TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Olhares e Leitura

Por:   •  1/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

“Olhares e Leitura”

Histórias em Quadrinhos de Mauricio de Souza

Nomes: Débora Henrique Carneiro RA: B49HFH-0

Rosangela Aparecida Silva Almeida RA: B40DHD-8

Ivaneide Bruno Medeiros RA: B5471C-7

Annanda Aoki RA: B52FHD-6

Justificativa

O grupo escolheu o Estúdio Mauricio de Souza Produções, pois queríamos nos aprofundar no mundo das historias em quadrinhos, saber como a história desse grande escritor começou e tudo nos levou a perceber a importância da arte com os quadrinhos.

O trabalho feito por Mauricio de Souza, resulta em obras de artes de grandes artistas ele com seu trabalho visa aproximar crianças brasileiras ao universo da arte. Durante dez anos ele escolheu quarenta e seis quadros tanto de artistas brasileiros, como do restante do mundo.

Devido essa trajetória de Mauricio de Souza desenvolvemos nossas atividades acreditando que as imagens culturais devem se aproximar das realidades das pessoas para assim terem um maior significado aos alunos. É a partir destas construções e ligações entre as obras que podemos dar oportunidade de oferecer uma nova forma as crianças para interpretar o mundo em que vivem.

objetivos

Aprender a desenhar é algo mais que aprender a habilidade em si mesma, ou apenas representar o que se vê, mais da forma como que se vê os sentimentos que podem ser expressos. Isto é um ato de liberdade, que é preciso incentivar nas crianças, para que cresçam desenhando, e não percam este incentivo á criatividade.

Buscamos nessa atividade a criatividade e o desenvolvimento da imaginação para que possa se vê a criança com um novo olhar, torna-se necessário que se tenha uma nova atitude em relação a ela, considerando-se que aprender é também interagir com uma multiplicidade de linguagens. Palavras, ações, gestos, expressões de afeto por meio do corpo, do desenho do olha, tudo isso compõe o dia-a-dia da criança dentro do espaço escolar e também funcionam como referência de constância e continuidade, tornando o espaço educativo compreensível para ele e abrindo caminhos para as descobertas e as manifestações da criança.

No espaço aprendemos como a obra de Mauricio de Souza partiu da arte, pois foi a partir de apreciar muitas obras de arte de diversos artistas que Mauricio descobriu seu dom para o desenho para a escrita. Expressa diversos sentimentos nas suas tirinhas. Vimos o usa da tecnologia na parte gráfica e de como ele conquistou todos que hoje fazem esse trabalho com ele, trabalho que leva a imaginação das crianças e dos adultos aos ares.

Desenvolvimento

Estúdio Maurício de Sousa

Fundado pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa. O Maurício de Sousa ou os estúdios Maurício de Souza são responsáveis pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e todos os projetos relacionados com as figuras da Turma da Mônica e demais personagens.

A estrutura do estúdio localizado a rua: Curtume número: 745, bloco F, lapa de baixo na cidade de São Paulo, comporta a produção de seis revistas – temas mensais – Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento e Parque da Mônica – além de organizar material para os almanaques de reedição das melhores histórias e publicar livros de temas já recortados, como fábulas e natureza entre outros, sua produção também é responsável por acompanhar os lançamentos dos produtos que levam a marca Turma da Mônica, e elaborar a transposição do que é confeccionado para os quadrinhos para outras médias. Hoje seus personagens são vistos nas telas de cinemas, participam de jogos educativos e fazem parte de CDs - ROMs.

Visitamos o Estúdio Maurício de Sousa, no dia 23/07/2013, ás 10h30minm, durante o período de tempo que estivemos no local, entrevistamos o senhor Graciliano criador do cabelo do personagem cascão. Segundo ele, para desenhar o cabelo do cascão ele faz um rabisco e em seguido põe sua digital.

O estúdio Maurício de Sousa está trabalhando com o mais novo lançamento de Maurício de Sousa, a turma da Mônica Jovem, que, porém, na primeira edição do mangá, estava previsto para vender mais de 60milcópias, mas de tanto sucesso que fez vendeu mais de 230 mil cópias.

O que a pesquisa busca é avaliar a forma através da qual, Mauricio de Sousa transmite a mensagem para seu publico com as abordagens adotadas pelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com