TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha comparativa

Por:   •  6/11/2015  •  Resenha  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 3

UNIUBE-UNIVERSIDADE DE UBERABA MODALIDADE EAD

Resenha comparativa do filme “Como estrelas na terra, toda criança é especial” com o capítulo 7 “Educação escolar para todos”de Denise R. Scussel

Any Nunes da Silva, RA 1086260, Curso de Pedagogia, turma 05, etapa 03

Trabalho de construção de aprendizagem, Professor-tutor: 13928 -  Hilda Marta Guimarães Antunes

1º Semestre de 2014

Resenha comparativa do filme “Como estrelas na terra, toda criança é especial” com o capítulo 7 “Educação escolar para todos”de Denise R. Scussel

O Filme relata a história de um garoto de 9 anos, chamado Ishaan Awasthi, ele estuda em uma escola normal,  repetiu de ano e suas chances de repeti-lo novamente são grandes. Seu pai por acreditar que Ishaan seja indisciplinado o trata com rigidez e falta de sensibilidade, porém o garoto afirma que as letras dançam em sua frente, sendo assim não consegue acompanhar as aulas e muito menos prestar atenção.

Certo dia seu pai é chamado à escola para conversar com a diretora, e após a conversa o mesmo decide levar o filho para um internato. Estando lá, o garoto se torna uma criança deprimida e com menos vontade de aprender.

Apesar, do internato  apresentar uma filosofia rígida e tradicionalista, foi contratado um professor substituto de artes, o qual não seguia rigorosamente as normas do internato e tinha uma metodologia própria e inovadora. Quando este professor conheceu o garoto, logo percebeu  que este  sofria de dislexia,  decidindo  ajudá-lo, pois o problema não era desconhecido pelo educador.

Através de sua dedicação o professor conseguiu ensinar Ishaan  a ler e escrever, fazendo com que o garoto superasse a sua própria limitação, passando a ver dentro da escola, um novo significado.

O filme mostra a importância do professor, e seu poder de transformação no aprendizado dos alunos, sendo assim é necessário que o educador conheça as necessidades de cada aluno e através deste conhecimento, usar uma metodologia que estimule e amplie o aprendizado do mesmo, sempre respeitando as suas limitações e trabalhando para diminuí-las.

Ishaan estudava em uma escola, onde os professores apenas se importavam com  os erros gramaticais dele, e não percebiam que ele era uma criança especial, que precisava ser compreendida. No filme o professor substituto com sua metodologia de ensino inovadora, na qual existe a motivação, ele usa o conhecimento do mundo dos alunos, buscando aprofundar e ampliá-los. Desta forma o educador consegue mobilizar a escola a respeito da diversidade que existe na sala de aula, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem a partir da compreensão e do incentivo do educador. Os novos métodos utilizados pelo educador, fez com que o garoto aprendesse a lidar com sua dificuldade, respeitando, valorizando e entendendo suas diferenças através da arte.

No livro- Necessidades educativas infantis, capítulo 7, fala sobre a educação escolar para todos e o filme, retrata a realidade na qual estamos inseridos, onde os alunos com diversas deficiências são matriculados em escolas convencionais, e infelizmente estas escolas regulares e os educadores não estão preparados adequadamente para agir perante as diferenças. Para que a inclusão se efetive realmente é necessário que haja uma política pública que mude a organização e estrutura do sistema educacional. No filme o professor só percebeu o problema do aluno, porque o mesmo já havia passado pelo mesmo problema, e apenas por isso conseguiu ajudá-lo. É preciso que os educadores se qualifiquem e que tenham uma formação continuada, para que saibam  lidar com as dificuldades no contexto escolar, e assim desempenhar verdadeiramente o papel de mediador do conhecimento, encontrando meios e soluções para trabalhar com as diversidades encontradas na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com