TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro : O Desenvolvimento do pré-escolar e o jogo

Por:   •  17/8/2018  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório ou Resumo de Atividade Complementar

Nome: Insira seu nome completo.

RA: Digite seu RA

E-mail: Insira seu e-mail

Data: Insira a data.

Curso: Pedagogia

Série: 2

Resenha de livro

Resenha do livro “o desenvolvimento do pré-escolar e o jogo”, da autora Maria Rodrigues.

O livro traz uma abordagem geral das necessidades e interesses da criança, na faixa etária de zero a seis anos, em função do desenvolvimento motor, pois ela é um ser bastante dinâmico e o movimento constitui sua necessidade primordial.

O desenvolvimento acontece de forma contínua e sequencial, segundo a direção cefalocaudal, próximo distal, sendo que o movimento constitui a necessidade primordial do pré-escolar, possibilita o seu desenvolvimento como um todo, representando o que ela pensa sente e quer.

As atividades lúdicas constituem um dos mais complexos veículos educacionais, pois favorecem o conhecimento e controle do “eu” corporal e possibilitam a organização perceptiva, desenvolvendo a noção de espaço e tempo. Essas atividades quando bem dirigidas constituem fonte de prazer para as realizações da criança pequena, pois, ela aceita melhor as coisas que não lhe são impostas de forma rígida e esquematizada.

É importante que os educadores que orientam as primeiras atividades das crianças, valorizem essa forma natural, prazerosa e motivadora de trabalho. Eles têm necessidade de conhecer todos os aspectos de desenvolvimento da criança para o emprego de um trabalho global, dinâmico, flexível, recreativo, para atender as suas reais necessidades, determinada pelo nível de maturação.

Segundo Piaget, o pensamento da criança é egocêntrico, mas pode ir desaparecendo tanto com a maturidade ou com aplicação das atividades lúdicas, em um ambiente propício e rico em material manipulativo em contato com crianças da mesma idade.

É necessário que todas as crianças tenham as mesmas possibilidades de vivenciar, em ambiente educativo favorável, trocas e experiências indispensáveis para a sua formação e socialização.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com