TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Menina Bonita Laço de Fita

Por:   •  17/1/2022  •  Resenha  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Isabela Giacomini

A menina bonita do laço de fita é muito linda, com olhos de azeitonas pretas, cabelos negros, enrolados, com trancinhas e pele escura como a noite. Por conta de tanta beleza acaba chamando a atenção de um de seus vizinhos- um coelho branco que se encanta com a aparência dela, especialmente por sua cor. O coelho fica tão curioso com a sua pele que quer logo descobrir o segredo, pois também quer ser assim, ou pelo menos ter uma filha como ela. Após ter ouvido alguns comentários da menina, como:  “fiquei assim de tanto tomar café”, entre outras “dicas”, o coelho passa a tentar de tudo, mas sem sucesso. Ele percebe então, após uma conversa com a mãe da menina do laço de fita, que para seu sonho ser alcançado, teria que casar com uma coelha escura e esperar sua tão sonhada filha negra.  O coelho vai então se aventurar e correr atrás de seu desejo. Com uma narrativa muito simples, Ana Maria Machado traz a inserção da criança negra para a literatura infantil, suscitando no personagem que é branco uma curiosidade e um desejo de ser assim também.

No entanto, um possível contraponto à narrativa é a questão de o coelho querer ser da cor da menina por diversos meios, não aceitando as suas características físicas. Ele também deseja muito ter uma filha negra, como se a cor fosse uma questão de preferência e não de aceitar a natureza dos seres que estão por vir e que estão ao seu redor. A questão da diversidade é trazida de fato, mas há um sentimento negativo do coelho em relação a si próprio. Esse é um dos pontos cruciais na luta contra o preconceito: a aceitação consigo mesmo, pois somente a partir dela que o indivíduo passará a ver os demais com humanidade e igualdade.

O livro em questão é muito interessante para ser levado para discussão em sala de aula ou outros espaços, justamente para abordar as questões étnico-raciais, mas também para falar das possíveis críticas, lembrando-se sempre de levar em consideração o contexto em que a obra foi escrita, características do autor e elementos que possam ter alterado algumas das concepções apresentadas. Menina bonita do laço de fita é com certeza um dos clássicos da literatura infantil, por motivos muito reconhecíveis, principalmente o da valorização do negro na narrativa, desmistificando alguns preconceitos já enraizados socialmente, mas precisa fazer parte de uma leitura mediada, para que a criança, o jovem e o leitor de qualquer idade também se coloquem a fazer questionamentos, afinal de contas, o principal é se aceitar para conseguir respeitar os outros como seus iguais.

Isabela Giacomini é graduanda em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Univille, atua como bolsista no Prolij e vê na literatura uma porta para outros universos e realidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com