TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro Pais Brilhantes,Professores Facinantes

Por:   •  4/10/2015  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  2.974 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]        

SUELMA FERNANDA PENHA DA SILVA LUIZ

1129259

ATIVIDADE ACADEMICA, CIENTÍFICA E CULTURAL.

Relatório do Livro

“PAIS BRILHANTES, PROFESSORES FASCINANTES”.

 Centro Universitário Claretiano

Licenciatura Em Educação Física

Atividades Acadêmicas, Científicas E Culturais.

Tutora Responsável: Erasmo Afonso Mesquita

[pic 2]POLO DE PORTO VELHO

2015

Resumo

Augusto Cury afirma o importante papel do professor nas dificuldades encontradas pelos pais no processo de educação dos filhos, e como estes professores devem lidar com os problemas que originados no seio da família chegam até a escola.

Relatando como tem sido a relação entre pais e filhos o autor relata exemplos de como a nossa sociedade tem vivido atualmente, fechados para o diálogo com muito individualismo, cada um fechado em seu próprio mundo sem diálogo e companheirismo, tomados pelo excesso de tecnologia, fazendo com que as famílias não se comuniquem filhos que não conhecem os seus pais e pais que não entendem as mudanças de seus filhos.

O autor afirma que tanto pais quanto professores estão propensos a erros no que diz respeito à educação das crianças e dos jovens também, Pais e professores brilhantes são semeadores de idéias e não controladores dos filhos. O professor fascinante é um artesão da arte da formação de personalidade, um semeador de ideias. Professores fascinantes devem formar pensadores que são responsáveis por sua própria história.

 Augusto Cury também aponta neste livro, o excesso de estímulo da TV, de conhecimento como a nova mudança nos paradigmas educacionais; a paranóia do consumo e da estética estimula os fenômenos RAM. “São eles que lêem a memória e constroem cadeias de pensamentos, produzindo uma nova síndrome chamada Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)”, que é caracterizado por baixa concentração, dificuldade em lidar com estímulos da rotina diária, irritabilidade, esquecimento, ansiedade intensa”, intensifica que, os professores não divulguem conhecimentos enlatados. “Que eles não deem conhecimento pronto como um Mac Donald que produz um sanduíche pronto”, os tais males do século 21.

Através desta obra o autor discute algumas dificuldades encontradas pelos professores dentro da escola e pelos pais dentro de seus lares, e compartilha algumas sugestões para os educadores, como também para os pais a fim de que a tarefa de educar se torne proveitosa para os filhos e consequentemente reflita no ambiente escola de maneira satisfatória para todos.

Conclusão:

Há uma necessidade de mudanças, mudar o contexto de família, de ser pai, de ser mãe, a pessoa não tem compreendido que a família é a base de toda a sociedade. Quando observamos o mundo ao nosso redor, podemos constatar que um bom cidadão reflete a sua origem, ou seja, mais uma vez as suas origens, a família; e quando esta instituição é falha, a consequência é cidadãos fracassados sem perspectiva em meio a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (113.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com