TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Arte, Ciência e Gênero

Por:   •  21/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo tem como objeto de estudo a obra de Jacques-Louis David, Antoine Laurent Lavoisier and His Wife. A partir da obra, a autora reflete sobre a representação da ciência da época, e como os personagens da obra (Marie-Anne, Lavoisier e o pintor) promovem um diálogo entre ciência, história, arte e relações de gênero.

A autora questiona a participação de Marie-Anne na ciência, qual sua importância em estudos de gênero e ciência e se a história a apagou de sua trajetória científica.

A obra de David representa mais do que um retrato de Marie-Anne e Lavoisier. Há uma centralização de Marie-Anne na obra, e retomando os questionamentos da autora: a trajetória científica dela foi centralizada como na obra ou apagada/reduzida da história?

Enquanto o trabalho de Lavoisier na Química era focado na quantificação, Marie-Anne traduzia, ilustrava e editava as obras de Lavoisier, criando uma mediação entre arte e ciência. Em suas ilustrações, Marie-Anne sempre está presente tomando notas e participando dos experimentos de Lavoisier, mostrando o caráter colaborativo do casal e que o processo de construção da ciência não é individual.

Como tradutora, Marie-Anne traduziu obras que foram importantes para que Lavoisier e seus colegas pudessem refutar o flogisto. Suas contribuições se dividem em três áreas: tradução, criação gráfica e edição. E, apesar de Marie-Anne ter tido grande importância para que o trabalho de Lavoisier acontecesse e fosse divulgado, sua contribuição ainda era reduzida a um “trabalho de mulher”.

O gênero é uma relação de poder que afeta diretamente as mulheres, excluindo ou colocando as mulheres das ciências em um espaço diferente dos homens. Embora muitas mulheres estivessem ativamente presentes nos trabalhos de seus maridos, elas eram reduzidas como parte do casal e se resumiam a um sobrenome.

Embora Marie-Anne fosse a responsável por muitas discussões e divulgação do trabalho de seu marido, ela era reduzida a uma mulher sedutora, sensual e ardilosa em prol da ciência, mostrando que apesar de ser protagonista no processo de construção de conhecimento, saberes e ciência, seu papel era reduzido ao seu gênero.

A obra de Jacques-Louis David nos afasta da ideia de que cientistas trabalham sozinhos e são gênios. Marie-Anne foi de grande importância para a pesquisa de Lavoisier, se não a pessoa que fez possível que esta acontecesse. Ainda hoje há opressão de gênero, em que mulheres são invisibilizadas e desumanizadas. Estudar a trajetória de mulheres na ciência é importante para entender que mulheres não são meras espectadoras e não nascem com papéis de gênero impostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com