TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Representação Social

Por:   •  5/11/2015  •  Artigo  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 9

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL: A TECNOLOGIA COMO REALIDADE ATUAL.

Resumo

A representação social, sob a perspectiva sociológica é uma ciência docomportamento humano e regula de forma subjacente ao comportamentosocial do qual defende Max Weber. Diante do fato de inquietação dasociedade atual, vem a tona o fato sociológico “Brasil governo Dilma”no qual gerou manifestações. O objetivo disso tudo se delimita nareprodução social realizada através do aplicativo interativo da web –o Facebook- no qual foi realizada uma pesquisa com pessoas queparticipavam das manifestações, destacando as suas opiniões. Ametodologia utilizada foram proposições diretas a 10(dez) pessoas. Diante da análise das respostas pode-se observar a acentuadainter-relações existentes frente a essas manifestações.

Palavras-chave: Manifestações. Sociedade. Social.

INTRODUÇÃO

Na atual sociedade a internet faz parte da vida cotidiana das pessoas,que a todo momento estão se interagindo por meio de ferramentas como o facebook, esse tipo de interação tem crescido e provocado discussõesacerca do tema, o que nos desperta para realizamos uma proposta depesquisa.

Nesta ideia de que a internet está presente nos lares e na vida daspessoas o presente estudo busca demonstrar como pessoas que utilizamas redes sociais para expressar sua opinião acerca dos assuntos davida cotidiana, politica, social, religiosa entre outros temas,utilizam essa ferramenta com muito mais intensidade como jamaispoderia imaginar. O blogueiro como é chamado fica conectado à redemundial de computadores e realiza sua manifestação.

O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento através do nosso próprio facebook com dez pessoas acerca da manifestação do dia 15 demarço, sua opinião sobre o assunto.

A metodologia para concretizar este trabalho foi utilizado um levantamento com dez pessoas através do facebook acerca do tema, através de perguntas e respostas.

Como resultado, constituiremos em três capítulos, um embasamento teórico com autores pertinentes da área de sociologia, no outro analise das entrevistas e no terceiros as discussões acerca do tema.

1 Fundamentação Teórica: Estado e Sociedade à Luz das Ciências Sociais.

A sociedade não tem o mesmo sentido, não é simples, ela é contraditória. Os homens, ao viverem, desenvolvem relações que é alterado e modificado ao desenvolverem suas forças produtivas. Essas relações sociais,torna-se parte no conjunto da produção, onde há contradições e nas ciências sociais é que nos mostra a realidade.

Segundo Weber:

A ciência social que nós pretendemos praticar é uma ciência darealidade. Procuramos compreender a realidade da vida que nos rodeia ena qual nos encontramos situados naquilo que tem de especifico , porum lado , as conexões é a significação cultural das suas diversasmanifestações nas sua configuração atual e, por outro, as causas pelasquais se desenvolveu historicamente assim e não de outro modo” (p.83)

Na atualidade a sociedade está mais voltada aos acontecimentos que a mídia ou a rede de internet nos colocou, e nos influencia de maneira oposta e contra.

Deste modo, as manifestações que foram pesquisadas mostram de maneira clara a pontuação que Weber nos coloca.

O Brasil, vive em um momento de crise, Weber destaca que a “transformação que se produziu na base econômica mais ou menos lentaou rapidamente todo colossal superestrutura”.(p.83)

Vivemos esse momento, o facebook acaba tendo certa influencia de até mesmo esse colossal superestrutura.

Segundo Popper fala que o método das ciências sociais consiste em experimentar problemas e objetos diferentes daqueles estudados pelas ciências naturais epor isso a necessidade de um método que dê melhores respostas à complexidade da vida humana e das relações sociais.

Precisamos observar e surgirá um problema e nos surpreenderá e então entraremos em conflito.

O acontecimento do dia 15 de março, onde as manifestações foram organizadas em várias cidades do país por meio das redes sociais e nas manifestações há um problema em si para enfrentar, e que a maioria estavam pedindo pelo fim da corrupção.

2 O sujeito da pesquisa e as Categorias de Análise.

A partir da pesquisa feita pelo facebook obtive os seguintes resultadosNome : julio endereço da pagina pesquisada : no meu próprio

facebook data da visita

02/04/2015

Qual sua origem familiar : do estado de são Paulo

Qual posição social : professor e diretor na empresa serviço publico

estadual e municipal

Como é a constituição familiar: esposa e filho

Que tipos de amigos possui: 1,344 amigos de varias idades e classes sociais

Qual argumento(opinião)para ser a favor da manifestação: o povo

brasileiro tem obrigação de lutar contra todo político

corrupto,ladrão,que rouba seus direitos .

Descreva a foto do perfil :bandeira do Brasil

Quantas fotos a pessoa postou no face : mais de 100 fotos

Quantos anos a pessoa anuncia ter : aparentemente 46 anos

Em qual estado a pessoa mora : estado de são Paulo

Nome: endereço da pesquisa :site revista época

data 02/04/2015

Qual origem familiar : nascido em são Caetano do sul SP

Qual sua posição social : coordenador de TI

Qual constituição familiar : ele e esposa

Que tipo de amigos possui : mais de 300 amigos pessoas jovens e de

classe social média

Qual argumento (opinião)para ser a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com