TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Texto Sobre As Funções Sociais Da Escola

Por:   •  5/9/2023  •  Resenha  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 6

           UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CAMPUS A. C. SIMÕES

INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE

THALIA KAILANE TAVARES CALHEIROS  

RESENHA  DO TEXTO SOBRE AS FUNÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA

MACEIÓ - AL

2023

THALIA KAILANE TAVARES CALHEIROS  

RESENHA  DO TEXTO SOBRE AS FUNÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA

Resenha apresentada à disciplina de Gestão da educação e do trabalho escolar , do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Alagoas como parte das exigências para a obtenção de nota.

Avaliador: Prof. Edna Prado

MACEIÓ - AL

2023

SOBRE AS FUNÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA

Pesquisa de cunho bibliográfico desenvolvida na disciplina Ciência, História e Educação do Programa de Pós graduação em Educação/doutorado Universidade de Maringá (UEM).

O trabalho foi escrito por duas autoras : Maria Angélica Cardoso, educadora com graduação, mestrado e doutorado em Educação, atualmente professora adjunta na UFMS, focando em história da educação e processos de ensino; e Angela Mara de Barros Lara, educadora com graduação , mestrado e doutorado em Educação, líder do GEPPEIN, com especialidade em educação pré escolar e vinculada à Unicesumar e ao Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação como pesquisadora.

        O título ”Sobre as funções sociais da escola” revela o objetivo dessa pesquisa bibliográfica que é identificar as funções sociais da escola conforme as perspectivas de  cinco autores: Pierre Bourdieu, Pérez Gómez , Dermeval Saviani , Antonio Gramsci e Gilberto Luiz Alves. O texto apresenta-se dividido em sete partes: Introdução, A Escola Conservadora, Conservação e Reprodução ou Transformação?,A Escola como Promotora do Homem, A Escola Unitária e Desinteressada, e a Conclusão.

Primeiramente, as autoras apresentam-nos a introdução que busca analisar as diferentes perspectivas sobre o papel da escola na sociedade, relatando  de forma resumida a visão dos cincos estudiosos, destaca  a visão de Bourdieu  sobre a escola conservadora das desigualdades e a de Peres sobre sua transformação  para a mudança social.Saviani defende a escola como promotora do desenvolvimento individual e Gramsci enfatiza uma educação integral para o pensamento crítico. Os próximos capítulos irão aprofundar essas ideias , contribuindo para a reflexão sobre a prática educacional.

Na segunda parte, “A Escola Conservadora “ , o texto analisa as funções sociais da escola sob a perspectiva de Bourdieu . É relatado nessa parte do texto que a escola é um fator eficaz de conservação social,  perpetuando as desigualdades existentes na sociedade. Bourdieu aponta que a herança cultural transmitida pelas famílias tem um papel determinante no desempenho escolar das crianças, possuindo também um papel fundamental nas oportunidades e no sucesso educacional dos alunos . Dessa forma, crianças provenientes de famílias com maior capital cultural e nível socioeconômico têm maiores chances de sucesso na escola. Bourdieu argumenta que a escola, apesar de proclamar igualdade, sanciona as desigualdades iniciais, pois  ao tratar todos os educandos como iguais em direitos e deveres, a escola legitima as desigualdades iniciais frente à cultura e consagra a estrutura das relações de classe. Claramente a escola poderia ser um espaço de transformação e socialização se adotasse uma pedagogia racional e universal. No entanto, infelizmente a estrutura da escola e sua organização não são capazes de promover essas transformações e portanto a instituição acaba exercendo sua função conservadora. Esse capítulo aponta para a necessidade de repensar a estrutura e a prática pedagógica exercida na escola a fim de torná-la um espaço mais igualitário para todos. 

Na terceira parte “ Conservação e reprodução ou transformação?” As autoras trazem no  texto  a visão de Pérez Gómez que aborda a complexa dualidade da função da escola como instituição socializadora. Nessa parte se destaca que a educação tem o papel de preparar as novas gerações para a participação na vida pública e no mundo do trabalho. Entretanto é observado  uma contradição entre a tendência conservadora da escola em reproduzir a cultura existente para garantir a sobrevivência da sociedade e a tendência renovadora que busca transformar aspectos sociais desfavoráveis. Pérez ressalta que a escola tem a responsabilidade de formar cidadãos capazes de intervir na vida política e social, mas essa tarefa se choca com a realidade econômica que muitas vezes induz à  aceitação das desigualdades. Além disso, é argumentado que a escola, apesar de parecer igual para todos, perpetua valores como individualismo e competitividade, por isso é necessário buscar uma abordagem mais crítica e igualitária na formação dos alunos.

Na quarta parte intitulada de “A Escola como Promotora do Homem” é vista as ideologias  de Saviani que aborda a visão da escola como promotora do desenvolvimento humano e da transformação social. É notório nessa parte a importância da educação em capacitar as novas gerações para transformar a realidade. Saviani reconhece que a escola pode reproduzir as desigualdades presentes na sociedade, entretanto ele argumenta que os educadores têm a responsabilidade de usar a educação como uma ferramenta de luta, capacitando os alunos  e promovendo a participação dos mesmos na sociedade. Essa parte do texto e a visão de Saviani  inspira reflexões sobre como a educação pode se adaptar às mudanças sociais mantendo seu papel central na capacitação das gerações futuras e como é de extrema importância a educação para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de um indivíduo.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (290 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com