TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Capítulo 12 do Livro: Introdução à Sociologia

Por:   •  29/5/2016  •  Resenha  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  2.241 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO:PEDAGOGIA

DISCIPLINA: Sociologia Geral e da Educação

EDILAINE INACIO SILVA RA:24448

PROFESSOR(A): MESTRE JULIANA GOMES SANTOS DA COSTA

FACULDADE ISCAMP

Resumo do capítulo 12 do livro: Introdução à Sociologia

Edilaine Inacio Silva RA: 24448

SOCIOLOGIA GERAL E DA EDUCAÇÃO

[pic 2]

        

Resumo: Educação e Sociedade

“Objetivo da Educação” (p.214) O patrimônio cultural integra a individuo a sociedade desde do seu nascimento estabelecendo objetivos da educação que são a transmissão da cultura, adaptação dos indivíduos a sociedade, o desenvolvimento de suas potencialidades, da personalidade e da própria sociedade. O Indivíduo ao aprender as regras de comportamento do grupo em que nasceu inicia o processo de aprendizado que entra se modificando e aprimorando durante toda sua vida.

“O processo educativo” (p.215) Processo educativo composto pela educação informal e formal. A educação informal assistemática ou difusa é a que ocorre na vida diariamente o conhecimento que nossos pais, amigos nos passa.

Educação sistemática ou formal é a educação recebida nas escolas, faculdades que faz com que o indivíduo entenda mais amplos aspectos da sociedade. E nessa perspectiva que o professor Cristovam Buarque ministro da educação do governo de Luiz Inacio Lula da Silva entre janeiro de 2003 a janeiro de 2004 alerta sobre a mercantilização do ensino que pode chegar em estado de dessemelhança

A escola tem por definição um lugar de transmissão de conhecimento e de socialização para cumprir esse objetivo deve utilizar meios, materiais compatíveis com sua função e seus integrantes deveriam trabalhar em condições de segurança e nem sempre contudo isso ocorreu no Brasil.

A internet surge como instrumento de conhecimento oferecendo vantagens e desvantagens colocando à disposição de alunos e professores um volume de informações nunca antes imaginado. Apesar de todo o avanço da informação é difícil que o ensino da internet substitua o ensino e obtenha os mesmo resultados que o ensino ministrado pelo professor na sala de aula.

“A escola” (p.221) Nos anos 1970 com os trabalhos do filosofo psicólogo e pedagogo suíço Jean Piaget (1896 – 1980) houve uma grande mudança na forma de se conceber o ensino e aprendizado e a relação entre professor e aluno, até então predominava uma concepção tradicionalista na qual o aluno era tratado como agente passivo no processo de aprendizagem.

Em oposição a isso Piaget desenvolveu uma concepção pedagógica na qual a criança deixa de ser como um ser passivo passando a ocupar posicionamento central no processo educativo. A escola pode ser vista como um grupo social e como instituição, por um lado é uma reunião de indivíduos formando grupo social, mas também uma instituição pelas suas normas e procedimento a serem estabelecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com