TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Texto Ciências na Escola

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica do texto: “Ciência na escola”

O texto evidencia a importância do ensino de Ciências sob um novo olhar, mais acessível e democrático, baseado na experimentação, na prática da ciência. É preciso romper com as velhas práticas formais e métodos de memorização que limitam o desenvolvimento do aluno.

É tarefa da escola, incentivar o interesse pela ciência e proporcionar meios para que essa descoberta possa ser prazerosa. Através da interação da escola com universidades, museus, laboratórios, entre outros, é possível proporcionar aos alunos novas formas de aprender, dispondo de mais recursos qualificados que, na prática, vão despertar a curiosidade e incentivá-los a buscar respostas para as perguntas do cotidiano.

A proposta é de ensinar ciências, fazendo! Levando o aluno a responder aos seus questionamentos através da observação, indagação, formulação de hipóteses e experimentação, pesquisando e elaborando teorias. Essa aproximação de prática e teoria, além de desmistificar a imagem estereotipada que se tem dos cientistas, desperta a criatividade dos alunos, surgindo novos questionamentos e novas formas de se chegar à resposta.

Os exemplos citados no texto revelam na prática como essa nova forma de ensinar tem valorizado e despertado o interesse pela ciência. O Professor Leopoldo de Meis (Departamento de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro) inaugurou um curso de férias para professores e alunos do Ensino Médio, onde, através do levantamento de hipóteses e de acompanhamento qualificado, os alunos são estimulados a buscar as respostas dos seus questionamentos e apresentar os resultados de forma criativa, tornando o aprendizado prazeroso e eficaz. Além disso, os alunos que se destacam no curso são incentivados a continuar estudando e desenvolvendo seu conhecimento.

O texto incentiva a experimentação, a adotar uma nova postura de um educador que não apenas monitore as atividades, mas que as problematize que estimule os alunos a questionar e a buscar as respostas para suas dúvidas os levando a novas descobertas, formando cidadãos capazes de responder às necessidades do mundo atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com