TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Cap 2 do plt

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Capítulo 2 do PLT Geografia e História.

A linguagem e a representação cartográfica

Pesquisas sobre a cartografia como linguagem no processo de letramento e alfabetização vem a contribuir coma a formação de professores e a prática docente.

Ensinar a ler em geografia significa que a criança leia o espaço vivido utilizando a cartografia como linguagem e assim o letramento geográfico. Ensinar a ler o mundo é quando a criança reconhece os lugares e atribui sentido a eles.

O aluno se apropria do conhecimento em que difere um texto de um desenho, sabendo que um é para olhar e o outro para ler. Na geografia o aluno lê e registra o que observa das paisagens e começa a perceber relações.

Em geografia ler os mapas propicia aos alunos usar sua imaginação com os fenômenos reais que organizam o espaço geográfico. A leitura que o aluno faz das paisagens estão carregados de fatores culturais. Então ler e escrever sobre o lugar de vivencia é mais que uma técnica de leitura; é compreender as relações existentes entre os fenômenos analisados, utilizando o letramento geográfico, com base nas noções cartográficas.

Uma criança usa a cartografia para sua localização e o aluno desenvolve um processo de letramento geográfico como base as noções: área, ponto e linha; escala e proporção; legenda, visão vertical e oblíqua, imagens bidimensional e tridimensional. Reconhecer o local de vivencia, localizar os objetos, saber se deslocar e identificar as direções são conteúdos que devem ser desenvolvidos na educação infantil. Quanto mais cedo ensinar os códigos para as crianças melhor, mostrando que a legenda traduz o signo.

A idéia de que na escola a cartografia trabalha conteúdos que não se relacionam é uma idéia equivocada. A cartografia é uma linguagem e também uma metodologia de educação geográfica. Mostrar a relação entre cartografia e os conteúdos geográficos é importante para entender o que será trabalhado ao longo no tempo. A cartografia é uma opção metodológica que ajuda também a entender a história.

Para a criança o nome é o sujeito e isso é chamado de realismo nominal. A criança precisa adquirir a linguagem e a representação figurada. Assim, isso contribuirá para que ela leia e elabore mapas cognitivos e qualquer outro mapa.

Os alunos podem criar representações gráficas, elaborados a partir da memória. O mapa mental faz parte dos processos de relação espacial e de comparar as distancias existentes no mapa e na realidade. A representação de um trajeto é uma possibilidade de incorporar a dimensão cognitiva. É uma ação em que a criança interage com o conceito de área, tamanho e distância. Como a escala que pela comparação que a criança faz entre objetos ou pessoas do mesmo tamanho e de tamanhos diferentes, tendo que utilizar a memória na representação dos trajetos ou nas plantas, nas quais existe uma relação entre o espaço físico e imagem, pode-se perceber se ela possui uma noção de proporcionalidade, assim como uma noção de continuidade, de área e de linha.

Ao tratarmos do ensino de geografia, analisamos o papel da cartografia no processo de aprendizagem. Para compreender as relações existentes no lugar de vivencia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com