TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro nos e natureza

Por:   •  2/9/2015  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

do

Livro

Nós e a Natureza

Autor: Emílio F. Moran

SENAC-Sorocaba-SP

Maio/2015

Aluna: Tânia Márcia Ramos

Resumo do Livro: Nós e a Natureza

Autor: Emílio F. Moran

É uma obra de oito capítulos da qual foi feito o resumo dos quatro primeiros:

1º CAPITULO-Ação humana e o estado da Terra

2º CAPITULO - Um lembrete: como eram as coisas.

3º CAPITULO-O grande esquecimento

4º CAPITULO-A rede da vida: nós estamos nela?

Este livro usou várias vezes as palavras Nós, Terra e Sustentabilidade é um livro de linguagem difícil e para a compreensão tem que ser lido várias vezes, talvez pela falta de habito a leitura.

Retrata a relação entre o homem e o meio ambiente, o autor diz que a muito tempo a Terra vem sendo tratada com pouca consideração,espécies em extinção,alagados desaparecendo, que a emissão de gases de efeito estufa atingiu níveis sem precedentes, gerando o aquecimento da terra, o derretimento das geleiras e o conseqüente aumento do nível do mar ameaçando o sistema climático e os recifes de corais.

Mesmo com tantos discursos bonitos sobre a sustentabilidade, se continuar assim os dias de Terra estarão contados, e filhos e netos não terão uma terra digna, precisam mudar comportamento, cultura e valores.

As tradições culturais e histórias têm o lado positivo e o negativo, umas facilitam e outras chegam a impedir a capacidade em relação a essa atual crise do sistema planetário.

E não há solução simples para a atual crise ambiental global que o planeta vem sofrendo, pois as informações não são concretas das conseqüências causadas pelo homem, para satisfazer e possuir seus bens de consumo,

O homem tem que ser sensibilizado para que ele se conscientize e reflita sobre seus atos e impactos que causa ao meio  ambiente.

Assim como alguns produtos têm nos rótulos valores nutricionais, valores calóricos, tipos de ingredientes usados outros produtos deveriam também trazer os recursos que foram utilizados para chegar ao produto final.

Com as pesquisas realizadas e os resultados obtidos até agora, tem-se a percepção que o futuro indica desafios ainda maiores, pois uma série de teorias, conceitos e métodos vêm junto a preocupação das mudanças ambientais globais.

Esse livro é também visto como uma pesquisa, comparação ao passado, o presente e o futuro; traz a questão do crescimento populacional, da produção agrícola e industrial, um crescimento sem planejamento e sem preocupações que não mudaram muito,de acordo com os relatos  de Emilio F. Moran autor do livro.

Apesar da ciência e tecnologia avançada nos dias de hoje, podendo fazer o uso do sistema de informação geográfica (SIG), sistema de posicionamento global (GPS), mas o uso é feito quando convem.

As pessoas não tomam decisões de acordo com as informações que possuem enquanto isso é a natureza que paga o preço, mas o homem também já está sentindo que tem que mudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com