TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre competência profissionais

Por:   •  18/10/2015  •  Ensaio  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Os primeiros anos de vida dos seres humanos , são marcados por descobertas , experiências e aprendizagens, as quais se dão através da interação com o meio e com o outro. O desenvolvimento das crianças da educação infantil depende da forma de aprendizagens a qual a escola a oferece , pois é através da brincadeira que a criança expressa seus sentimentos e dessa maneira age de forma natural.

A ludicidade nesta etapa é muito importante pois é através dos jogos , brinquedos  e brincadeiras que a criança desenvolve o desenvolvimento cognitivo ,emocional, motor e social.

Na escola cabe ao professor a valorização das atividades lúdicas e também do estimulo ao qual o mesmo oferece, pois através da ludicidade pode-se desenvolver as habilidades e tornar as aulas agradáveis e tranquilas. Aprender de forma lúdica é aprender  brincando e fazendo de conta.

O brincar é uma veia de imaginação , fantasia e espaço para o conhecimento , em que a criança expressa a complexibilidade  do seu ser imaginário , ela realiza sonhos que pareciam impossíveis de realizar.(FANTIM 2000).

JOGOS SIMBÓLICOS

Nos dias de hoje precisamos de professores que reflitam sobre as metodologias utilizadas em sala de aula, precisamos de profissionais “qualificados”, ou seja comprometidos em busca de novas metodologias para uma qualidade de ensino prazeroso , atrativo e de qualidade onde instiguem o aluno para a construção do conhecimento .

JOGOS SIMBÓLICOS

Por isso faz-se necessário que o educador juntamente com a escola procurem se adequar

as novidades, inserir brincadeiras em seus planos , construindo aulas dinâmicas.

(...) a utilização do brincar como recurso pedagógico tem de ser vista , primeiramente , com cautela e clareza . Brincar é uma atividade essencialmente lúdica ; de sê-lo , descaracterizar-se-á como jogo ou brincadeira. Como atividade infantil ,na qual há construção de conceitos, eles podem e devem ser utilizados na escola(...)  

Deste modo , incluir o jogo e a brincadeira na escola como forma de aprendizagem fornecendo subsídios para a construção do conhecimento e do desenvolvimento da criança.

 

A ludicidade estimula uma aprendizagem enriquecida pois ela possibilita um trabalho interdisciplinar através das brincadeiras produtivas, pois a ludicidade é um mundo onde a criança esta em constante movimento, onde ocorre a descoberta de si mesmo e do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com