TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do ultimo capitulo de O que é educação popular

Por:   •  11/4/2019  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade do Estado Do Pará

Centro de Ciências Sociais e Educação

Curso: Pedagogia – Noturno – 1 Semestre

Disciplina: História Da Educação

Docente: Leopoldo Nogueira

Discentes: Ana Luisa Baia Maia

                 Emanuelle Vasconcelos Mendes

                 Sydilene Dos Anjos

                 Lyandra Campelo Araújo

                 Lucas Aviz

Resumo do capitulo: O Campo pedagógico do trabalho político do educador com as classes populares

Belém-PA

2019

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O campo pedagógico do trabalho político do educador com as classes populares.in: O que é educação popular?. São Paulo: Brasiliense,1983

.

              Primariamente, neste capítulo, Brandão (1983) diz respeito sobre os modelos educacionais dirigidos às classes populares, as quais estão sendo marginalizadas. Muitos estudiosos classificam a educação popular em três modelos, ou porque realmente são apresentados e existem ou apenas acham conveniente. Nesse sentido, essas trilogias apresentam divergências no que diz respeito às concepções de Paulo Freire, por conta de seus modelos educativos.

              Em segunda análise, os modelos educacionais são resistentes juntos as suas tipologias e, com o tempo, elas acontecem de uma história recente com padrões e práticas pedagógicas ou até mesmo podem existir projetos iguais ou distintos. Contudo, entende-se que tal modo de educar advém do que é imposto em cada sociedade, sendo então campos simbólicos e políticos da sabedoria. Sob tal ótica, episódios conflituosos são rotineiros, no sentindo de reforçarem ou destruírem ideologias de ensino, com manifestações de opiniões manipuladoras sobre a negação das ideias anteriores, o que segundo o autor, ocasiona efeitos, como: o estabelecimento de alianças e conflitos desaparecem ou ressurgem.

                Ademais, a educação popular serve para questionar modelos e também para deixar as pessoas participarem e falarem de modo democrático. Em contrapartida, pode haver a substituição da forma de poder do saber, o qual anteriormente foi imposta (no campo político pedagógico), havendo um predomínio da instituição consagrada. Dessa forma, novas formas de educar serão originadas e logo irá ser tornar um ensino absoluto, influenciando todas as outras instituições. Sendo assim, Brandão (1983) para encerrar o capítulo, expõe diversas ideologias sobre a sua legitimação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com