TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Educação x Tecnologia

Por:   •  22/11/2015  •  Resenha  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

Tendo em vista que educação e tecnologia deveriam caminhar juntas a fim de obter um melhor rendimento e desempenho do aluno, há de se perguntar por que, mesmo com toda a tecnologia disponível, a situação da educação, em um âmbito geral, não melhora.

Analisando toda a situação, teremos como uma resposta inicial a essa pergunta o fato de que o modelo educacional utilizado é o mesmo, pois de nada adianta usar todo aparato tecnológico se a maneira como o conteúdo é ministrado e a administração do tempo permanecem inalteradas, o que transformaria toda a tecnologia aplicada em apenas mais uma modalidade rasa de material.

Seria então esse um caminho a se seguir? Talvez. Havendo uma remodelagem na forma como tudo é conduzido na escola, haverá consequentemente uma queda nas barreiras que impossibilitam ocasionalmente a flexibilização da aula de uma maneira geral.

Deve haver sem dúvida uma mudança na forma como o aluno enxerga o professor, até então apenas como alguém que só transmite conhecimento. Tal mudança estaria provavelmente na forma de organização do tempo e das verbas da escola. Plataformas deveriam ser desenvolvidas a fim de ampliar as experiências com tecnologia em sala de aula, pois com mais liberdade e espaço para soluções particulares surgirem, mas com um objetivo comum de ensinar o mesmo para os alunos.

Podemos afirmar que, tendo em vista que os tempos são outros, a escola não é mais o principal meio de aprendizagem. Uma revolução na forma como se adquire o conhecimento surgiu por meio da internet e da comodidade de ter acesso a ela nos mais diferentes lugares das mais diversas formas, até mesmo no dado momento em que a dúvida surge.

Cada vez mais cedo, as crianças se deparam com um mundo tecnológico ao alcance das mãos e, se comparado com o cenário ao qual crianças de 20 anos atrás, as experiências são bastante enriquecedoras e a educação, de uma maneira geral, não pode ignorar isso, pois, tendo o aluno se tornado mais exigente em virtude de um conhecimento amplo que ele tem conquistado através do fácil acesso a tecnologia, o mínimo que ele espera é que a escola e o professor tenha a mesma agilidade de resposta que lhes é proporcionada através dos sites de busca. Da mesma forma, pode esse mesmo aluno considerar desmotivador a frequência em uma escola ou em uma aula que não utiliza da forma mais adequada os recursos tecnológicos disponíveis.

E esse é o desafio maior da educação: aliar, de forma atraente, eficiente e inovadora, a tecnologia ao aprendizado. Sendo-nos impossível imaginar hoje em dia um mundo sem os avanços tecnológicos, torna-se imprescindível uma disposição maior em buscar formas de aplicar isso à educação no processo de aprendizagem.

Como prova inquestionável da proposta, podemos destacar o crescimento da educação à distância, que possibilita uma qualificação da aprendizagem mediada pelas tecnologias, mesmo não estando próximos fisicamente professor e aluno. Há a disposição em se aplicar esse sistema com a qualidade e eficiência necessárias e é esse foco que deve ser mantido, pois só assim as coisas podem acontecer da forma como se deseja, acarretando uma mudança significativa na relação educação/tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (26.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com