TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Alfabetação e Letramento

Por:   •  6/4/2023  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA

CURSO DE PEDAGOGIA

Jéssica Bruna Cuimbra Ferreira

RESUMO

Alfabetização  em perspectiva discursiva. A realidade discursiva da sala de aula como eixo do processo de Ensino-Aprendizagem

Chapadinha

2021

Jéssica Bruna Cuimbra Ferreira

RESUMO

Alfabetização  em perspectiva discursiva. A realidade discursiva da sala de aula como eixo do processo de Ensino-Aprendizagem

Trabalho apresentado à disciplina de Alfabetização e letramento ll , como pré-requisito para a obtenção de nota do crédito.

Prof.ª. Maria Aurideia Morais do vale

         No artigo a autora discutir a uma proposta de alfabetização em perspectiva discursiva na sala de aula e o ensino e aprendizagem da escrita social. Nessa perspectiva os objetos de estudos são produzidos em sala de aula, de maneira orais e escritas, que são carregados palas crianças que a partir de um alfabetizador que cada vez mas vão aprendendo a escrever, no processo, modificado seus modos de olhar a realidade.

        No texto também é citado que os processos de linguagens são diferenciados em modos de organização de enunciados, que envolvem a fala das crianças das professores, e de outros profissionais da escola, a linguagem dos livros e de outros textos escritos, de vídeos e outras mídias.

       Outro fator existente discutido no texto é a situação do analfabeto no Brasil, que segundo os dados do INAF, cerca de 34% da população que foi investigada é declarada que situa nos níveis de alfabetismo tanto nos finais do Ensino fundamental como Ensino superior, que são considerados analfabetos ou apresentam níveis rudimentar de analfabetismo, ou seja significa que a pessoa localize uma ou informações explícitas de forma literal em textos simples como calendários, tabelas simples, cartazes informativos, que possuem compostos de sentenças ou palavras que exploram situações familiares do cotidiano ou doméstico.

        Além disso destaca-se também , que no processo de construção de conhecimento as crianças percebem a importância da escrita, no contato com livros, jornais e materiais escritos de origens variados e provocados pelos professores, que começam a ler e escrever como podem e sabem, pois durante um bom tempo com uma escrita-convencional a criança vai se apropriando de conhecimento sobre o sistema alfabético, e com contato frequente de materiais escritos juntamente com a mediação e intervenção dos professores e de colegas, as levará a criança estabelecer relações entre o oral e escrito e a estabilizar as formas convencionais.

       Portanto os processos de ensinar a ler e escrever fundam-se na realidade discursiva socialmente referida sala de aula, e de que os textos escritos das crianças são fontes de informações para os professores sobre o processo da criança.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com