TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Comparativa

Por:   •  21/10/2018  •  Resenha  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO POSTURAL

Resenha Critica Comparativa

A postura é a atitude adotada pelo conjunto de articulações do corpo em determinado momento permitindo a estabilidade corporal. O alinhamento correto destas articulações permite uma eficiência fisiológica e biomecânica máxima, o que minimiza estresses e sobrecargas infligidas ao sistema de apoio pelos efeitos da gravidade.

A avaliação postural se faz importante para que possamos mensurar os desequilíbrios e adequarmos a melhor postura a cada indivíduo, possibilitando a reestruturação completa de nossas cadeias musculares e seus posicionamentos no movimento e/ou na estática. A partir deste procedimento, estaremos com certeza promovendo a prevenção de muitos males causados inicialmente pela má postura, fruto de ausência de controle e informação.

Foi realizada a leitura de três artigos onde o enfoque principal foi à avaliação da postura em jovens. No primeiro artigo, o autor avaliou 44 crianças matriculadas de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, com a realização do estudo o autor concluiu que das 44 crianças avaliadas, aproximadamente 100% delas apresentaram algum tipo de alteração postural, tendo como maior frequência à inclinação de tronco para a direita e a hiperlordose lombar. No segundo artigo o autor avaliou os desvios posturais em crianças e adolescentes, comparando os dados obtidos com e sem o uso da mochila escolar, o autor concluiu que a maioria das crianças que usam mochilas de ordem errada estava com alguma alteração postura, as mais frequentes foram a protração dos ombros, seguida de desnível nos ombros, inclinação pélvica, hiperlordose lombar a anteversão pélvica. No terceiro artigo foram estudadas alterações posturais na criança e adolescente obeso, o autor avaliou 46 crianças e adolescentes obesos, sendo 13 do sexo masculino e 33 do sexo feminino pôde-se verificar que os desvios posturais que apresentaram um percentual elevado foram: escoliose postural, aumento da cifose torácica, hiperlordose lombar, anteroversão pélvica, joelhos valgos e pés planos.

Todos os três artigos estudados mostraram se muito importantes e eficazes na descoberta de desalinhamentos posturais, pois todos os três conseguiram corresponder os objetivos dos autores de avaliar e achar desalinhamentos nas posturas dos jovens, sendo que ficou evidente que a hiperlordose é a patologia mais frequente e que tanto jovens do sexo feminino quanto do sexo masculino estão sofrendo com essas patologias. Diante destas informações, pode se concluir a necessidade da implantação de um setor de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento motor dos jovens e que fisioterapeutas interessado em resolver esse problema, pode contribuir muito mais para a sociedade em que vivemos, evitando enfermidades futuras na coluna vertebral, melhorando e promovendo o seu bem-estar físico e emocional. Pois o objetivo principal da avaliação postural em jovens é identificar os desequilíbrios mais evidentes a fim de evitar prescrição de exercícios que possam vir a acentuar esses desequilíbrios. Acredito que, mais do que executar, a função do fisioterapeuta é orientar.

Referências Bibliográficas

BACK,Z, M, C. Fisioterapia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com