TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro pedagogia e pedagogos

Por:   •  14/8/2017  •  Resenha  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do livro.

Pedagogia e Pedagogos, Para Quê? José Carlos Libâneo

Nesta obra Libâneo evidência o tema a formação de professores e pedagogos, bem como o curso de pedagogia.

Os problemas e os dilemas persistem quanto ao consenso em relação aos conhecimentos pedagógicos, a identidade profissional e a formação de pedagogos professores. Por exemplo: a docência como base da identidade da formação profissional, divisão do trabalho na escola, separação de conteúdos/ métodos, a escola como local de trabalho. Junto a isso tem o descaso profissional e falta de condições de trabalho

Segundo Libâneo a analise do contexto histórico proporciona o entendimento dos fatores que foram determinantes para a estrutura curricular do curso de pedagogia, nessa visão a sua posição é contrária a da Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação - ANFOPE, que defende a tese da identidade do curso de pedagogia, ou seja, uma licenciatura. Sobrecarregando o currículo com disciplinas voltadas especificamente para a formação de professores das series iniciais e ensino fundamental.

Libâneo aponta para a redução do trabalho do pedagogo, considerando que na área educacional em algumas situações como o exercício das metodologias ficaria em desvantagem frente aos profissionais da área especifica.

As novas realidades estão exigindo um entendimento ampliado das praticas educativas e da pedagogia. Assim essas práticas ocorrem em muitos lugares em instancias formais e não-formais, acontecendo em escolas, na família, no trabalho, na cidade, nas ruas e nos meios de comunicação.

Existe um vinculo entre a educação, a economia e as mudanças sociais, ou seja, o progresso tecnológico e as descobertas exigem um novo perfil profissional e isso afeta o sistema de ensino.

Assim educar na contemporaneidade e intervir na capacidade de ser e agir das pessoas.

A pedagogia é um campo de conhecimento teórico e de prática que integra e sistematiza diferentes conhecimentos e processos de outros campos científicos, a investigação e as ações em relação à prática educativa.

A Pedagogia é uma reflexão sobre as finalidades da educação e uma análise objetiva de suas condições de existência e de funcionamento. Ela está em relação direta com a prática educativa que constitui seu campo de reflexão e análise, sem, todavia, confundir-se com ela” (Mialaret, 1991).

Pedagogia é formação humana na qual indivíduos adquirem características na formação de sujeitos sociais, culturais na sociedade vista hoje na relação entre global e local nas suas diversidades, considerando uma realidade sempre em mudança.

        É para esse mundo que pedagogia e pedagogos precisam dá sua contribuição para a formação das pessoas para saber agir nas mudanças decorrentes do seu meio.

        Pedagogia e pedagogos para promover mudanças qualitativas no desenvolvimento e na aprendizagem das pessoas, visando ajudá-las a se constituírem como sujeitos, a melhorar sua capacidade de ação e as suas competências para viver e agir na sociedade e na comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com