TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De livro

Por:   •  24/6/2017  •  Resenha  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Autor (a) da resenha:

Carla Fideles

Carlanayane77@yahoo.com.br

O artigo científico que originou essa resenha tem como título “O sentido atribuído à EJA por alunos de uma escola da comunidade indígena Tapeba em Caucaia-Ceará”. Tem dupla autoria: Messias Holanda Dieb, professor do Departamento de Fundamentos da Educação e também do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Diná Ester Batista do Nascimento que possui licenciatura plena em Pedagogia, formada pela Universidade Federal do Ceará e trabalha como professora, na Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Inicialmente, os autores fundamentam as leis que garantem o direito à Educação. Porém, retratam também situações que ocasionam o abandono da sala de aula no período escolar, fatores esses como a situação financeira enfrentada pelos pais. A fim de culminar no assunto principal do artigo, é realizada uma ligação de crianças que desistem da sala de aula a adultos que têm o interesse de retornar aos estudos, fazendo dessa forma uma breve descrição histórica sobre a EJA e sobre as comunidades indígenas.

Finalizada a parte introdutória, o referencial teórico é dividido em três partes: a primeira faz referência às leis que regem a EJA e as orientações que a documentação nacional aborda sobre a educação escolar indígena. Esse trecho merece destaque porque traz de forma resumida e de fácil entendimento ao leitor sobre as leis, facilitando a compreensão da importância da EJA.  Na segunda parte, os autores fazem uma descrição da situação educacional dentro da comunidade indígena pesquisada. No terceiro e último capítulo há uma análise dos dados obtidos durante as observações realizadas, sempre destacando as argumentações dos entrevistados com a bibliografia utilizada no assunto.

No referencial teórico as referências utilizadas tornam-se repetitivas, ou seja, o mesmo autor é citado na maior parte do texto, o que inibe o conhecimento de outros autores que tratem da mesma temática. Nota-se que Paulo Freire é citado no corpo do texto, mas não há um aprofundamento sobre as ideias dele e não há uma citação que registre uma referencia para que o leitor seja instigado a consultas posteriores. Dessa forma, ao descrever sobre os motivos que levam crianças e jovens a afastarem-se da sala de aula devido situações adversas, poderia ter sido citado Freire (2011, p.24) que afirma “Ninguém é analfabeto por eleição, mas como consequência das condições objetivas em que se encontra”. Ainda no mesmo trecho, quando os autores comentam sobre o movimento de educação popular, Carlos Eduardo Brandão poderia ter sido acrescentado, pois em seu livro O que é Educação Popular, esclarece em que consiste esse movimento.

A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e os dados foram obtidos através de visitas, onde se realizou anotações, observações e entrevistas com roteiros que foram estabelecidos antecipadamente. A pesquisa foi realizada com 12 alunos da EJA, moradores da comunidade Tapeba, que fica no município de Caucaia.

Para análise dos dados, foram examinadas as falas dos entrevistados e através dela conseguiu-se compreender a importância que os alunos entrevistados dão à Educação de Jovens e Adultos. Os motivos encontrados foram: ter um futuro, ajudar os filhos e alcançar outros objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com