TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Livro “O Que é Realidade”

Por:   •  3/3/2024  •  Resenha  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha sobre o livro “O que é realidade”

João Francisco Duarte Júnior é Doutor em Filosofia pela Educação pela UNICAMP e docente do Programa de Pós-Graduação em Artes da mesma Universidade. Foi professor no ensino superior desde 1976 e aposentado pela UNICAMP, após 40 anos de ensino, vem se dedicando a pesquisar a formação estética e a gastronomia. Sua obra dialoga com o contexto da educação e enfronha diversos temas como Educação Estética; Educação dos Sentidos, Arte-Educação, Teorias do Conhecimento e Modernidade.

O Livro em questão é o que é realidade. O livro tratar sobre o conceito de realidade mostrando toda a sua estrutura e seus significados, para assim trabalhar o seu conceito, surgindo daí questionamentos sobre a percepção da mesma, mostrando que seu significado foge do obvio e que possui múltiplas possibilidades de compreensão de seu conceito, que vai variar de acordo com cada visão de uma pessoa ou um grupo que vai refletir sobre a mesma.

O conceito de realidade para muitos parece obvio, porém se pararmos para refletir, vemos sua complexidade e seus diversos conceitos, que mudam de acordo com o grupo que analisa ou estuda esse conceito. Partimos então do ponto, que não existe apenas uma realidade, mas variadas realidades. Visto que, o mundo se apresenta de maneiras diferentes para as pessoas, ou seja, existem várias maneiras de perceber o mundo a qual nos é apresentado, porque essa realidade está carregada de variados significados e nossa percepção dessa realidade vai ser sempre diferente.

A maneira que o homem vive, é que vai determinar a sua realidade e a sua verdade. Ele é quem pegará as coisas ao seu redor e as levará para o seu cotidiano. Conforme o autor cita: “O homem não é um ser passivo, que apenas grava aquilo que se apresenta aos seus sentidos. Pelo contrário: o homem é o construtor do mundo, o edificador da realidade. Esta é construída, forjada no encontro incessante entre os sujeitos humanos e o mundo onde vivem.”

Ou seja, essa realidade é construída pelo o homem socialmente, através das relações sociais, surgindo assim valores que serão adquiridos carregado assim de diversos significados. Porém, apesar de construir essa realidade, o homem se sente submisso a ela, por forças que ele não consegue compreender.

A linguagem vai ser primordial para a construção da realidade, visto que cada palavra possui significado, e esses significados e símbolos nos ajudam a traçar uma melhor compreensão da realidade que nos rodeia, ou seja, o nosso mundo.

Ser humano, da espécie Homo sapiens, do latim “homem sábio”. Levando isto em consideração sabemos que somos capazes de raciocinar, e transmitir este raciocínio por meio da comunicação. Este fato é que nos diferencia das demais espécies.

A partir da linguagem, percebemos que temos como trazer significados a objetos, de ter pensamentos racionais, assim definimos nossa percepção, ou seja, temos uma consciência que pensa e que compreende. Isso é o que nos diferencia dos demais animais, sendo assim, o indivíduo tem a vida e agrega a ela um valor, ele tem a possibilidade de refletir sobre ela e levar a sua mente tanto para o passado, como para o futuro, interpretando assim sua realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com