TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Expandido Experiências de Estágio: Contribuições para a transição Universidade-Trabalho

Por:   •  31/1/2020  •  Projeto de pesquisa  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o estudo intitulado como Experiências de Estágio: contribuições para a transição Universidade-Trabalho, a fim de compreender e instrui-se dos resultados obtidos por ele. Além de gerar conhecimento, acerca de como as experiências adquiridas nos estágios podem contribuir para o desenvolvimento e adaptabilidade de carreira, assim como, ajudar o aluno a realizar a transição entre papéis de estudante profissional em formatos universitários.

Foi utilizado da leitura, conversação, elaboração de fichamento e o presente resumo, para a interpretação da metodologia aplicada no artigo Experiências de Estágio: contribuições para a transição Universidade-Trabalho, sendo está a realização de entrevistas individuais e semiestruturadas com seis estudantes, formandos do curso de Engenharia Civil de uma universidade federal brasileira, quatro mulheres e dois homens, com idades entre 22 e 29 anos, essas entrevistas foram transcritas literalmente e o material submetido à análise qualitativa de conteúdo.        

É notável que a transição de estudante-trabalhador, trata-se de uma mudança de status perante a sociedade e muitas vezes essa mudança pode refletir para o futuro, uma vez que as primeiras experiências de inserção são capazes de influenciar em padrões futuros de carreira, portanto, na pesquisa avaliada, foram apontados, pela maioria dos estudantes entrevistados, como a prática de estágio os ajudou nesse processo de transição.

O estágio foi compreendido, pelos universitários, como uma inciativa científica, uma ponte de conexão entre teoria e prática, oportunidade de conhecer diversas áreas de atuação e realizar tarefas vinculadas a profissão, podendo fazer com que os estagiários mudem suas preferências vocacionais iniciais, interessando-se por áreas de trabalho de que nem conheciam ou imaginariam se identificar com as mesmas. Além de, oportunizar o primeiro contato com o que deva ser o ambiente de trabalho e das responsabilidades adquiridas nele, como por exemplo, cumprir horários, normas e regras, resolver conflitos, adquirir autoconceito vocacional e autoeficácia profissional, superar desafios e, em especial, garantir maiores chances de empregabilidade.

Relato de entrevistado: “Eu acho que o estágio é uma coisa que, com certeza te dá muito... Te deixa muito mais tranquila pra questão de entrar no mercado de trabalho, porque tu já tem aquela vivência na empresa, daqui a pouco tu já vai continuar na mesma, já sabe como funciona. Como eu já venho algum tempo ali, então eu já tenho, sei lá, daqui a pouco não vai mudar tanto porque já vem mudando gradativamente”.

Relato de entrevistado: “tu faz na faculdade só na teoria, ali tu faz e ainda tu consegue ver a aplicação daquilo e ver se tu está errando feio, ou se tu está no caminho certo”.

Em contrapartida, o relato de um dos entrevistados, que optou seguir um percurso estudantil preocupando-se apenas em cumprir as exigências acadêmicas, pôde ser contrastado com demais, logo que, verificou-se a dificuldade em desenvolver os quatro aspectos centrais da adaptabilidade de carreira, desenvolvidos geralmente nas atividades extraclasses (incluindo o estágio): preocupação, controle, curiosidade e confiança.

Desta maneira, identificaram-se, nas experiências de estágio analisadas, no artigo Experiências de Estágio: contribuições para a transição Universidade-Trabalho, atributos capazes de influenciar positivamente os alunos, incentivando-os a aproveitar, o máximo, das possíveis oportunidades de estágio que possam lhes aparecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com