..........................................................................................................24

INTRODUÇÃO

            O estágio de docência em Anos Iniciais foi realizado em uma escola pública na cidade de Linhares-ES. Foi realizado pela acadêmica: Yasmin Vitorino de Oliveira Freitas Alves. Acompanhou-me no estágio, a professora regente Maria Luiza, tendo sua formação no curso: Pedagogia.

           

         O Estágio na Educação dos Anos Iniciais Supervisionado é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96). O estágio é de fundamental importância, necessário para a formação profissional, com fins de aproxima a teoria com a vivencia em sala de aula, ajustar experiências anteriores com as atuais, às exigida no mercado de trabalho estabelecendo assim um elo entre a teoria e a prática.

           

         O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia – 7º semestre, da disciplina Estágio Curricular Supervisionado dos Anos Iniciais,  O estágio foi realizado na Escola Municipal EMEF Professora Maria Da Penha Pazito Ventura, no período de 18 de março a 03 de abril 2019.  realizado na turma de 2° ano do ensino fundamental.

      foi trabalhado: Análise Ortográfica, de palavras com r e rr, g e j: roda de conversa e contaçâo de historia e conscientização do lixo, o verdadeiro sentido da pascoa e confecção de um livro e cartaz,


Segundo KRUG (2008) o estágio deve ser

[...] concebido como uma experiência, ou seja, como um conjunto de vivências significativas através das quais o estagiário identifica, seleciona, destaca os conhecimentos necessários e válidos para a atividade profissional.

     

OBJETIVOS DO ESTÁGIO

·         Acompanhar e refletir sobre aspectos e/ou concepções presentes no cotidiano educacional em todas as suas dimensões. 

·         Observar e exercer as competências exigidas na prática profissional relativas ao contexto dos anos iniciais.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola EMEF. Professora Maria da Penha Pazito ventura, funciona nos turnos matutino e vespertino, Ensino Fundamental I em turmas de 1° a 5° ano durante 200 dias letivos das 07:00 da manhã às 17:30 horas da tarde.

 E composta por 2 andares e uma extensao,o premeiro andar tem: 2 salas de aula aonde funciona os 2° anos no periodo vespertino e 1 sala de recursos 1 cozinha 1 patio com duas messas grandes e 2 bebedouros de agua, 1 banheiro masculino e 1feminino para uso das crianças 1 masculino e 1 feminino para professores,e 1 dentro da sala da diretora,1 sala dos professores, 1 biblioteca com 6 aparelhos de som portatil,3 caixas de som grandes,18 tablets para uso de alunos e professores,1 projetor,3 computadores de mesa,4 partilheiras de livros e varias mesas para a realizaçao de estudos das crianças ,1 cantina, 1secretaria,

o segundo andar tem 8 salas e so 4 funcionam as outras 4 ficam fechadas 1 bebedouro e 2 banheiros na extensão tem 3 salas de aula e 1 banheiro,todas as salas são bem iluminadas com janelas grades e tem ventiladores,tem uma quadra esportiva,a escola possui 80 funcionarios e mede 2.387 metros quadrados,no turno vespertino a entrada e as 13:00.de 14:40 a 15:00 e o horario de recreio das turmas de 1°,2°,3° anos e no periodo de 15:30 a 15:50 dos 4°, e 5°, 17:20 e o horario de saida das turmas de 1°,2°.as 17:30 as turmas de 3°,4°,5°.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Escola: EMEF Professora Maria da Penha Pazito Ventura

Hora de inicio/termino da aula: 13:00 horas a 17:20

Professor regente: Maria Luiza

Nível: 2°

Estagiário(a):Yasmin Vitorino de Oliveira Freitas Alves

  Durante a realização das atividades os alunos estavam organizados individualmente sendo um atrás do outro em algumas atividades e em dupla em outras

Foram vários os recursos utilizados livros, folhas a4 xerocadas, giz de cera lápis de cor, cola, pipoca ,entre outros

O conteúdo trabalhado pertencia ao grupo tratamento e informação

De modo geral a aula foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipótese e solucionassem problemas,

Quanto a atuação do professor, seu desempenho demonstra que. Ele e um incentivador já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/ atividades propostas.

Durante a aula os alunos. Demonstram dificuldades para a realização das atividades

Não ocorreu avaliação

   

     A sala observada foi da turma de 2° ano do fundamental, a sala e ampla e arejada possui 2 janelas grades, cadeiras e mesas para todos os alunos tem 21 crianças sendo 10 meninas e 11 meninos ,tem 2 quadros 1 que e utilizado para colar os cartazes confeccionados e 1 para passar as atividades, 1 armário usado para guardar os livros e materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (283.9 Kb)   docx (313.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com