TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Importância da ética na escola

Por:   •  23/8/2018  •  Artigo  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CÂMPUS DE PORANGATU

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ÉTICA PROFISSIONAL.

 

Monica Cristina Pereira Santos

PORANGATU-GO

JUNHO/2018

                                         Monica Cristina Pereira Santos

                                           

                                                 

                                         

RESENHA

                                                                                  Trabalho apresentado como exigência para                              

                                                                                  Obtenção de nota da disciplina de Ética

                                                                                  Profissional do Curso de Licenciatura em

                                                                                 Educação Física do Campus de Porangatu/GO

            Profª. Fabiano Simão Prado

 

                                                 

PORANGATU-GO

JUNHO/2018

 NUNES, Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil, VOTRE, Departamento de Educação Física, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, SANTOS, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil: Motriz, Rio Claro, v.18 n.2, p.280-290, abr./jun. 2012

O Conselho Nacional de ensino passa para os profissionais de cada segmento de experiências a conhecimento de deliberar sobre as diretrizes curriculares, para os estudo de graduação. Essas diretrizes curriculares, no conhecer do Conselho, constituem parâmetros balizadores para a elaboração dos projetos de cursos e dos currículos de formação acadêmico profissional das instituições de ensino superior. Da análise das diretrizes infere-se que os currículos dos estudo superiores caracterizam-se por excessivo rigidez que advém, em parte, da fixação detalhada de básicos curriculares e da próspera diminuir da margem de liberdade que fora concedida às instituições para organizarem suas atividades de aprendizagem.

 Os relatores do Conselho confirmam uma semelhança formal aguardando entre os estudo de graduação no Brasil e uma tradição direcionada a área curricular burocrática que emperra o desenvolvimento do graduando frente às palpitações do setor de a isso se complementa uma extensa carga de matérias obrigatórias e o crescimento do tempo de formação. Os relatores concordam também em que, em parte, de tais práticas estão em Ressentimento com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que assegura maior flexibilidade para as instituições na organização de seus cursos e entende que a graduação como uma método de início da formação continua.

A legislação para a formação do bacharel sugere conferir maior autonomia às instituições da educação mais avançados na definição dos currículos de seus cursos, a partir da explicitação das competências e das competências que se desejam desenvolver através da organização de um modelo pedagógico possui ensinado à de entender e debater a dinâmica das demandas da sociedade. Logo após pretendidas os momentos para construção da identidade do bacharel como profissional em educação física, as comissões de especiais das diferentes áreas e segmentos do saber levantaram diretrizes curriculares específicas.

 Utilizamos essa aplicação de categorização, para compreender, interpretar e compreender os documentos pessoal da formação profissional em educação física e organizar um quadro descritivo do real. Na construção e revisão do quadro teórico que foi identificamos produção relativamente diminuta, no conjunto de estudos precedentes sobre o assunto do bacharelado em educação física. Nesse sentido, é oportuno e relevante o desenvolvimento Sinônimos de projetos de pesquisas que contribuam com esse tema. Já para o licenciado, o material acadêmico disponível é absurdamente e relevante.

 A literatura educacional contribui com análises na concepção da formação do professor, do currículo e dos projetos de políticas públicas, em seus diversos aspectos, A instituição é o espaço específico para articulações e permanência desses saberes procurados na organização de seus conteúdos escolares quanto na forma de ensinar O licenciado, responsável por intercambiar esses saberes no espaço da escola, tem em sua formação inicial um conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos legitimados que se aplicam às diferentes etapas e modalidades de ensino.

 O modo na escola de intervenção introduzido pelos educadores se organiza em um espaço e tempo específico, que possui acesso não é permitido aos olhares “não pedagógicos”, dos profissionais, bacharéis. Os bacharéis em do ensino física frequentemente agem como profissionais treinadores, gestores e empreendedores entre outros, e são profissionais que também ensinam, porém com outro modo de intervenção. Este é o enorme desafio da formação do bacharel em educação física no Brasil. Há uma necessidade de construir e descontextualizar a matriz de conhecimentos específicos desse campo de participação, Sem autonomia teórica e metodológica, os formadores do bacharel são importantes e adaptam o modelo da licenciatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com