TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro - Educação e Docência

Por:   •  7/5/2016  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Goiás

Regional Jataí

Curso de Pedagogia

Disciplina de Estágio Supervisionado em educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Nome do aluno: Jéssica Ferreira Tolentino

Título do texto: Estágio: diferentes concepções e Por que o estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão.

Ficha bibliográfica conforme ABNT:

Pimenta, Selma Garrido

      Estágio e docência, Selma Garrido Pimenta, Maria Socorro Lucena Lima; revisão técnica José Cerchi Fusari, - São Paulo: Cortez,2004, - (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos)

Bibliografia

ISBN 85-249-1070-4

  1. Estágio (Educação) – Brasil 2. Professores – Formação Profissional – Brasil I. Lima, Maria do Socorro Lucena Lima. II. Fusari, José Cerchi. III. Título IV. Série.

Ideia central: Tratar da problemática relacionada à teoria e a prática que ocorre durante o estágio, colaborando na formação qualificada de docentes, seja eles experientes ou não em sala de aula. 
Objetivos do(s) autor(es): Contribuir para formação docente os complexos componentes que envolve a formação docente, apresentando as concepções de estágio, suas relações com a prática e a aplicação da pesquisa (professor crítico-reflexivo).

Palavras-chave: Estágio. Concepções. Magistério.

 

O presente resumo relata sobre o livro Estágio e docência, no qual se identifica nos cursos de formação profissional à teoria em oposição à prática, inserindo um aglomerado de saberes disciplinares desvinculado ao campo de atuação profissional. Por esse caminho a estrutura curricular da menor importância à carga horária referente à prática, fazendo com que a mesma se dissocie da teoria.

São de suma importância o estagiário refletir sobre os conceitos e práticas de ensino para quem ainda não exerce o magistério, compreendendo o estágio como oportunidade de aprendizagem da profissão docente e de construção da identidade profissional. Dessa forma, pretende-se que o estagiário reafirme a escolha profissão através das experiências pedagógicas vivenciadas no decorrer do curso, mediadas pelas relações sociais historicamente situadas.

O impacto com a realidade escolar é assustadora, mostrando as contradições entre o escrito e o vivido, porém o estagiário tem que compreender a dinâmica do estágio e de sua presença na escola para superar as dificuldades tecendo relações entre a universidade e a escola. Isto corrobora para que o estagiário não se prenda a imitação de modelos de aulas observadas e tidas como um modelo bom a ser concretizado na prática e nem a prática de instrumentalização técnica, ou seja, o desenvolvimento de habilidades instrumentais indispensáveis para o exercício do educador.

A identidade de constrói com base no confronto entre as teorias e as práticas, revelando como a pesquisa no estágio é uma possibilidade de ampliação de análises e contexto sobre essa experiência, além de desenvolver habilidades e postura de pesquisador para elaboração de projetos as situações observadas e situadas, tendo um profissional crítico-reflexivo.

Enfim, é no enquadramento da sala de aula, da escola, do sistema de ensino e da sociedade que a práxis se dá, seguindo o caminho de: estágio/ prática de ensino     observação      problematização     investigação      análise       intervenção, compreendendo os contextos histórico, sociais, culturais, organizacionais através da reflexão e análise das práticas por entre os fundamentos teóricos e experiência de seus profissionais.[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com