TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Relato de Experiencia

Por:   •  21/3/2019  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

Atividade da Semana 3

Nessa semana você vai fazer uma busca na Internet por relatos de experiência sobre o uso da Internet como ferramenta de ensino. Escolha um relato relevante para nosso estudo e o apresente na forma de texto. Ou seja, elabore uma síntese com suas palavras. 

O relato que escolhi mostra duas experiências como a utilização de computadores, realizadas pelos alunos Davi Oliveira Alves e Fausto Rogério Esteves, quais cursam o Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFDP sob a orientação de Frederico da Silva Reis, todos como experiência na área de matemática e em ensino.

As atividades propostas foram realizadas no ano de 2004, em uma escola particular de Belo Horizonte, tendo com sujeito de pesquisa, sete dos vinte alunos de uma turma da 8ª série do Ensino Fundamental, e a professora Beatriz formada em matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, docente desde de 1976 e como experiência em todas as sereis do Ensino Fundamental e Médio, por esse motivo foi escolhida para essa pesquisa, já os discentes forma selecionados, pois teriam o contato com assunto de Funções ( conteúdo da pesquisa ).

O software usado foi MATHGV, programa de construção de gráficos de equações (gráficos cartesianos 2D e 3D e polares), endereço eletrônico para download <http://www.mthav.com> (versão usada 3.0, língua inglês-1998).

Os sujeitos da pesquisa (alunos e professora), fizeram as seguintes atividades duvidadas em 2 conjuntos: 1° conjunto com cinco atividades sobre Funções Lineares e o 2° conjunto com três atividades sobre Funções Quadráticas; em ambas etapas respondiam as questões propostas oralmente, discutindo o que seria representado na tela do computador ( no MATHGV), que gerou várias conjecturas e conclusões sobre o tema de estudo.

Os resultados no geral forma positivos, pois os conteúdos aprendido pelos docentes de maneira mais dinâmica e ativa, ondem os conhecimentos foram construídos por todos (alunos e professora); já os resultados de forma mais separadas mostrou que os alunos realmente aprenderam o conteúdo e os colocaram em prática.

Nesse trabalho de pesquisa mostrou um problema da nossa realidade escolar, a falta da formação continuada dos discentes, apesar de muitos terem uma longa experiência na pratica do ensino, contudo deixaram seu aprimoramento com novas formas de ensino, como o de uso de novas tecnologias em sala de aula, isso foi notado na pesquisa com a professora.

Os pesquisadores ressaltaram que mesmo como o uso de softwares educacionais ou outros meios de tecnologias, não podemos deixar de lado sistema de ensino mais tradicional, pois a educação tem que ter o equilíbrio entre os dois (repassar o conhecimento e colocá-lo em prática), dessa maneira as aulas podem ser mais interativa onde o professor passa o conteúdo e em seguida os coloca numa maneira mais real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com